sábado, 23 de fevereiro de 2019

Green Book é favorito? Roma terá vez? Lady Gaga tem chances? Rami Malek ou Christian Bale? Os favoritos e os azarões no Oscar 2019


Chegou a hora. Neste domingo (24) acontece mais uma edição do Oscar, a cerimônia que, falem bem ou falem mal, segue sendo o grande evento cinematográfico da indústria. Mesmo diante das incertezas quanto a edição deste ano, que sequer terá um apresentador fixo, o fato é que as expectativas estão aquecidas para uma das cerimônias mais em aberto dos últimos anos. Embora filmes como Green Book, Roma, Vice e Infiltrado na Klan sejam tratados como os favoritos em potencial, essa é uma daquelas temporadas em que pouquíssimas categorias parecem já definidas. Muito pelo contrário. Em algumas, incluindo o prêmio máximo de Melhor Filme, as coisas estão completamente em aberto. Ainda assim, entretanto, é possível tentar definir alguns dos que têm mais chances de fechar a noite uma estatueta do Oscar na sua prateleira. Tomando como base os prêmios do Sindicato, a tradicional predileção da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e (óbvio) a minha opinião pessoal, neste artigo decidi analisar as principais categorias mais a fundo indicando (respectivamente) o favorito ao Oscar, o meu filme predileto entre os selecionados e aquele que corre por fora. A ideia é errar o mínimo possível. Dito isso, começamos com... 

- Melhor Filme


Na categoria máxima da noite, Green Book desponta como o favorito ao Oscar de Melhor Filme por ter conquistado o prêmio no Sindicato dos Produtores. Algo me diz, porém, que ele não será o vencedor. O filme perdeu força. Neste cenário, Roma surgiria como o desafiante. Isso se o fator Netflix não pesar contra ao meu filme predileto da lista. Corre por fora o magnífico Infiltrado na Klan. Se bem que, na base do puro ‘feeling’, eu não descartaria Pantera Negra. Seria uma bela surpresa.

Favorito: Green Book
Predileto: Roma
Corre por Fora: Infiltrado na Klan

- Melhor Diretor


Talvez a categoria mais polarizada do Oscar 2019, o prêmio de Melhor Direção traz Alfonso Cuarón como o grande favorito. Ele é, também o meu predileto na lista. Por Infiltrado na Klan, porém, o legendário Spike Lee conseguiu a sua primeira indicação ao Oscar na categoria, o que pode pesar a seu favor.

Favorito: Alfonso Cuarón
Predileto: Alfonso Cuarón
Corre por Fora: Spike Lee

- Melhor Ator


Outra categoria parelha. Vencedor do SAG, o jovem Rami Malek é o favorito ao Oscar de Melhor Ator. Seguindo a lógica da Academia, Christian Bale surge logo atrás com a sua inacreditável transformação em Vice. Num ano de trabalhos poucos memoráveis, Bradley Cooper merecia sorte melhor.

Favorito: Rami Malek
Predileto: Bradley Cooper
Corre por Fora: Christian Bale

- Melhor Atriz


Ao que parece aqui a experiência fará a diferença. Com seis indicações ao Oscar e o triunfo no SAG, Glenn Close é a favoritaça ao Oscar de Melhor Atriz. Ela é disparada a melhor coisa de A Esposa. Lady Gaga corre por fora com o ‘hypado’ Nasce uma Estrela. Não seria nenhum absurdo. A minha predileta, porém, é Olivia Colman e a sua rainha carente em A Favorita.

Favorita: Glenn Close
Predileta: Olivia Colman
Corre por Fora: Lady Gaga

- Melhor Ator Coadjuvante


Eis a primeira grande barbada da premiação. Na sua segunda indicação, Mahershala Ali é o franco favorito por Green Book. Ele simplesmente faturou tudo na temporada de premiações e é também o meu predileto na lista. No papel da sua carreira, Richard E.Grant merece destaque e corre por fora com distância. O mesmo podemos dizer do veterano Sam Elliott, marcante em Nasce Uma Estrela. Duas grandes atuações que se tornam menos impactantes devido a força de Ali em Green Book.

Favorito: Mahershala Ali
Predileto: Mahershala Ali
Corre por Fora: Richard E. Grant

- Melhor Atriz Coadjuvante


Essa categoria é uma incógnita. Vencedora do SAG por Um Lugar Silencioso, Emily Blunt sequer foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz Codjuvante. Com isso a briga ficou aberta. Regina King, por Se a Rua Beale Falasse, tem um leve favoritismo. Amy Adams é Amy Adams. Mas a minha predileta é Rachel Weisz. Não descartaria ela.

Favorita: Regina King
Predileta: Rachel Weisz
Corre por Fora: Amy Adams

- Melhor Roteiro Adaptado


Graças ao triunfo no WGA, a dramédia Poderia Me Perdoar? ganhou um inesperado favoritismo aqui. E com méritos, já que o argumento eleva o nível do longa. O meu predileto da lista, porém, é Infiltrado na Klan. Uma adaptação corajosa, crítica e feroz. Corre por fora Nasce Uma Estrela, um remake fiel ao teor do original.

Favorito: Poderia Me Perdoar?
Predileto: Infiltrado na Klan
Corre por Fora: Nasce Uma Estrela

- Melhor Roteiro Original


Outra categoria em aberto. No Sindicato dos Roteiristas, o WGA, Green Book foi "derrotado" pelo 'indie' Oitava Série. O que só indica a perda de prestígio do longa. Como a dramédia geracional sequer foi indicada, sigo vendo o drama interracial como o favorito ao Oscar de Melhor Roteiro Original por ter a “cara” mais tradicional da Academia. O meu predileto, no entanto, é Roma e a epopeia intimista de Alfonso Cuarón. Corre por fora o cínico A Favorita. Um belo roteiro, mas um tanto quanto transloucado para os padrões da categoria.

Favorito: Green Book
Predileto: Roma
Corre por Fora: A Favorita

- Melhor Montagem


Um dos predicados de Bohemian Rhapsody está na montagem. O que, combinado com o status do longa, o coloca como o favorito ao Oscar na categoria. Vice e o dinamismo de Adam McKay correm por fora. O meu predileto, entretanto, é Infiltrado na Klan e o ritmo incessante impresso por Spike Lee ao longo da obra. Corre por fora Vice e o dinamismo didático das obras de Adam McKay.

Favorito: Bohemian Rhapsody
Predileto: Infiltrado na Klan
Corre por Fora: Vice

- Melhor Filme Estrangeiro


Numa das melhores safras dos últimos anos, Roma desponta como o favorito ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro mesmo diante do elevado padrão de qualidade. É também o meu filme favorito da lista. O realístico romance Guerra Fria, no entanto, ganhou muita força nas últimas semanas e corre por fora com chances de triunfo. Sem querer ficar em cima do muro, entretanto, os elogiados Assunto de Família e Cafernaum merecem também ser reverenciados e eu não me surpreenderia se um deles fechasse a noite com o Oscar na categoria.

Favorito: Roma
Predileto: Roma
Corre por Fora: Guerra Fria

- Melhor Fotografia


Ao que tudo indica, em pleno 2019, teremos um filme em preto e branco premiado no Oscar de Melhor Fotografia. E com total justiça. Em Roma, o favorito e meu predileto Alfonso Cuarón nos brindou com uma obra refinada, imponente e intimista. Não se engane, porém, com o status do diretor mexicano. Correndo por fora está Lukasz Zal que, em Guerra Fria, entregou uma obra visualmente preciosa, imersiva e texturizada.

Favorito: Roma
Predileto: Roma
Corre por Fora: Guerra Fria

- Melhor Animação


Essa é outra barbada. Homem-Aranha no Aranhaverso é o favoritaço ao Oscar de Melhor Animação. Uma aventura monumental e um dos melhores filmes da “safra” 2019. Um daqueles títulos capazes de ofuscar até outros ótimos longas como o inventivo Ilha dos Cachorros e o empolgante Os Incríveis 2.

Favorito: Homem-Aranha no Aranhaverso
Predileto: Homem-Aranha no Aranhaverso
Corre por Fora: Ilha dos Cachorros.

-  Melhor Figurino


Um interessante duelo entre o clássico e o moderno no Oscar de Melhor Figurino. De um lado temos o cínico drama de época A Favorita, com os seus vestidos imponentes e seus adereços históricos. Do outro temos a aventura urbana Pantera Negra, com seus trajes de raízes africanas e a variedade de cores e texturas. Seguindo a lógica da Academia, enquanto o primeiro surge como o favorito, o segundo, o meu predileto, corre por fora.

Favorito: A Favorita
Predileto: Pantera Negra
Corre por Fora: Pantera Negra

- Melhor Edição de Som


A rigor, os musicais saem com uma vantagem nas categorias “sonoras”. Até por isso, Bohemian Rhapsody pode ser considerado o favorito ao Oscar de Edição de Som. Não me surpreenderei, porém, se Um Lugar Silencioso sair como o grande vencedor aqui. Além de ser meu favorito na lista, o longa transforma o som (ou a ausência dele) num protagonista da história. O mesmo, aliás, podemos dizer de Primeiro Homem e do efeito imersivo causado pelo som.

Favorito: Bohemian Rhapsody
Predileto: Um Lugar Silencioso
Corre por Fora: Primeiro Homem

- Melhor Mixagem de Som


Como disse acima, Bohemian Rhapsody pelo seu status e pelo fato de ser um musical tende a ser o favorito também no Oscar de Melhor Mixagem de Som. E com méritos. O meu trabalho predileto, porém, é Primeiro Homem, principalmente nas angustiantes viagens espaciais. Corre por fora Roma e a delicadeza de Cuarón em usar o som diegético.

Favorito: Bohemian Rhapsody
Predileto: Primeiro Homem
Corre por fora: Roma

- Melhor Canção Original


Aqui a grande barbada do Oscar 2019. Por melhores que sejam os demais indicados, a estatueta é de Shallow e de Lady Gaga. E com completa justiça, já que se trata de uma das melhores canções lançadas no ano que se encerrou. Para seguir a lógica da brincadeira, porém, corre por fora All the Stars, de Pantera Negra.

Favorito: Shallow
Predileto: Shallow
Corre por Fora: All The Stars

- Melhor Direção de Arte


Será legal ver como a Academia irá se posicionar no duelo entre A Favorita e Pantera Negra no Oscar de Melhor Direção de Arte. São dois trabalhos impactantes, luxuosos, mas de raízes distintas. Seguindo o classicismo da Academia, a exuberante trama palaciana do primeiro desponta como favorito. A Wakanda futurista do segundo, entretanto, é magnífica, me chamou mais a atenção e merecia o reconhecimento. O México setentista de Roma corre por fora e surge como o representante do realismo na categoria.

Favorito: A Favorita
Predileto: Pantera Negra
Corre por Fora: Roma

- Melhores Efeitos Visuais


Na categoria mais pipoca do Oscar, nada mais justo do que premiar o grande blockbuster do ano. E com total justiça. Vingadores: Guerra Infinita é um filme evento impactante e o grande favorito ao Oscar de Melhores Efeitos Visuais. Jogador Nº 1, de Spielberg, corre por fora.

Favorito: Vingadores: Guerra Infinita
Predileto: Vingadores: Guerra Infinita
Corre por Fora: Jogador Nº1

- Melhor Trilha Sonora


Com Primeiro Homem inesperadamente fora da lista, o descolado hip-hop de Pantera Negra tem os seus méritos para ser tratado como o favorito ao Oscar de Melhor Trilha Sonora. Entre os cinco selecionados, porém, os enérgicos riffs de piano de Infiltrado na Klan me impactaram bem mais. Corre por fora a criativa trilha oriental de Ilha dos Cachorros.

Favorito: Pantera Negra
Predileto: Infiltrado na Klan
Corre por Fora: Ilha dos Cachorros

- Melhor Maquiagem


Decisiva no processo de transformação de Christian Bale, a maquiagem de Vice tem tudo para levar o Oscar na categoria. Um belo trabalho. Confesso, porém, que os orcs de Broder são de uma expressividade única e me chamaram a atenção. E isso só pelo trailer, já que o filme ainda não foi lançado oficialmente aqui.

Favorito: Vice
Predileto: Border

Nenhum comentário: