sábado, 19 de outubro de 2013

Top 10 (Biografias adaptadas)

E neste fim de semana chegou aos cinemas Diana, mais uma esperada cinebiografia dirigida por Oliver Hirschbiegel, que narra a vida da eterna Lady Di e o seu relacionamento com o cirurgião paquistanês Hasnat Khan. A crítica tem questionado bastante o longa, mas a atuação de Naomi Watts vem sendo extremamente elogiada, principalmente pela semelhança física com Diana. Em 2013 tivemos também Rush: No Limte da emoção, outra cinebiografia que contou as histórias dos pilotos da Fórmula 1 James Hunt e Niki Lauda. Um ótimo filme, com grandes atuações de Chris Hemsworth e Daniel Bruhl. Em homenagem a esses lançamentos, resolvi listar aqui no Cinemaniac as dez melhores Cinebiografias do Cinema. Confira abaixo.

10 º  Ray - 2004


"E começo a lista com uma incrível atuação de Jamie Foxx, na pele do grande cantor Ray Charles. Dirigido por Taylor Hackford, o filme foi uma excelente obra que conseguiu levar de forma expressiva toda a carreira e as polêmicas envolvendo Ray. Escolhi esse filme pela grande atuação de Foxx, que toca realmente piano em todo o filme, e que usou uma espécie de prótese que o deixava cego. Fato é que Jamie Foxx teve talvez a melhor interpretação de sua carreira, e acabou ganhando o Oscar de Melhor Atuação pelo longa. 

9º O Discurso do Rei - 2010


"Um dos filmes mais carismáticos dos últimos anos, O Discurso do Rei é a prova viva que uma história  -teoricamente - pouco interessante, pode ganhar grande proporção quando bem realizada. Dirigida por Tom Hooper, o longa narra a ascensão do rei George VI, um nobre gago que teve que curar a sua dificuldade na fala para assumir o trono de forma repentina. Para isso ele conta com a ajuda do excêntrico fonoaudiólogo Lionel Logue. Com grandes atuações, incluindo as de Colin Firth e Geofrey Rush, o longa foi uma das mais elogiadas cinebiografias. O filme, que teve o aval da família real, ganhou nada mais do que o Oscar de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Original e Melhor Ator, para Colin Firth. "

8º O Aviador - 2004


"Com um Leonardo DiCaprio insano, o experiente diretor Martin Scorsese conseguiu em O Aviador um complexo retrato sobre a vida e a obra de Howard Hughes, um dos grandes nomes da aviação norte-americana. Uma das cinebiografias mais completas que já vi, ganhadora de cinco Oscars, incluindo Melhor Atriz Coadjuvante (Cate Blanchett), Melhor Edição, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte e Melhor Figurino. Retrata bem não só a personalidade de Hughes, como também todos os seus feitos para a aviação."

7º Nascido em 4 de Julho - 1989


"Dirigido por Oliver Stone, Nascido em 4 de Julho narra com primor toda a incrível jornada do ativista político Ron Kovic, um exacerbado militar que após os traumas da guerra do Vietnã decidiu mudar o seu engajamento dentro da politica local. Na melhor atuação de Tom Cruise, Oliver Stone consegue conduzir um dos melhores filmes sobre a guerra do Vietnã e um marco no cinema político. Stone, aliás, ganhou o Oscar de Melhor Direção."

6º  Piaf - 2007


"Somente a atuação da atriz Marion Cotillard já seria suficiente para Piaf - Um Hino ao Amor, figurar nesta lista. Como se não bastasse isso, o longa dirigido por Olivier Dahan é impressionante ao relatar todo o drama envolvendo a carreira e a vida pessoal de Edith Piaf. Com todo um processo incrível de maquiagem, que durava quase cinco horas por dia, Marion conseguiu levar para as telas toda a densidade desse grande nome da música mundial. Merecidamente ganhou o Oscar de Melhor Atuação e o filme faturou ainda o prêmio de melhor Maquiagem."

5º Chaplin - 1992


"E um dos maiores realizadores que o cinema já viu, merecia ter uma cinebiografia à sua altura. Dirigido por Richard Attenborough, Chaplin é sim um longa do tamanho dessa grande estrela que foi Charles Chaplin. Com uma atuação impactante do - ainda - jovem Robert Downey Jr, o longa narra com equilíbrio tanto a vida pessoal, como também o lado profissional de Chaplin. Já tive a oportunidade de ler algumas obras sobre ele, e fiquei impressionado como Attenborough conseguiu reunir tudo em apenas um filme. Apesar desse êxito, Chaplin não recebeu nenhum Oscar. Fato que, aliás, coincide com a carreira do próprio ator e diretor, que só foi ganhar um prêmio da academia já no final de sua vida, no ano de 1972. Um Oscar honorário por todo o trabalho de sua grande carreira."

4º Ed Wood - 1995


"Talvez uma das ideias mais originais já concebidas dentro do cinema tenha sido essa cinebiografia sobre a carreira do diretor Ed Wood, que na década de 1950 e 1960 ficou conhecido como o pior diretor de todos os tempos. Coube então ao sempre criativo Tim Burton a missão de comandar um filme sobre esse personagem, e o resultado é fantástico. Com Johnny Depp inspirado, Burton mostrou com primor todo o estilo inusitado de filmar do diretor, que ficou conhecido por filmes como Plano 9 do Espaço Sideral, A Noiva do Monstro e Glen ou Glenda. O filme acabou sendo aclamado por público e crítica, e rendeu dois Oscars, o de melhor maquiagem e o de melhor ator coadjuvante, para Martin Landau, brilhante como Bela Lugosi. Um filme altamente divertido, que acabou dando nova vida para o "incompreendido" diretor Edward D. Wood Jr. "

3º Lawrence da Arábia - 1962


"Já não é a primeira vez que esse filme entra em um Top 10 aqui no Cinemaniac. Com quase 3 h e 30 de duração, Lawrence das Árabias é um grande épico, mas também uma grande cinebiografia. O longa narra a história do Tenente Coronel do exército britânico T.E Lawrence, uma importante figura para a união das tribos árabes. Com grande atuação de Peter O'Toole, Lawrence das Arábias é um filme único. Não é por menos que esse inesquecível épico faturou 7 Oscars, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor - David Lean, Melhor Fotografia e Direção de Arte. Um clássico. "

2º Coração Valente - 1995



"Por falar em épico, não podia deixar de fora a história do escocês William Wallace, uma das figuras responsáveis pela independência da Escócia. Dirigido e estrelado por Mel Gibson, Coração Valente é ainda hoje um dos exemplos dos melhores filmes dentro do gênero Épico. Faturou cinco prêmios da Academia de Cinema, incluindo Melhor Filme, Diretor e Fotografia. 

1º A Lista de Schindler - 1993



"Um dos melhores filmes de todos os tempos é também o melhor exemplo de uma cinebiografia. Dirigido por Steven Spielberg, em preto e branco, o longa narra a incrível história do empresário alemão Oskar Schindler, que teve participação fundamental no resgaste de vários judeus. Um personagem complexo, com ligações com o nazismo, que acabou sendo responsável por salvar mais de mil prisioneiros judeus. Grande atuação de Liam Neeson, uma grande trama, e um resultado final marcante. Uma história que o mundo precisava conhecer. Ganhador de 7 Oscars, incluindo Melhor Filme, Diretor, Roteiro e Trilha Sonora."

Menções Honrosas

O Palhaço que Não Ri - 1957

"Donald O'Connor está incrível como Buster Keaton."














O Último Rei da Escócia - 2006

"Uma abordagem original sobre a história do ditador Idi Amin."


Johnny e June - 2005

"Joaquin Phoenix está incrível como Johnny Cash."














Capote - 2005

"Um filme compatível a importância de Thruman Capote.


A Fera do Rock - 1989

"Uma das minhas cinebiografias prediletas."

E ai gostaram do Top 10. Deixem os seus comentários !!!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...