segunda-feira, 11 de maio de 2020

Cinemaniac Indica | Especial Quarentena #3

Preparados para mais um Cinemaniac Indica especial de quarentena? Retornei ao catálogo da Amazon Prime Video para montar esta lista recheada de grandes filmes. Tem títulos para todos os gostos. Como de costume, tentei fugir do óbvio. Tem clássico da comédia, tem drama de guerra premiado, tem filme indie norte-americano, tem uma subestimada obra do cinema nacional, tem cinema italiano, tem Scorsese, tem Ricardo Darín, tem muita coisa boa. Ao contrário das outras listas, porém, não vou comentar brevemente sobre todos os filmes citados. Muitos deles já possuem crítica completa aqui no blog. Vou destacar somente alguns dos títulos citados. 

- Apertem os Cintos... O Piloto Sumiu (1980)

Simplesmente uma das melhores comédias de todos os tempos. Uma sátira com o grau de incorreção que ajudou a consagrar a dupla Jim Abrahams e David Zucker e a redefinir a comédia norte-americana.

- Os Cem Passos (2000)

"A Máfia mata, o silêncio também". Os Cem Passos é um drama impactante. Um retrato sobre o idealismo que desafia poderosos. Herdeiro do neo realismo, o longa analisa o estrago causado pela máfia na vida daqueles ousaram pensar diferente. Um filme sobre liberdade e sacrifício.


- Infância Roubada (2004)

Infância Roubada (2004) é um drama universal sobre o abandono infantil e a brutalização como única defesa. Com uma estrutura narrativa criativa, conhecemos o complexo Rosário, o perverso mundo em que vivia e os motivos que o levaram para o crime.

- Conduta de Risco (2007)

Muito mais do que um enervante thriller de tribunal, Conduta de Risco mergulha na conflitante jornada de um amoral advogado obrigado a escolher o caminho certo talvez pela primeira vez na sua vida. Com personagens marcantes, um contexto muito atual e uma condução tensa, o longa escrito e dirigido por Tony Gilroy é implacável ao traduzir a deterioração física\emocional dos poucos dispostos a desafiar a perversidade de gigantescas corporações.

- A Espiã (2006)

A Segunda Guerra Mundial é investigada em sua face micro aos olhos do eclético diretor Paul Verhoeveen. A miséria, o desamparo, a violência e a opressão são expostas a partir da devastadora jornada de uma cantora judia obrigada a encarar o pior do ser humano na sua luta por sobrevivência. Um drama de guerra totalmente subestimado.

- Los Angeles: Cidade Proibida (1997)

O primeiro filme verdadeiro adulto que eu curti e compreendi em sua máxima potência. Um thriller instigante ambientado num “lado b” de Hollywood. Elenco de peso e direção elegante tornam a produção um prato cheio para os fãs do gênero.

- A Estrada 47 (2013)

Em tempos de guerra, qualquer grande vitória contra a tirania já merece ser tratada como um grande feito. E esse é o espirito de A Estrada 47 (2013), um dos raríssimos filmes nacionais sobre a briosa participação brasileira na Segunda Guerra Mundial. Um desleixo que reforça o jargão que diz que o brasileiro é um povo sem memória. Embora parta de um argumento ficcional, o longa dirigido e roteirizado por Vicente Ferraz envolve ao mostrar a realidade dos fatos. Ao escancarar o misto de despreparo e resiliência da FEB, a Força Expedicionária Brasileira, ao longo das pequenas batalhas nas gélidas montanhas italianas.

- O Rei da Comédia (1983)

Talvez a maior influência para o triunfante Coringa, O Rei da Comédia estuda a sociopatia com um misto de humor e seriedade único. Martin Scorsese e Robert DeNiro se reúnem numa obra excêntrica, densa e com um olhar afiado sobre o corrosivo mundo do showbiz.

- O Que Fazemos nas Sombras (2016)

Taika Waititi brinca com o gênero dos documentários falsos ao acompanhar o dia a dia de um trio de vampiros no mundo moderno. Uma comédia tão inteligente, quanto impagável e original.

Não ficou satisfeito(a)? Segue os nossos links com o Cinemaniac Indica #1 e o Cinemaniac Indica #2

Nenhum comentário: