No meu Twitter (siga aqui) preparei uma lista com alguns dos melhores frames cinematográficos da década. Uma seleção com quadros dignos de moldura que tem muito a dizer sobre o cinema (claro!) e também sobre o rumo das coisas nos últimos anos. Como o material ficou tão legal e nem todo mundo possui essa rede social decidi adaptar a thread nesta postagem. Tomando como base os filmes lançados entre 2010 e 2019 no Brasil, começamos com...
- Os Vingadores (2012) - Direção de Fotografia: Seamus McGarvey
E para começar nada mais justo do que lembrar da reunião dos super-heróis que ajudaram a revolucionar a ordem das coisas no cinema blockbuster. Os Vingadores fez muito marmanjo voltar a ser criança. Um dos grandes frames da década.
- O Lobo de Wall Street (2013) - Direção de Fotografia: Rodrigo Prieto
Num ambiente estritamente machista como o de O Lobo de Wall Street, Martin Scorsese fala sobre empoderamento feminino à sua peculiar maneira numa sequência exemplar envolvendo Margot Robbie e Leonardo DiCaprio.
- Mulher-Maravilha (2017) - Direção de Fotografia: Matthew Jensen
Quando o assunto é 'girl power', aliás, o frame acima resume com clareza esta década de reafirmação feminina em Hollywood. Uma das grandes sequências do gênero super-heroico é protagonizada por uma mulher maravilhosa.
- Birdman (2014) - Direção de Fotografia: Emanuel Lubezki
Poucos frames causaram tanto debate na década como o final Birdman. O olhar de fascínio de Emma Stone foi a cereja no bolo em um filme crítico e provocador. O comentário feroz de Alejandro G. Iñarritu sobre o cinema pavimentou um debate que viria a se tornar mais pesado nos últimos meses.
- Gravidade (2013) - Direção de Fotografia: Emmanuel Lubezki
Por falar em cenas emblemáticas, o que falar do simbolismo impresso neste antológico frame de Gravidade. Numa época de transformação para o feminino em Hollywood, a gestação de uma nova (e indomável) mulher proposta por Alfonso Cuarón é de uma sutileza impressionante.
- Mad Max: Estrada da Fúria (2015) - Direção de Fotografia: John Seale
Acho que esse frame de Mad Max: Estrada da Fúria fala por si só. Fala não, grita. Um grito de clamor feminino imortalizado pelas lentes de George Miller, do diretor de fotografia John Seale e pela performance gigantesca de Charlize Theron. Um verdadeiro One Perfect Shot.
- Blade Runner 2049 (2017) Direção de Fotografia: Roger Deakins
Poucos frames conseguiram sintetizar tão bem a nossa complexa relação com as novas tecnologias (e o meio virtual) quanto este encontro em Blade Runner 2049. Ali, num dos muitos momentos geniais do longa, Denis Villeneuve planta a dúvida no espectador sobre a verdade do que vimos.
- A Chegada (2016) - Direção de Fotografia: Bradford Young
A Chegada é um dos meus filmes favoritos da década. Graças a sequências como essa, um frame que também fala por si só. Amy Adams tenta criar um diálogo com os alienígenas. Uma apresentação que infelizmente ameaça mais do que conforta.
- Projeto Flórida (2017) - Direção de Fotografia: Alexis Zabe
Sob a perspectiva colorida de uma garotinha ingênua, Projeto Flórida traduz o desconcertante efeito da desigualdade com rara contundência. O inalcançável arco iris, pelo menos para a pequena protagonista, mostra como é duro conviver à margem da bonança e das oportunidades.
- Corra! (2017) - Direção de Fotografia: Toby Oliver
E o que falar deste soco no estômago chamado Corra. Outro frame que fala por si só. Daniel Kaluuya exprime como poucos a inércia e o desespero diante do racismo. Jordan Peele colocou o dedo na ferida com rara contundência. Brilhante.
- Moonlight (2016) - Direção de Fotografia: James Laxton
Da repressão para o afeto. Eis um dos frames mais belos e marcantes da década. O primeiro ato de Moonlight, na verdade, é uma das melhores coisas que vi no cinema. A imagem fala por si só. É preocupação, é suporte, é apoio, é carinho, é esperança. Mahershala Ali monumental.
- La La Land (2016) - Direção de Fotografia: Linus Sandgren
Ahh La La Land... Um filme tão doce e também tão real. Tão clássico e também tão atual. Uma mistura de cores e tons sintetizados neste belíssimo frame. Um pouquinho de escapismo não faz mal, principalmente quando sustentado na realidade.
- Roma (2018) - Direção de Fotografia: Alfonso Cuarón
Poucas cenas me comoveram tanto nos últimos anos quanto este caloroso abraço de Roma. Emblemático em tempos de crise de imigração, de muros, de repressão, de insensibilidade. Fantástico.
- História de um Casamento (2019) - Direção de Fotografia: Robbie Ryan
Por falar em barreiras que construímos por vontade própria, História de um Casamento conseguiu em um frame traduzir a complexidade de um divórcio com maestria. O fechamento de um portão mostra o poder da união mesmo num período de litígio.
- O Irlandês (2019) - Direção de Fotografia: Rodrigo Prieto
Para fechar esta thread, acho que poucos frames resumem tão bem o nosso atual momento como a cena final de O Irlandês. Martin Scorsese traduz o medo, a melancolia, a incerteza e a solidão de forma magnífica. Uma porta entreaberta nunca revelou tanto.
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