quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Cinemaniac Indica (Leões e Cordeiros)

Dirigido por Robert Redford, Leões e Cordeiros é uma mensagem politica bem realizada, que deixa claro toda a ineficiente estratégia de guerra do governo George W. Bush. Como sempre politizado, Redford dá show em um filme contido, intenso e emocionante, que conquista o espectador, que procura entender todo o panorama vivido pelos EUA em 2007, que não só matou milhares de jovens, como também trouxe sérios problemas ecônomicos para todo o país.

Diferente de filmes do gênero, que mostram apenas os bastidores do conflito e as mazelas que uma guerra tráz para toda uma geração, Redford tenta mostrar todo o conflito e o contexto politico norte-americano, sobre pontos de vistas diferentes. Se apoiando num ótimo elenco, com grandes atuações de Tom Cruise, Meryl Streep, Michael Pena e do próprio Robert Redford, o filme destaca a questão sobre o ponto de vista de um professor universitário (Redford), um politico influente (Cruise), uma jornalista conceituada (Streep) e dois jovens em meio as novas táticas de guerra (Peña e Derek Luke).

Com esta opção, Redford consegue mostrar de forma clara, toda a inefciência do conflito e como a guerra influência toda a rotina de vida da população, seja direta ou indiretamente. Se apoiando em excelentes diálogos, a trama passa de maneira eficiente e prende o espectador mostrando as diversas facetas de um mesmo conflito. Todas as conversas entre o professor e o seu aluno prodígio (Andrew Garfield), mostram as opiniões implicitas do diretor, que sem dúvidas, tem bastante fundamento. Além disto, graças as grandes atuações, o filme é bastante intenso, conseguindo não só prender a atenção do espectador, como também abrir os olhos para uma realidade que muitos preferem não enxergar. Ou seja, além de boa diversão, é um filme cativante e engajado, como poucos conseguriam nas últimas décadas. Não deixem de assistir.

3 comentários:

Rof disse...

Olá Thiago. Não assiti este longa mas ja imaginava que fosse realmente um filme digno de se investir algumas horas de meu ócio. Pretendo assistir - se tiver tempo, claro. rss.
Tbm tenho um blog que criei recentemente e creio que será de seu gosto. Lá posto Críticas, novidades sobre a sétima arte e por aí vai.
Acesse: www.rofmovies.blogspot.com
Um prazer meu caro, gostei do teu blog e quando tiver um tempo da uma olhada no meu. Abraço.

Hugo disse...

Considero um dos melhores filmes sobre o assunto: A política Bush de guerra.
Redford mostra bem todos os lados dentro dos EUA e como não só o governo como também a imprensa tem grande culpa no aliciamento de jovens para entrarem no exército usando o "patriotismo" como incentivo.

Um ótimo longa para quem gosta do assunto.

Até mais

thicarvalho disse...

Rof já olhei, e apesar do pouco tempo, smepre vou estar de olho. Vou favoritar ele por aqui. Veja sim, pq se trata de um grande trabalho.

Hugo vc disse tudo !!! O filme mostra mto bem todas as facetas da política do ex-governo Bush, de maneira bastante clara e corajosa. Resultado brilhante. Grande abraço e até mais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...