segunda-feira, 4 de maio de 2020

Quinze Clássicos Indispensáveis do Cinema Disponíveis Gratuitamente no Youtube


Quem me conhece sabe que sou um entusiasta do streaming. Uma das minhas broncas com as gigantes do ramo, porém, é o desdém para com os clássicos. Com exceção do Telecine, os demais serviços distribuídos aqui no Brasil costumam tratar os grandes hinos do cinema como um complemento. Por incrível que pareça, no Youtube existem alguns perfis recheados de clássicos da 7ª Arte. Entre os melhores estão o Cine Antiqua, o Adegacine e o Clássicos do Terror. Um trabalho de resgate digno de nota. Na lista desta semana, portanto, decidi abrir o baú e preparei uma seleção com quinze clássicos indispensáveis (e influentes) disponíveis gratuitamente no Youtube. 



- O Gabinete do Dr. Caligari: Se você curtiu A Ilha do Medo, venha entender qual foi a grande inspiração de Martin Scorsese. 

- Aurora: Quase um século depois, Aurora segue um dos romances dramáticos mais desafiadores e provocantes da história da Sétima Arte. 


- O Garoto: Charlie Chaplin encontra um talento à sua altura numa comédia carregada de sentimento. 

- Nasce Uma Estrela: Uma obra atemporal com uma visão à frente do seu tempo sobre o corrosivo mundo do showbiz. 


- Morangos Silvestres: Nostalgia e melancolia se confundem na melhor (e mais delicada) porta de entrada para o cinema de Ingmar Bergman. 

- Desencanto: Ter uma pérola como Desencanto (1945) disponível no Youtube é algo a ser celebrado. Que filme maduro, delicado, sobre um tema complexo e atual. David Lean nos brinda com um romance dramático intimista, reflexivo e compreensivo. Uma obra à frente do seu tempo.

- O Pagador de Promessas: Um retrato poderoso sobre o Brasil do sincretismo, da fé, da esperança, da desigualdade, da indignidade e da injustiça. 


- O Pão Nosso: King Vidor queria fazer um filme para melhorar o ânimo do americano durante a recessão econômica. O resultado foi O Pão Nosso (1934), uma verdadeira ode ao socialismo utópico. Uma obra comovente sobre igualdade, união e o poder do coletivo em dias de difíceis. Cinema humanitário e inspirador.

- O Parque Macabro: O assombroso avô de O Sexto Sentido e Os Outros. 


- Vítimas da Tormenta: Um filme dilacerante capaz de mostrar a face mais chocante do neorrealismo italiano. O espelho de um mundo cruel e desigual. De Sica invade a rotina dos garotos de rua italiano num retrato sobre a inocência perdida. Uma história de amizade corrompida pela realidade.

- Os Inocentes: Polêmico por natureza, Os Inocentes é um suspense psicológico com elementos paranormais sinistro. Escrito por Truman Capote, o longa invade uma disfuncional estrutura familiar para tocar em temas pesadíssimos de forma altamente sugestiva. Um filme complexo e assustador.


- Rebecca: Hitchcock, em 1940, encontra a combinação perfeita entre o suspense psicológico e o paranormal. 

- Mortos que Matam: Vincent Prince protagoniza um dos ‘plot twists’ mais memoráveis da Sétima Arte no pai dos filmes distópicos. 


- Umberto D.: Se você se emocionou com Marley e Eu, prepare o seu coração para este clássico do neo realismo italiano. 


- O Homem que Ri: O filme que inspirou a criação visual do Coringa. Conrad Veidt entrega uma das grandes performances da sua geração.

Nenhum comentário: