Vivemos dias complicados. A pandemia do Covid-19 chegou ao Brasil mudando a nossa rotina. A quarentena é decisiva na batalha de cada um de nós diante deste inimigo invisível. O coronavírus é uma ameaça real e letal. Como todos os indivíduos como bom senso tem dito, precisamos nos proteger e a todos aqueles que nos cercam. Ficar em casa representa salvar vidas. Representa tempo. Representa cidadania. Precisamos vencer esta guerra com paciência e altruísmo. A nova rotina, entretanto, pode soar desconfortável para muitos. Eu entendo. O isolamento é também nocivo. A falta de contato com o mundo externo pode aflorar outros problemas. Precisamos ficar atentos quanto a isso. Neste cenário, o cinema (em casa) pode representar uma fuga. Um escape desta realidade triste e preocupante. Neste Cinemaniac Indica especial, portanto, resolvi preparar uma lista com alguns grandes filmes disponíveis nos catálogos da Netflix e da Amazon Prime Video. Na minha seleção tentei fugir do lugar comum. Trago filme de todos os gêneros, para todos os gostos. Espero que gostem. E fica o lembrete. Respeitem a quarentena, lavem as mãos, evitem o contato com o mundo externo. Os fãs da Sétima Arte agradecem.
1) A Grande Aposta (Disponível na Netflix)
Em tempo de dólar a cinco reais, um filme indispensável para entendermos o impacto da crise econômica no cidadão comum.
2) Inside Llewyn Davis (Disponível na Amazon Prime Video)
Um drama musical com a assinatura realística\sarcástica dos Irmãos Coen. Mais do que um dos meus filmes favoritos, um relato fascinante sobre a tênue jornada daqueles que decidem viver da sua arte.
3) O Hospedeiro (Disponível na Netflix)
Antes de Parasita, o diretor Bong Joon-Ho coloca o dedo na ferida numa empolgante alegoria social, política e ambiental.
4) Um Santo Vizinho (Disponível na Amazon Prime Video)
Bill Murray no melhor estilo Bill Murray como um vizinho ranzinza que contra a sua vontade se torna uma espécie de disfuncional figura paterna para o seu jovem vizinho. Uma comédia cativante e com muito sentimento.
5) O Bar (Disponível na Netflix)
Estranhos diante de uma ameaça invisível expõem o pior da nossa sociedade num suspense tenso e imprevisível.
6) Obsessão (Disponível na Amazon Prime Video)
Isabelle Hupert e Grace Chloe Moretz entram num jogo de gato e rato num suspense tenso e elegante.
7) Assunto de Família (Disponível na Netflix)
O afeto e a dignidade surgem de um ambiente improvável num poderoso drama familiar.
8) Bem-Vindo à Selva (Disponível na Amazon Prime Video)
Dwayne Johnson num empolgante filme de ação galhofa quando os filmes de ação galhofa ainda não tinham voltado à moda. Estupidamente divertido, desastradamente tupiniquim.
9) A Encruzilhada (Disponível na Netflix)
Um passeio pelo coração do blues num filme empolgante guiado por elétricos números musicais.
10) Cronos (Disponível na Amazon Prime Video)
Um dos meus cineastas prediletos, Guillermo Del Toro entrega um filme de vampiro excêntrico, inventivo e genuinamente ‘creep’.
11) Sob a Sombra (Disponível na Netflix)
O fantasma da repressão contra as mulheres iranianas é investigado num thriller de horror simbólico, tenso e inteligente.
12) Filhos do Paraíso (Disponível na Amazon Prime Video)
Um drama iraniano inspirador sobre irmandade e os laços criados na dificuldade. Só vejam esse filme.
13) Um Contratempo (Disponível na Netflix)
Um suspense intrigante e surpreendente sobre as consequências de um crime e as suas múltiplas perspectivas.
14) O Operário (Disponível na Amazon Prime Video)
Christian Bale eleva o nível deste funcional thriller psicológico com uma performance antológica.
15) Sing Street (Disponível na Netflix)
Um garoto decide formar uma banda para conquistar uma bela garota. Mais anos oitenta impossível.
16) Ecos do Além (Disponível na Amazon Prime Video)
“Engolido” ao ser lançado poucos meses depois de O Sexto Sentido, Ecos do Além é um suspense instigante e inquietante que não merece cair no esquecimento. Grande trabalho de Kevin Bacon.
17) A Qualquer Custo (Disponível na Netflix)
Justiça social se confunde com vingança e violência num faroeste urbano indispensável.
18) Fonte da Vida (Disponível na Amazon Prime Video)
Tentar ser taxativo sobre obras como Fonte da Vida (2006) é algo impossível. Darren Aronofsky nos brinda com uma experiência cinematográfica única. Um filme meditativo, visualmente transcendental, repleto de camadas. Uma película para ser absorvida.
19) Rastros de Um Sequestro (Disponível na Netflix)
Você precisa do meu dinheiro, eu preciso do seus desespero". Mesmo com algumas conveniências narrativas, Rastros de Um Sequestro é um thriller psicológico tenso, intrigante e profundo. Um raro filme do gênero que usa o 'plot twist' como alicerce e nunca como um objetivo.
20) Nausicaã do Vale do Vento (Disponível na Netflix)
Com personalidade e personagens cativantes, Nausicaã impacta pela sua mensagem, pela força da sua crítica e pela riqueza do seu visual. Sem medo de errar, o clássico do Studio Ghibli reúne o melhor que o diretor Hayao Miyazaki tem a oferecer numa aventura empolgante, contextualizada e crítica.
21) Bagdad Café (Disponível na Amazon Prime Video)
Em tempos difíceis, Bagdad Café é um sopro de esperança. Uma espécie de Mary Poppins do cinema indie. Um filme sobre duas mulheres unidas pelo abandono em busca de dignidade, respeito e companheirismo. Uma obra adorável, excêntrica e cativante.
22) Mulheres do Século 20 (Disponível na Netflix)
Em sua mais pura essência, Mulheres do Século 20 é, na verdade, uma película sobre o que é ser mulher. Mesmo inserido num contexto bem particular, a transformadora década de 1970, o longa é cuidadoso ao dialogar com temas inquestionavelmente atuais, propondo uma bem vinda reflexão ao investigar alguns dos mais variados dilemas femininos sob um prisma universal e profundo.
23) Sombras da Vida (Disponível na Amazon Prime Video)
Denso, melancólico e reflexivo, Sombras da Vida (A Ghost Story) é um daqueles títulos impossíveis de se traduzir em palavras. Um filme raro capaz de transitar por temas tão complexos com a leveza de um fantasma preso às suas memórias.
24) Quase 18 (Disponível na Netflix)
Leve, colorido e revigorante, Quase 18 é uma comédia descompromissada capaz de transitar por temas genuinamente femininos sem nunca perder a sua universalidade.
25) As Loucuras de Rose (Disponível na Amazon Prime Video)
E o melhor filme de 2019 que pouquíssima gente assistiu é... As Loucuras de Rose. Com uma abordagem real e genuinamente feminina, o longa dirigido por Tom Harper (Os Aeronautas) causa um fascínio natural ao narrar as desventuras de uma impulsiva cantora às avessas com a imaturidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário