quarta-feira, 11 de novembro de 2015

A maquiagem e a mágica do "envelhecimento" no Cinema


Uma das principais estreias do próximo fim de semana, Aliança do Crime (confira a nossa opinião aqui) vem chamando a atenção pela transformação física do ator Johnny Depp. Interpretando o temido mafioso Whitey Bulger, o astro da franquia Piratas do Caribe surge em cena mais velho, careca e com olhos azuis, num incrível trabalho da equipe da maquiagem. Ele, no entanto, não foi o primeiro a passar por uma realística transformação. Ao longo dos últimos anos vários astros e estrelas de Hollywood "envelheceram" em cena graças aos milagres conseguidos com a maquiagem, nos brindando com trabalhos extremamente particulares. Como a maioria dos realizadores não tem a paciência de Richard Linklater, que em Boyhood - Da Infância à Adolescência acompanhou as mudanças físicas dos protagonistas ao longo de doze anos de filmagens, neste especial do Cinemaniac confira alguns dos atores e atrizes que tiveram de ganhar uns "aninhos a mais" com a maquiagem para darem vida a grandes personagens.

- Johnny Depp (Aliança do Crime - 2015)


Dando vida ao temido mafioso irlandês Whitey Bulger, que ao longo das décadas de 1970 e 1980 se torno um dos mais perigosos gangster da cidade de Boston ao compor uma inusitada parceria com o FBI. Visualmente, apesar do estranhamento inicial, o trabalho da equipe de maquiagem se mostra impecável, transformando completamente as feições de Depp.

- Steve Carell (Foxcatcher - 2015)



Reconhecido por seus personagens cômicos, Steve Carell garantiu uma indicação ao Oscar com a sua incrível transformação em Foxcatcher: Uma História que chocou o Mundo. Reproduzindo a história do milionário John Du pont, Carell ganhou uma aparência mais frágil, envelhecida e um nariz completamente diferente. Um baita trabalho da equipe de maquiagem, que inclusive levou um indicação ao Oscar deste ano.

- Robert Downey Jr. (Chaplin - 1992)



Responsável por interpretar o gênio Charlie Chaplin, Robert Downey Jr. passou por diversas fases da vida de um dos maiores criadores da sétima arte. Indo da juventude a velhice, o ator com então 27 anos se transformou por completo ao encarar a fase mais envelhecida de Chaplin. O resultado como um todo foi fantástico e garantiu uma indicação ao Oscar para o carismático ator.

- Jared Leto (Sr. Ninguém - 2009)



Acostumado a enormes transformações, vide o nosso especial sobre os atores que se submeteram ao "efeito sanfona", Jared Leto teve que "envelhecer" com a ajuda da maquiagem para estrelar o cultuado Sr. Ninguém. Na trama, Leto dá vida a um homem com 118 anos, o último mortal em uma terra tomada por imortais.

- Josh Brolin (W - 2008)



Ainda que a semelhança física entre Josh Brolin e George W. Bush sejam perceptíveis, o trabalho da equipe de maquiagem em W. merece todos os elogios. No longa, Brolin interpreta os ex-presidente dos EUA, acompanhando a ascensão e a derrocada deste republicano convicto.

- Meryl Streep (A Dama de Ferro - 2011)



Quem também teve que dar uma envelhecida para interpretar uma icônica figura foi a experiente Meryl Streep. Em A Dama de Ferro, a premiada atriz se transformou visualmente ao interpretar a primeira ministra Margaret Tatcher. Um trabalho sutil e absolutamente realístico que rendeu a atriz uma das suas três estatuetas do Oscar.

- Julianne Moore (As Horas - 2002)



Aclamado pela crítica, As Horas nos apresentou a uma versão envelhecida da bela Julianne Moore. No longa, dirigido por Stephen Daldry, três mulheres em tempos distintos são ligadas pelo livro "Mrs. Dalloway". Aos 40 anos, a atriz se saiu muito bem ao dar vida a uma personagens vários anos mais velha, conseguindo uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante.

- Tilda Swinton (O Grande Hotel Budapeste - 2014)



Essa é fantástica. Acostumada aos tipos excêntricos, Tilda Swinton mudou completamente a sua aparência no magnífico O Grande Hotel Budapeste. Interpretando uma idosa, a atriz inglesa roubou a cena ao longo do primeiro ato, evidenciando o absurdo trabalho da equipe de maquiagem. Prova disso é que o longa dirigido pelo cultuado Wes Anderson levou quatro estatuetas do Oscar, incluindo ai o prêmio de Melhor Maquiagem.

- Cate Blanchett (O Curioso Caso de Benjamin Button - 2008)



Numa mistura de efeitos especiais e maquiagem prática, O Curioso Caso de Benjamin Button promoveu uma metamorfose nos dois protagonistas. Vencedor do Oscar de Melhor Maquiagem, o longa dirigido por David Fincher caprichou no envelhecimento da atriz Cate Blanchett, que surge em cena com uma aparência absolutamente verossímil.

- Kate Winslet (O Leitor - 2008)



Inspirado numa história real, Kate Winslet levou o Oscar de Melhor Atriz ao dar vida a uma nazista no drama O Leitor. Como se não bastasse a estupenda atuação desta talentosa atriz, o diretor Stephen Daldry contou ainda com um belíssimo trabalho da equipe de maquiagem, impecável ao construir o "envelhecimento" da protagonista.

- Brad Pitt (O Curioso Caso de Benjamin Button - 2008)



Assim como Blanchett, Brad Pitt também ganhou uma aparência mais envelhecida ao interpretado o exótico Benjamin Button. Na pele de um homem que nasceu velho e foi rejuvenescendo ao longo da vida, Pitt passou por um misto de maquiagem e efeitos especiais ao compor este inusitado personagem. O resultado foi digno dos melhores elogios.

- Dustin Hoffman (O Pequeno Grande Homem - 1970)



Talvez um dos trabalhos mais espetaculares desta lista, Dustin Hoffman deu vida a um idoso de 121 anos no faroeste O Pequeno Grande Homem. Narrando a história do centenário Jack Crabb, o longa apostou numa pesada maquiagem ao compor a envelhecida aparência de Hoffman. Um belo trabalho do aclamado maquiador Dick Smith, responsável por trabalhos em longas como O Poderoso Chefão, Amadeus e Fome de Viver.

- Russel Crowe (Uma Mente Brilhante - 2001)



Interpretando o aclamado matemático John Forbes Nash, Russel Crowe foi mais um a envelhecer em cena no elogiado Uma Mente Brilhante. Vencedor do Oscar de Melhor Filme, o longa acompanhou as muitas etapas da vida desta celebrada figura, incluindo a sua própria velhice.

- Marlon Brando (O Poderoso Chefão - 1972)



Marlon Brando já não era mais nenhum "garoto" quando foi escalado para interpretar o icônico Don Corleone no fantástico O Poderoso Chefão. A maquiagem utilizada pelo ator, no entanto, foi fundamental para a construção do envelhecido personagem, um temido mafioso ameaçado pela nova geração de gangsters. Num trabalho primoroso, Brando fez da maquiagem um poderoso aliado, transformando o mafioso num dos seus personagens mais celebrados.

- David Bowie (Fome de Viver - 1983)



O camaleão do rock brilhou também no cinema no cultuado Fome de Viver. Interpretando um músico vampiro que repentinamente começa a experimentar o envelhecimento, David Bowie se submeteu a uma pesada maquiagem, se modificando por completo ao dar vida a versão mais velha do seu personagem.

- Michele Pfeiffer (Stardust - 2007)



Numa missão realmente complicada, a equipe de maquiagem conseguiu deixar a talentosa Michele Pfeiffer horrorosa na aventura Stardust: O Mistério da Estrela. Dando vida a uma bruxa que precisa do pó de uma estrela para manter a sua juventude, a atriz envelheceu em cena por diversas vezes, ganhando uma aparência completamente.

Elizabeth Mitchell (Alta Frequência - 2000)



Talvez o menos conhecido filme da lista, Alta Frequência é um daqueles títulos subestimados envolvendo as viagens no tempo. No longa, estrelado por Denis Quaid, pai e filho se comunicam em tempos distintos através de um rádio amador. Neste cenário, a atriz Elizabeth Mitchell foi da juventude à velhice de maneira extremamente natural, num primoroso trabalho da equipe de maquiadores. 

Embeth Davidtz (O Homem Bicentenário - 2000)



Acompanhando a jornada de um robô que queria se tornar um humano, o "agridoce" O Homem Bicentenário nos brindou também com um interessante trabalho no que diz respeito a maquiagem. Principalmente na atriz Embeth Davidtz, que envelheceu em cena ao lado do ser robótico interpretado pelo saudoso Robin Williams.


- Leonardo DiCaprio (J. Edgar - 2011)



Interpretando a grande mente por trás do FBI, Leonardo DiCaprio teve que se submeter a uma pesada maquiagem para dar vida ao Diretor J. Edgar Hoover. Ainda que em alguns momentos a expressividade de DiCaprio tenha ficado comprometida, a caracterização do personagem ficou impecável, principalmente em sua fase mais envelhecida.

- Orson Welles (Cidadão Kane - 1941)



Aos 25 anos, Orson Welles dirigiu e estrelou o ousado Cidadão Kane. Dando vida ao magnata da comunicação Charles Foster Kane, Welles impressionou ao explorar diversas fases da vida deste icônico personagem. Apostando numa maquiagem realística, o envelhecimento do ator se tornou um dos grandes chamariz do longa, numa opção pouco utilizada na época.

Vale Lembrar: Michael J. Fox (De Volta para o Futuro 2), Carla Gugino (Watchmen), Eddie Murphy (Professor Aloprado), Adam Sandler (Click), Winona Ryder (Edward: Mãos de Tesoura) e Johnny Knoxville (Vovô sem Vergonha). 

Aproveitando o tema, confira também o nosso especial sobre os atores que brilharam mesmo escondidos por próteses, maquiagens e efeitos digitais. 

3 comentários:

Hugo disse...

Já assisti "Aliança do Crime" e além do visual envelhecido, Johnny Depp capricha com uma sinistra voz para compor o assustador personagem.

Abraço

thicarvalho disse...

Realmente Hugo, assisti também e ele é o principal destaque do longa. Finalmente de volta as boas atuações. Abs.

Desembaraçado disse...

Nossa, vi alguns e fiquei curiosa pra ver todos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...