quarta-feira, 8 de maio de 2019

Quem é Zoe Saldana? Conheça a atriz que marcou presença em três dos cinco filmes de maior bilheteria da história do cinema


Zoe Saldana é uma atriz singular de escolhas singulares. Nascida nos EUA, mas com forte ascendência latina (ela morou durante grande parte da sua juventude na República Dominicana), a realizadora é hoje um dos mais expressivos rostos do cinema moderno, plural e diversificado. Com um repertório vasto e um talento natural, Saldana, como muitas, começou reduzida a papéis "minoritários". Não demorou muito, porém, para ela transpor as barreiras impostas pelos arquétipos étnicos. A amiga negra/latina da protagonista logo se tornou uma pirata, depois uma assassina em busca de vingança. Num piscar de olhos, Saldana passou a ser uma figura constante em grandes produções. Hoje, do alto dos seus 40 anos, ela é primeira atriz da história a estrelar três dos cinco filmes de maior bilheteria da Sétima Arte. Peça chave em marcas do porte de Avatar, Star Trek e (claro!) Vingadores, Zoe Saldana se acostumou a colecionar papéis em estrondosos sucessos de público, entre eles a inteligente tenente Uhura, a valente guerreira Nefity e a destemida heroína Gamora. O que fica mais uma vez bem claro com o lançamento de Vingadores: Ultimato. Um filme evento de grandes proporções que, em menos de quinze dias, já ultrapassou a marca dos US$ 2,2 bilhões ao redor do mundo. O seu triunfo enquanto artista é inquestionável. Curiosamente, entretanto, Saldana está longe de ter o mesmo prestigio de outras colegas de profissão. Enquanto nomes como os de Scarlett Johansson, Jennifer Lawrence e mais recentemente Brie Larson são facilmente reconhecidos pelo grande público, ela ainda não conquistou o seu 'star power'. E, deixando de lado o (óbvio) contexto racial, a explicação me parece óbvia. Saldana está disposta a se "sacrificar" ao máximo em prol dos seus trabalhos, incluindo a sua própria imagem. Algo raro num meio tão vaidoso. 



“Eu me sinto um pouco como uma vira-lata, porque eu moro no espaço, ninguém me quer aqui na Terra.” Com ironia e um sutil tom crítico, Zoe Saldana, em entrevista cedida ao jornal britânico Independent em 2017, não fugiu da raia quando perguntada sobre o seu status dentro da indústria. Mesmo hoje, com três grandes franquias no seu currículo (Star Trek, Avatar e Vingadores), deve ser duro para ela perceber que não conquistou (ainda) o nível de popularidade de alguns dos seus\suas colegas de set. O que, a meu ver, é inexplicável. Dona de uma filmografia eclética, Saldana é daquelas que topa desafios. Quantas atrizes, por exemplo, estariam dispostas a “sumir” dentro de uma personagem digital numa aposta (então arriscada) como Avatar? Ou então passar diariamente por quatro horas de maquiagem para interpretar uma ‘bad-ass’ mercenária numa (então desvalorizada) incógnita chamada Guardiões da Galáxia? Ela estava. E foi recompensada por isso. Embora não esteja nas listas das mais bem pagas de Hollywood, nem tão pouco das mais premiadas, Saldana viu no cinema blockbuster o “trampolim” que precisava para alçar voos mais altos. E ainda hoje é muito grata por isso. E ai de quem tente desqualificar o cinema pipoca. Em entrevista recente ao Net-a-Porter, a atriz norte-americana não titubeou em questionar àqueles que desmerecem o trabalho dentro do segmento. “Eu estive em salas com pessoas nesta indústria que são ótimas no que fazem, mas são absolutamente elitistas quando olham para filmes como os filmes da Marvel ou atores como eu. Eles acham que estamos nos vendendo de alguma forma. (...) Esses elitistas devem ser um pouco mais conscientes sobre o que significa um super-herói para uma criança pequena. Porque você não está apenas me desanimando, você está insultando o que aquela criança considera importante em seu mundo. Eu me sinto muito orgulhosa de estar vivendo no espaço, de estar interpretando alienígenas verdes e azuis, para inspirar, principalmente, as gerações mais jovens. Lembro-me de como era ser jovem e sentir-me completamente excluída das conversas convencionais sobre a vida, porque eu era apenas pequena, sem importância e "diferente”. ”, enfatizou a atriz.


Curiosamente, porém, a primeira experiência de Zoe Saldana dentro do gênero foi um tanto quanto frustrante. Após se destacar em pequenos projetos como o ‘indie’ Sob a Luz da Fama (2000), o terrível Crossroads: Amigas para Sempre (2002), onde dividiu a tela (pasmem) com a então estrela da música Britney Spears, e o musical genérico Ritmo Total (2002), a então jovem atriz foi convidada para dividir a tela como Johnny Depp e companhia no ótimo Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra (2003). Na pele da pirata Anamaria, Saldana finalmente tinha a chance que precisava para colocar a sua carreira num novo patamar. O resultado, entretanto, foi decepcionante em muitos sentidos. Ao Cosmopolitan, a atriz disse que a sua experiência no set foi a pior da sua vida profissional. “Eu saí daquele filme me sentindo meio amarga. Tudo naquele set parecia muito elitista. Lá, você lidava com algumas pessoas que eram ótimas e talentosas, e outras que não eram nada disso. Eu ficava pensando: ‘Era melhor ter ficado em casa, com a minha família, estudando ou viajando. Eu fui tratada de maneira realmente terrível. Ninguém falava comigo direito. Eu era como uma figurante, mas em um set no qual os figurantes não são tratados com o respeito que eles merecem como funcionários”, concluiu a atriz. Felizmente, aqui, a primeira impressão não foi a que ficou. Até porque, logo em seguida, Saldana recuperou o seu “fôlego” ao trabalhar com Steven Spielberg no plural e cativante O Terminal (2004). Mesmo com um papel pequeno, ela iluminou a maior parte das suas cenas ao viver uma oficial da alfandega às avessas com as investidas de um insistente pretendente. Nos anos seguintes, no entanto, a falta de oportunidade bateu a sua porta. Não, Zoe Saldana não deixou de trabalhar. Mas, numa época em que a questão da diversidade era muito maltratada em Hollywood, ele viu a sua carreira ficar reduzidas a papéis rasos em filmes fracos (A Família da Noiva), modestos (Ponto de Vista) ou inglórios (Herança Paranormal).


A essa altura, Zoe Saldana precisava deixar a sua marca. E de um pupilo de Steven Spielberg veio a personagem que mudaria a sua carreira. Historicamente, Star Trek sempre exerceu um papel de pluralidade dentro da cultura pop. Lá nos anos 1960, numa escolha ousadíssima, a equipe de produtores capitaneada por Gene Roddenberry investiu num elenco diversificado, dando voz a tipos então "minoritários" dentro da sociedade norte-americana ao tirar do papel personagens como o soviético Pavel Chekov, o asiático Tenente Sulu e a negra Tenete Huhura. Fiel a essência integradora do produto original, J.J Abrams encontrou em Zoe Saldana o misto de charme, força e feminilidade para resgatar o legado criado lá atrás pela igualmente poderosa Nichelle Nichols. Na pele da nova Uhura, a atriz entregou em Star Trek (2009) uma protagonista feminina reconhecível e representativa, um tipo que, talvez pela primeira vez na sua carreira profissional, ela poderia chamar de seu. “Eu acho que o importante é quando você cria uma base para um personagem. Para Uhura, eu dei ar dos meus próprios pulmões. Eu trabalhei com o diretor original. Ela fala de uma certa maneira, ela se move de uma certa maneira. Backstory é tudo para mim. Quando em dúvida você sempre vai para o passado. Não importa se você vai para uma sequência ou uma trilogia ou o que quer que seja, você vai para aquela história de fundo. Adoro eles. Eu adoro criar um pano de fundo de quando meu personagem tinha cinco anos, mesmo que ninguém nunca o ouça. É a única vez que eu uso um diário para escrever, é quando faço isso através dos olhos de uma pessoa diferente. E eu crio um mundo para eles. Isso é tão significativo para mim.”, revelou Saldana em entrevista ao Dan of Geek. Algo que, verdade seja dita, ficou bem claro no seu “despretensioso” trabalho seguinte, um tal de Avatar (2009). Se colocando na vanguarda da Sétima Arte ao trabalhar com a técnica de captura de movimentos, Saldana, sob a virtuosa batuta de James Cameron, entregou uma heroína com nuances próprias, muita dor, resiliência, raiva e imponência. Uma personagem feminina única impulsionada por uma performance marcante.


 Com o estrondoso sucesso de Star Trek e Avatar vieram as oportunidades. Inúmeras. Zoe Saldana, porém, não se intimidou. O sucesso comercial já não era o objetivo máximo da sua carreira. Ela queria dizer algo através de figuras empoderadas como a Tenente Uhura e Neytiri. Após “roer o osso” com títulos esquecíveis como Morte no Funeral (2010), Os Perdedores (2010) e Ladrões (2010), Saldana se viu desafiada a lutar por personagens marcantes. Independentemente do gênero em que elas estivessem inseridas. A ideia, segundo ela, era romper com alguns enraizados clichês envolvendo a representação das mulheres em Hollywood. “Incomoda-me que sempre me dizem que eu faço personagens femininas fortes. Quando na realidade, eu olho para os meus personagens e sinto que eles estão todos quebrados. Todos eles vieram de um passado muito devastador. Eles estavam tentando alcançar algo, tinham esperança e queriam chegar a algum lugar, como todo outro personagem que tem um arco significativo e relevante na história. É porque realmente não conhecemos mulheres. Nós não escrevemos papéis femininos com precisão. Nós não vemos as mulheres da maneira que devemos as ver em uma sociedade, como uma raça humana. Quando você vê uma mulher de verdade, você não deveria estar dizendo que ela é forte, você deveria estar dizendo que ela é real. Precisamos nos concentrar mais no aspecto real do que uma mulher é, e não nas características cosméticas superficiais de uma mulher como musa para nos inspirar a criar garotas de calendário.”, disse Saldana ao site Dan of Geek, refletindo na época do lançamento de Guardiões da Galáxia (2014) sobre um ainda hoje muito urgente. Mesmo sob uma pesada maquiagem verde, a atriz norte-americana seguiu à risca o pensamento acima na excêntrica (e fantástica) aventura do MCU, adicionando mais uma marcante personagem a sua carreira num trabalho enérgico e afiado. Pela primeira vez, uma mulher era peça chave em três das mais poderosas franquias da cultura pop.


Neste contexto, pouco importa se o público conhece ou não quem é Zoe Saldana. Pouco importa se, numa daquelas polêmicas bizarras, alguns tenham a considerado negra de menos para interpretar a cantora Nina Simone na consequentemente detonada cinebiografia Nina (2016). O seu trabalho passou a falar por si só. Transitando entre o ‘indie’ (Sentimentos que Curam, A Caçadora de Gigantes) e o ‘mainstream’ (Star Trek: Sem Fronteiras, Vingadores: Guerra Infinita) com desenvoltura, ela decidiu abraçar aquilo que acreditava. Decidiu, sem um pingo de vergonha e\ou vaidade, jogar para equipe, se entregar com devoção às suas personagens, defendendo a relevância do blockbuster, o seu alcance e principalmente a rara chance de valorizar a busca por representatividade. Os seus motivos me parecem bem justos. "Ver garotas jovens olhar para você como uma heroína de ação torna difícil dizer não a esses papéis. Eu me lembro de como era ser uma garotinha e não ter ícones que eu realmente pudesse amar em filmes de ação. Se não fosse por Sigourney Weaver (Alien: O Oitavo Passageiro) e Linda Hamilton (O Exterminador do Futuro) como Sarah Conner, não sei o que teria feito. É engraçado, porque ambos os personagens foram criados por James Cameron e depois acabei trabalhando com ele (em Avatar). Espero que existam garotinhas como eu que estão sempre pensando fora da caixa e queiram outra coisa, e eu posso preencher um espaço e dar às mulheres mais opções em termos de como elas podem pensar em si mesmas.”, confidenciou a atriz ao jornal Independent. Esqueça, portanto, o aspecto financeiro, o retorno nas bilheterias, o sucesso das suas populares produções. Em muitos casos, são das decisões corajosas que nascem algumas das grandes estrelas do cinema. E, se dependesse somente deste sentimento, Zoe Saldana estaria entre as mais reluzentes de Hollywood na atualidade. "Como artista, gosto de trabalhar com cineastas que têm a coragem de imaginar o inimaginável. Esses são os tipos de radicais que eu me identifico e eu cresci em uma casa onde havia muitas histórias que foram colocadas em lugares não convencionais. Eu achei a fuga muito mais gratificante, pelo menos para mim. E depois, com base em ser mulher, ao viver um alienígena, evito interpretar a namorada de alguém aqui na Terra, porque isso é um pouco doloroso.", sintetizou Saldana, em entrevista ao site Collider, refletindo sobre a (ainda hoje evidente) carência de grandes personagens femininas dentro de Hollywood. 

Nenhum comentário: