domingo, 14 de abril de 2019

Top 10 (Melhores Trailers de Cinema)


O que define um grande trailer? Essa é uma questão muito complexa. Alguns acham que um grande trailer precisa arrebatar o espectador. Outros que devem empolgar, criar o ‘hype’ em torno do projeto. Na minha opinião, um grande trailer precisa instigar. Nos fazer querer deixar o conforto do lar, gastar o nosso suado dinheiro e ir ao cinema. Ir assistir ao filme o mais rápido possível. Um poder de persuasão que, recentemente, nós pudemos assistir na primorosa prévia de Coringa (veja aqui). Como se não bastasse o ‘status’ do personagem título, o material causou uma enorme repercussão pela sua inquestionável qualidade, uma visão singular e dramática sobre um verdadeiro ícone da cultura pop. O mesmo, aliás, podemos dizer do recém-lançado teaser de Star Wars: Ascensão Skywalker (veja aqui). Em poucos minutos e sem revelar muita coisa, o vídeo testou as expectativas do público ao alimentar uma série de teorias em torno do desfecho da nova trilogia, alcançando 14 milhões de visualizações em apenas 24 horas. É isso que eu chamo de um grande trailer. Algo, diga-se de passagem, cada vez mais raro em Hollywood. Neste Top 10, portanto, decidi lembrar de outras grandes prévias com uma lista com dez dos melhores trailers da história do cinema.

10º O Poderoso Chefão 3 (1990)


Após um hiato de quinze anos, a trilogia O Poderoso Chefão precisava entregar um desfecho à altura dos dois primorosos primeiros capítulos. A expectativa, óbvio, era altíssima. Francis Ford Coppola sabia disso. E tratou de saciar o apetite dos fãs com o memorável primeiro trailer de O Poderoso Chefão 3. Ao longo de quase quatro minutos, o material passeia pelo passado e pelo presente preparando o terreno para o intenso desfecho da jornada de Michael Corleone. O resultado é um trailer elegante, impactante e absolutamente instigante.

9º O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001)


Eu nunca fui fã da obra de Tolkien. Pouco conhecia sobre a série literária. Mas, bastou sair o primeiro trailer de O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel, para eu me sentir praticamente obrigado a assistir ao longa no cinema. Épico, poderoso e fascinante, o teaser da película dirigida por Peter Jackson praticamente imprime em tela a riqueza do mundo criado por Tolkien, realçando a grandiosidade da mega produção enquanto nos conduz para uma inesquecível jornada pela Terra Média. Ali, em pouco menos de três minutos, ficou claro que estávamos diante de um verdadeiro filme evento.

8º Cloverfield: O Monstro (2008)


J.J Abrams sabe vender os seus filmes. Suas obras nascem cercadas de expectativas. A manutenção do mistério é alma do negócio. Algo que começou aqui, em Cloverfield: O Monstro. Sem revelar praticamente nada sobre o teor da trama, o realizador causou um ‘hype’ natural ao usar o ‘found foutage’ dentro de um novo e catastrófico contexto. O que está acontecendo¿ Terrorismo¿ Evento natural¿ Alienígenas¿ Com a cabeça da Estátua da Liberdade sendo arremessada, o trailer de Cloverfield se encerra praticamente nos obrigando a ir ao cinema e descobrir o que está por trás de tanta destruição.

7º Matrix (1999)



Um dos maiores fenômenos cult da história recente, Matrix precisou de alguns poucos minutos para causar impacto. E que impacto! Com um visual peculiar, uma proposta um tanto quanto anárquica e uma empolgante mistura de elementos, os então irmãos Watchovski causaram um frisson natural ao questionar a nossa perspectiva sobre o mundo em que vivemos. Com sequências de ação insanas, Keanu Reeves lutando Kung-Fu, “bullet-time”, câmera lenta e muita roupa de couro preta, o trailer de Matrix ajudou a pavimentar o conceito de ‘hype’, alcançando um público muito maior do que o esperado ao genuinamente instigar e surpreender o seu público.

6º Exterminador do Futuro 2 (1991)


Eu fico imaginando o impacto que o trailer de Exterminador do Futuro 2 causaria no público de hoje. Na era da Internet, da teorização sobre filmes, dos debates sobre um produto que nem chegou a ser exibido por completo. Com uma ousadia digna dos grandes, James Cameron subverteu o ‘status quo’ da sua série em alguns minutos ao revelar que o Exterminado agora estava “defendendo um novo time”. Sem medo de revelar demais, o diretor começou a causar impacto já no primeiro trailer, preparando o terreno para sabidamente uma das maiores e mais bem-sucedidas continuações da história do cinema pipoca.

5º A Bruxa de Blair (1999)


A garotada de hoje nunca vai saber o que foi o aterrorizante fenômeno A Bruxa de Blair. Numa época em que a Internet era para poucos, em que locadoras e VHS eram as nossas maiores fontes de informação cinematográfica, o trailer deste clássico do terror ‘found foutage’ causou um estardalhaço ao redor do mundo ao vender para o público uma história real. Sim meus amigos. Com um teor documental, uma abordagem crua e naturalmente assombrosa, o trailer ajudou a nos convencer de que estávamos assistindo algo que realmente aconteceu. O que, indiscutivelmente, só ampliou o ‘hype’ em torno do projeto. Não demorou muito para a verdade vir a tona, para descobrirmos que tudo não se passava de um “filme”, mas o fato é que nem essa informação diminuiu o impacto de A Bruxa de Blair.

4º Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)


Quando o saudoso Heath Ledger foi anunciado como o novo Coringa, os fãs mais intransigentes entraram em colapso. Foram seguidas ameaças, cartas de repúdio, abaixo assinados. Como, o loirinho de Dez Coisas que Odeio em Você, o galã de comédias românticas, poderia assumir um personagem tão perturbado¿ Christopher Nolan não se intimidou. Sabia o que estava fazendo. E fez questão de mostrar no teaser de Batman: O Cavaleiro das Trevas. Em menos de três minutos, Hedger era o Coringa. E ponto final. As discussões quase que cessaram. Sob a ferina perspectiva do antagonista, o trailer preparou com maestria o que estava por vir. Ledger, com uma transformação assombrosa, surge enfileirado frases de efeito, roubando totalmente os holofotes e concluindo com a frase que viria a marcar o melhor filme de super-heróis de todos os tempos.

3º 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968)


O trailer de 2001: Uma Odisseia no Espaço é um soco no estômago daqueles que acham que o cinema espetáculo nasceu dos anos 2000 para cá. Numa época em que o advento do CGI nem sonhava em existir, em que o homem sequer tinha pisado na lua, Stanley Kubrick nos levou para o espaço pela primeira vez no antológico trailer de 2001. Com efeitos práticos absurdos, um grau de realismo ainda hoje difícil de se comparar e o seu reconhecido virtuosismo técnico, o realizador causou uma inquietação impar ao longo menos de três minutos de prévia. O resultado é ainda hoje espetacular e instigante.

2º Mad Max: Estrada da Fúria (2015)


Quando o assunto é espetáculo visual, porém, poucos trailers causaram um impacto semelhante ao conseguido por Mad Max: Estrada da Fúria. Do alto dos seus 70 anos, George Miller resgatou a sua cultuada franquia do “esquecimento” com um trailer melhor do que muitos filmes lançados recentemente. Com efeitos práticos insanos, pouquíssimas revelações sobre o enredo e uma trilha sonora poderosa, a prévia causou um efeito ímpar e ajudou a transformar o longa num daqueles capítulos raros dentro do cinema de ação contemporâneo.

1º Alien: O Oitavo Passageiro (1979)


O primeiro lugar não poderia ser de outro. O que Ridley Scott fez no primeiro trailer de Alien: O Oitavo Passageiro é inigualável. Sem grandes revelações, firulas ou trucagem de qualquer tipo, ele realça o terror em sua forma mais pura, mais assustadora, culminando numa das melhores frases de divulgação de um filme. “No espaço ninguém pode ouvir você gritar! ”. Genial.

Menções Honrosas

- Blade Runner 2049 (2017)


Outro belo exemplo de como se resgatar uma icônica marca cinematográfica de maneira reverente, impactante, mas inquestionavelmente autoral. Um trailer exemplar para uma continuação exemplar.

- Fúria de Titãs (2010)



Você gosta dos trailers que sincronizam a trilha com a ação? Do tipo Esquadrão Suicida? Caso a resposta seja positiva, um dos responsáveis foi o épico Fúria de Titãs. Embora o filme em si seja apenas divertido, o impactante trailer trouxe o melhor do CGI da sua época para reproduzir alguns dos mais populares personagens da mitologia grega. Com ritmo, um visual impressionante e uma épica trilha sonora, o trailer de Fúrias de Titãs é ainda hoje memorável e explica o sucesso comercial do longa.  

- Onde Vivem os Monstros (2009)


Hoje é bem comum ver trailers embalado por canções pop. Em muitos, aliás, a alma do negócio está na canção escolhida. Guardiões da Galáxia, por exemplo, viu o seu status ser reforçado graças a malemolência do ‘hit’ Hooked on a Feeling. Um dos precursores foi o marcante trailer de Onde Vivem os Monstros. Ao som da banda Arcade Fire, o diretor Spike Jonze encontrou a música perfeita para embalar a revigorante prévia, criando um teaser trailer indiscutivelmente fascinante.

- Watchmen (2009)


Por falar em diretores que sabem fazer um grande trailer, Zack Snyder se colocou entre os gigantes de Hollywood com o denso Wacthman. Um filme de super-herói adulto que, dentre os seus muitos predicados, ajudou a popularizar um conceito de trailer que se tornaria muito popular. Com uma trilha sonora pop, uma compilação de sequências plásticas e o seu conhecido visual soturno, Snyder rompeu com o épico ao entregar um material mais sujo, mais urbano, mais moderno. Uma prévia tão forte quanto o filme em si.

Nenhum comentário: