quinta-feira, 15 de abril de 2010

Cinemaniac Indica (Uma Noite Fora de Série)

Uma Noite fora de Série é aquele tipíco filme que faz até mau-humorado dar algumas gargalhadas. Com excelentes e criativas gags, um ótimo elenco e um roteiro que não subestima a inteligência do espectador, o longa dirigido por Shawn Levy (Uma Noite no Museu) se torna uma ótima diversão para todas as idades. Explorando todo o talento da dupla de comediantes Steve Carell (O Virgem de 40 Anos e Agente 86) e Tina Fey (do seriado 30 Rock e Uma Mãe para o meu Bebê), o longa aproveita muito bem a química entre os dois e ainda brinca, de maneira realmente interessante, com muitas das rotinas de um casal comum.

Aliás, este é o grande mote que faz o longa deixar de ser um amontoado de piadas, recurso a qual muitos filmes do gênero tem aderido, para ser uma boa e eficiente comédia. Com um roteiro bem conduzido, mérito para a direção sóbria de Levy, o filme conta a história do casal Phill e Claire Foster, duas pessoas que já viram a sua vida particular virar rotina. Enquanto todos a sua volta parecem apaixonados, os dois levam a vida da "casa para o trabalho" e ainda tem que cuidar dos dois filhos, que as cinco da matina já querem tomar o seu café da manhã. A vida pessoal dos dois parecia inexistente, até que Phill tem a empolgante ideia de sair para jantar num dos restaurantes mais caros e disputados da cidade. Tudo parecia correr bem, até que os dois são impedidos de praticar a refeição noturna, pois o restaurante já estava cheio. Numa atitude surpreendente, e completamente fora da rotina deles, os dois resolvem assumir a indentidade de um outro casal para, finalmente, conseguir jantar no restaurante e dar uma guinada na relação. O que parecia uma simples e inocente atitude, acaba se tornando uma grande confusão, que transformará a vida do casal.

Com base nesta história, o roteiro empolga pela forma como se desenvolve. Repleto de ótimas sacadas e destacando todo o humor na rotina do casal, Uma Noite Fora de Série diverte sem abusar dosclichês e das repetições comuns no gênero. O longa explora algumas situações comuns na vida do casal, sem tender ao drama, ou a situações que fujam ao principal objetivo do filme, que é divertir o espectador. Apoiado pelo belo elenco, a trama se desenrola de maneira suave e interessante, mantendo o climax até os minutos finais, sem grandes absurdos e/ou "invencionices". Afinal, apesar de estarem em fuga, os dois ainda eram um simples e corriqueiro casal norte-americano. Como se não bastassem as ótimas piadas que o roteiro produz, as gags visuais tambem são ótimas. A cena do lago é realmente sensacional, assim como a sequência final, que não revelo aqui para não estragar a surpresa. Além disto, o filme apresentas ótimas e bem humoradas sequências de ação, muito bem idealizadas pela direção.

Se o roteiro é um diferencial, o elenco é o grande chamariz do filme. Steve Carell é um dos melhores comediantes da atualidade. Por si só, já traria um grande públcio ao filme. Mas é a parceria com Tina Fey, que transforma Uma Noite Fora de Série em uma diversão diferenciada. A dupla mostra uma química invejável, caprichando nas piadas, que cheias de improvisos conquistam o espectador desde as primeiras cenas. A dupla mostra toda a usual irreverência, já conhecida nos seriados 30 Rock e The Office, garantindo ótimas gargalhadas. Além dos dois, o filme tem o grande mérito de investir em coadjuvantes de luxo, as atuações de James Franco (Flyboys e Homem Aranha), Taraji P. Heinson (O Curioso Caso de Benjamin Button) e J.B Smoove (A Herança de MrDeeds), apesar de pequenas, são hilárias. Somado a eles o filme ainda traz Mark Wahlberg (Quatro Irmãos), Mark Ruffalo (Ensaio sobre a Cegueira), William Flitchner (Falcão Negro em Perigo) e Ray Liotta (Revolver).

Enfim, Uma Noite Fora de Série consegue cumprir aquilo que desde a escalação do elenco se propunha a fazer: levar diversão ao espectador. Com um elenco afinado, apoiado pelo carisma de Carrel e Fay, o longa arranca gargalhadas com a mesma faciliadade que se desenrola. Sem dúvidas, serão 90 min bem aproveitados, através de uma comédia bastante envolvente e simples, que facilmente conquistará o espectador.

Por que assistir ?

- Pelo ótimo casal protagonizado entre Tina Fey e Steve Carell.
- Pelo bom elenco de apoio, que protagoniza ótimas e hilárias cenas.
- Pelo bom andamento da trama, que não subestima a inteligência do espectador.

5 comentários:

Nekas disse...

Não sei o que esperar do filme. Pelo o que tu dizes, parece ser divertido e a química do casal convence...

Abraço
Cinema as my World

Amanda Aouad disse...

Com certeza o chamariz do filme é a dupla de humoristas, juntos pela primeira vez e engraçados como sempre.
Mas, o roteiro também me surpreendeu por não ser uma amotoado de cenas para justificar piadas. Tem uma boa construção.

pseudo-autor disse...

Como disse agora há pouco em outro blog, fui ver sem compromisso e saí surpreso ao final da projeção. Steve Carrell e Tina Fey afinadíssimos! Mais um bom trabalho do Shawn Levy. E depois tem gente que exalta aquelas porcarias cômicas que o Judd Apatow faz. Fala sério!

Cultura? O lugar é aqui:
http://culturaexmachina.blogspot.com

Cristiano Contreiras disse...

Eu não vi, apenas o trailer, parece ser divertido até.

Muito bom seu blog, cada vez mais, abs

thicarvalho disse...

Nekas, assista pq tenho praticamente certeza q tu vai gostar. É uma obra super divertida, com conteúdo, e ação de qualidade. Vale o ingersso. Abraços Nekas.

Amanda concordei plenamente qnd li o seu texto. òtimo filme que não subestima o espctador. Sem dúvidas a dupla foi ótima e deixa aquele gosto de quero mais. Abração Amanda e volte sempre.

Pseudo-autor, a dupla etsa relmente afinadissima. Qnd assisti ao trailer do longa e me escancarei de rir, já criei uma expectativa qnt ao filme e elas foram completamente satisfeitas. Só discordo de vc qnt ao Apatow. Acho um dos melhores do gênero na atualidade. Ligeiramente Grávidos e o Virgem de 40 anos, tb com Carell, são excelentes. Seja bem vindo, espero q volte outras vezes.

Cristiano, é muito divertido sim. É aquele filme que faz rir, sem esforço. Mto obrigado pelos elogios. saiba q o seu blog, tb é excelente e que apesar de não comentar mto, vira e mexe apareçoi por lá. Vou add na minha lista de blogs. Grande abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...