domingo, 5 de janeiro de 2020

Lista | Os Melhores (e mais marcantes) Frames da Década no Cinema


No meu Twitter (siga aqui) preparei uma lista com alguns dos melhores frames cinematográficos da década. Uma seleção com quadros dignos de moldura que tem muito a dizer sobre o cinema (claro!) e também sobre o rumo das coisas nos últimos anos. Como o material ficou tão legal e nem todo mundo possui essa rede social decidi adaptar a thread nesta postagem. Tomando como base os filmes lançados entre 2010 e 2019 no Brasil, começamos com... 


- Os Vingadores (2012) - Direção de Fotografia: Seamus McGarvey


E para começar nada mais justo do que lembrar da reunião dos super-heróis que ajudaram a revolucionar a ordem das coisas no cinema blockbuster. Os Vingadores fez muito marmanjo voltar a ser criança. Um dos grandes frames da década.

- O Lobo de Wall Street (2013) - Direção de Fotografia: Rodrigo Prieto


Num ambiente estritamente machista como o de O Lobo de Wall Street, Martin Scorsese fala sobre empoderamento feminino à sua peculiar maneira numa sequência exemplar envolvendo Margot Robbie e Leonardo DiCaprio. 

- Mulher-Maravilha (2017) - Direção de Fotografia: Matthew Jensen


Quando o assunto é 'girl power', aliás, o frame acima resume com clareza esta década de reafirmação feminina em Hollywood. Uma das grandes sequências do gênero super-heroico é protagonizada por uma mulher maravilhosa. 

- Birdman (2014) - Direção de Fotografia: Emanuel Lubezki


Poucos frames causaram tanto debate na década como o final Birdman. O olhar de fascínio de Emma Stone foi a cereja no bolo em um filme crítico e provocador. O comentário feroz de Alejandro G. Iñarritu sobre o cinema pavimentou um debate que viria a se tornar mais pesado nos últimos meses.

- Gravidade (2013) - Direção de Fotografia: Emmanuel Lubezki


Por falar em cenas emblemáticas, o que falar do simbolismo impresso neste antológico frame de Gravidade. Numa época de transformação para o feminino em Hollywood, a gestação de uma nova (e indomável) mulher proposta por Alfonso Cuarón é de uma sutileza impressionante. 

- Mad Max: Estrada da Fúria (2015) - Direção de Fotografia: John Seale


Acho que esse frame de Mad Max: Estrada da Fúria fala por si só. Fala não, grita. Um grito de clamor feminino imortalizado pelas lentes de George Miller, do diretor de fotografia John Seale e pela performance gigantesca de Charlize Theron. Um verdadeiro One Perfect Shot.

- Blade Runner 2049 (2017) Direção de Fotografia: Roger Deakins


Poucos frames conseguiram sintetizar tão bem a nossa complexa relação com as novas tecnologias (e o meio virtual) quanto este encontro em Blade Runner 2049. Ali, num dos muitos momentos geniais do longa, Denis Villeneuve planta a dúvida no espectador sobre a verdade do que vimos.

- A Chegada (2016) - Direção de Fotografia: Bradford Young


A Chegada é um dos meus filmes favoritos da década. Graças a sequências como essa, um frame que também fala por si só. Amy Adams tenta criar um diálogo com os alienígenas. Uma apresentação que infelizmente ameaça mais do que conforta.

- Projeto Flórida (2017) - Direção de Fotografia: Alexis Zabe


Sob a perspectiva colorida de uma garotinha ingênua, Projeto Flórida traduz o desconcertante efeito da desigualdade com rara contundência. O inalcançável arco iris, pelo menos para a pequena protagonista, mostra como é duro conviver à margem da bonança e das oportunidades. 

- Corra! (2017) - Direção de Fotografia: Toby Oliver


E o que falar deste soco no estômago chamado Corra. Outro frame que fala por si só. Daniel Kaluuya exprime como poucos a inércia e o desespero diante do racismo. Jordan Peele colocou o dedo na ferida com rara contundência. Brilhante.

- Moonlight (2016) - Direção de Fotografia: James Laxton


Da repressão para o afeto. Eis um dos frames mais belos e marcantes da década. O primeiro ato de Moonlight, na verdade, é uma das melhores coisas que vi no cinema. A imagem fala por si só. É preocupação, é suporte, é apoio, é carinho, é esperança. Mahershala Ali monumental.

- La La Land (2016) - Direção de Fotografia: Linus Sandgren


Ahh La La Land... Um filme tão doce e também tão real. Tão clássico e também tão atual. Uma mistura de cores e tons sintetizados neste belíssimo frame. Um pouquinho de escapismo não faz mal, principalmente quando sustentado na realidade.

- Roma (2018) - Direção de Fotografia: Alfonso Cuarón


Poucas cenas me comoveram tanto nos últimos anos quanto este caloroso abraço de Roma. Emblemático em tempos de crise de imigração, de muros, de repressão, de insensibilidade. Fantástico.

- História de um Casamento (2019) - Direção de Fotografia: Robbie Ryan


Por falar em barreiras que construímos por vontade própria, História de um Casamento conseguiu em um frame traduzir a complexidade de um divórcio com maestria. O fechamento de um portão mostra o poder da união mesmo num período de litígio.

- O Irlandês (2019) - Direção de Fotografia: Rodrigo Prieto 


Para fechar esta thread, acho que poucos frames resumem tão bem o nosso atual momento como a cena final de O Irlandês. Martin Scorsese traduz o medo, a melancolia, a incerteza e a solidão de forma magnífica. Uma porta entreaberta nunca revelou tanto.

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