sábado, 25 de janeiro de 2014

Top 10 (Frankenstein)


E neste fim de semana chega aos cinemas mais uma versão do clássico personagem Frankenstein. Intitulado Frankenstein - Entre Anjos e Demônios, o longa - que vem sendo muito criticado - promete transformar o mitológico personagem de Mary Shelley num herói vivido por Aaron Eckhart. Criado entre 1816 e 1817, o personagem ganhou a sua primeira versão cinematográfica em 1910 e desde então vem sendo utilizado por diversas vezes. Neste Top 10 Cinemaniac vamos apresentar dez marcantes versões desta clássica criatura, que começou como um símbolo do horror, chegou a comédia e agora passa a ser estrela de um filme de ação.

10º Shuler Paul Hensley - Van Helsing (2004)


"E eu começo esta lista com o mais recente Frankenstein que pintou nas telonas. Também em um filme de ação, o divertido Van Helsing, o ator Shuler Paul Hensley deu vida a uma carismática e culta criatura. Seu desempenho foi muito bom, principalmente em relação a mobilidade dada ao personagem, semelhante a utilizada nos clássicos longas envolvendo o Frankenstein."

9º Glenn Strange - A Mansão de Frankenstein (1944)


"Um dos últimos bons filmes sobre Frankenstein concebidos pelo Universal Studios, essa versão acabou marcando a estreia de Gleen Strange no papel da criatura. Como Boris Karloff já não tinha mais condições físicas para viver o monstro, em função da idade, Strange assumiu o papel e não decepcionou. Ele atuou ainda em O Retiro do Drácula (1945) e Abott e Costelo às Voltas com Fantasmas (1948). A partir daí os monstros da Universal acabaram perdendo força e o personagem passou a fazer sucesso em outro estúdio: o Hammer. "

8º Fred Gwynne - Monstros, não amolem (1966)



"Criado para rivalizar com a série de TV A Família Addams, da ABS, a CBS resolveu apostas as suas fichas em Os Monstros, um sitcom criado em 1964. Envolvendo os clássicos monstros da Universal, incluindo ai Drácula, Lobisomem e, claro, Frankenstein, a série fez grande sucesso. Interpretado por Fred Gwynne, o monstro criado por Mary Shelley ganhou uma versão carismática e atrapalhada. O êxito da série foi tanto, que Gwyne e sua turma chegaram aos cinemas. Em 1966 foi lançado Monstros, Não Amolem, uma versão a cores da famosa série de TV. Talvez a versão mais carismática de Frankenstein."

7º Tom Noonan - Deu a Louca nos Monstros (1987)


"Seguindo na linha dos Frankensteins mais carismáticos, temos um clássico da Sessão da Tarde por aqui. Trata-se da criatura de Deu a Louca nos Monstros, um dos bons filmes mostrados neste horário. Com Tom Noonan no papel do monstro, o longa aposta na fórmula da reunião de vilões, colocando em cena os clássicos Drácula, Múmia, Lobisomem e, claro, o herói Dr Van Helsing. Enquanto o incrível Drácula, vivido por Duncan Regehr, era o antagonista, Frankenstein acaba sendo o grande protagonista do longa e cria um emotivo vínculo com a pequena Phoebe (Ashley Bank). Imperdível trabalho do cinema teen e uma versão respeitosa do clássico personagem."

6º Lon Chaney, Jr - A Alma de Frankenstein - 1942



"Ainda na era "monstros da universal" Lon Chaney Jr foi mais um a interpretar Frankenstein. Primeiro ator a levar para as telonas o clássico Lobisomem pelo estúdio, Chaney Jr. acabou assumindo outros personagens, como a Múmia, o próprio Drácula e Frankenstein. Marcado por suas atuações dentro dos filmes deste gênero, principalmente na década de 1940, Chaney Jr. criou um ótimo Frankenstein. No entanto, o seu sucesso como o Lobisomem foi tão grande que ele acabou sendo movido para esta franquia. Com temperamento forte e problemas pessoais, Chaney Jr. perdeu espaço após o término da época de ouro dos Monstros da Universal."

5º Christopher Lee - A Maldição do Frankenstein - 1957


"Ainda atuando, aos 91 anos de idade, Christopher Lee é um dos atores mais versáteis em atividade. Marcado pela segunda mais conhecida interpretação do Conde Drácula, a primeira obviamente é a do precursor Bela Lugosi, Lee foi também o primeiro Frankenstein dos estúdios Hammer. Após o declínio da Universal, a Hammer acabou apostando nos mesmos personagens, mas com mudanças significativas. E o primeiro grande filme deste estúdio acabou sendo, justamente, A Maldição do Frankenstein. Como os direitos com relação a estética do personagem estavam presos a Universal, esta nova versão da criatura ganhou uma cara mais atual e putrefata. Lee obteve um grande sucesso com o longa, mas acabou assumindo a interpretação do Conde Drácula nos sete filmes seguintes, fato que o afastou deste clássico personagem."

4º O Jovem Frankenstein - Peter Boyle (1974)


"Voltando ao terreno da comédia, Frankenstein já foi personagem chave de uma dos melhores longas dirigido pelo grande Mel Brooks. Ao lado de um dos maiores nomes da comédia, o inesquecível Gene Wilder, coube ao ator Peter Boyle a responsabilidade de levar para as telonas essa criativa versão do monstro. Mostrando uma ótima química com Wilder, Boyle tem um grande desempenho como Frankenstein rendendo ótimas piadas. Com 8,1 no IMDB, O Jovem Frankenstein é o longa sobre o personagem com maior cotação neste importante site."

3º Robert De Niro - Frankenstein de Mary Shelley (1994)


"Inspirado na clássica obra literária, o longa dirigido por Kenneth Branagh apostou em Robert De Niro para ser a nova versão da criatura de Frankenstein. Com uma grande atuação do experiente De Niro, essa versão apela mais para dramaticidade envolvendo o personagem. Por si só, o filme não fez tanto sucesso, muitos criticam as opções de Branagh nesta adaptação, mas é consenso que Robert De Niro faz um ótimo trabalho como a criatura."

2º Charles Stanton Ogle - Frankenstein (1910)



"E o nosso segundo colocado é nada mais, nada menos, do que o primeiro ator a dar vida ao clássico personagem. Em 1910, ainda nos primórdios da produção cinematográfica, os estúdios Edison - criado por Thomas Edison - resolveram conduzir esta adaptação da obra de Mary Shelley. Como a tecnologia da época era ainda bem rudimentar, Charles Stanton Ogle acabou tendo que se submeter a uma maquiagem extremamente peculiar. O monstro era cabeludo, com uma expressão desconforme e, apesar de extremamente caricatural, acabou servindo de parâmetro para a popular construção do personagem. Com cerca de 16 min, o longa não é nem um pouco assustador para os dias de hoje, mas o desempenho de Charles Stanton Ogle merece entrar para a história dos filmes do gênero."

1º Boris Karloff - Frankenstein (1931)



"Se Charles Stanton Ogle foi a primeira criatura de Frankenstein, Boris Karloff - sem dúvida alguma - é a mais marcante e importante para a construção do personagem. Lançado no mesmo ano do clássico Drácula, interpretado por Bela Lugosi, esta versão de Frankenstein acabou marcando o início de uma exitosa carreira para Karloff. Curiosamente, no entanto, o papel era para ser do próprio Lugosi. Na verdade, o então Dracula recebeu primeiro a oferta para também viver a criatura de Frankenstein nos cinemas. Muito vaidoso, Lugosi recusou em função da pesada maquiagem e pelo fato dele não poder falar nos filmes. Karloff então assumiu o papel, e assim foi criada uma certa rivalidade entre os dois astros da Universal. Com o sucesso desta versão, Karloff acabou protagonizando uma série de filmes do estúdio, muitos deles ao lado do próprio Lugosi. Boris Karloff, inclusive, viveu mais duas vezes a criatura em A Noiva de Frankenstein e O Filho de Frankenstein. Com um grande desempenho, Karloff se tornou a versão padrão do monstro. Aliás, a cena da aparição da criatura é - até hoje - uma das mais assustadoras e impactantes dentro do gênero."

Curiosidade sobre o personagem


O eterno Drácula, Bela Lugosi já viveu a criatura de Frankenstein em uma oportunidade. No longa Frankenstein enfrenta o Lobisomem, de 1943, coube a Lugosi (foto acima) viver a criatura. Isso porque neste período, com a saída de Karloff, coube a Lou Chaney Jr viver o personagem. No entanto, o personagem principal de Chaney era o Lobisomem. Como na época ele não podia viver os dois personagens, Lugosi acabou encarnado o monstro de Frankenstein.


Quem também já interpretou o monstro foi o homem por trás do clássico Darth Vader. Enquanto James Earl Jones era o responsável pela voz do personagem, a parte corporal ficava a cargo de David Prowse. Antes disso, no entanto, ele viveu por duas vezes, pela Hammer, a criatura de Frankenstein. Em 1970 e 1973, nos longas O Horror de Frankenstein e Frankenstein e o Monstro do Inferno. Os dois filmes, porém, já foram rodados em uma época de declínio do estúdio, o que acabou tirando um pouco do peso destes dois longas.



Ainda na década de 1970, no auge do movimento Blacksploitation, (filmes de exaltação da raça negra, com elencos compostos apenas de atores negros) foi criado um monstro negro, o Blackenstein. Com Joe De Sue vivendo a criatura, o longa foi alvo de muitas críticas na época, sendo classificado como a mistura do pior já feito no horror e no Blacksploitation. Curiosamente, o programa de humor Saturday Night Live resolveu fazer uma espécie de continuação para esse longa: A Noiva de Blackenstein. Enquanto Nicki Minaj representou a noiva, Kel - da série Kenan e Kel - foi a criatura. 


O curioso é que esse, aparentemente, não é o pior Frankenstein de todos os tempos. Em 1965, o clássico personagem caiu em mãos asiáticas O resultado: Frankenstein conquista o Mundo. Nesta versão, o monstro é chamado mesmo de Frankenstein e ganha a altura e força de um Godzila. Na verdade, ele vira uma espécie de Godzila japonês e passa a lutar contra monstros gigantes. O pior é que esse "Frankenstein" parece um mendigo, ele anda de bermuda e com uma espécie de capa de pele. Uma mistura completamente equivocada, absurda, que pode ser considerada a pior adaptação do clássico personagem do universo do Horror.


Espero que vocês tenham gostado. Deixem as suas opiniões abaixo, ou então nas nossas páginas do Facebook e do Google +.

3 comentários:

Alexandre disse...

A foto do Lon Chaney Jr está com a foto do Frankenstein do Bella Lugosi.

thicarvalho disse...

Alexandre, você tem toda a razão. A foto já foi corrigida. Abs, obrigado pelo alerta e valeu pela visita.

Alexandre disse...

Gostei da matéria, muito boa !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...