quinta-feira, 3 de abril de 2014

Top 10 (Russell Crowe)


Nesta quinta-feira chega aos cinemas Noé, uma maiores produções deste ano de 2014. Dirigido por Darren Aronofsky (Cisne Negro), o longa apresentará o talentoso Russell Crowe como o emblemático personagem bíblico Noé. Esse ano, aliás, vem sendo muito especial para o ator australiano, já que ele completará 50 anos no próximo dia 7 de abril. E para homenagear Russell Crowe, o Cinemaniac apresentará uma lista de dez filmes que comprovam o porquê do ator ser considerado um dos melhores da atualidade.

10) Intrigas do Estado (2009) - 7,2 IMDB \ 84% Rotten Tomatoes \ 64\100 Metascore


E começamos esta lista com o envolvente Intrigas do Estado, um thriller político protagonizado por Crowe e Ben Affleck. Na trama, o ator australiano vive um experiente jornalista que acaba assumindo uma reportagem envolvendo um poderoso congressista, vivido por Affleck, em meio a uma conspiração. Dirigido por Kevin Macdonald (O Último Rei da Escócia), o longa traz ainda no elenco a bela Rachel McAdams (Sherlock Holmes), Jason Bateman (O Reino), Hellen Mirren (A Rainha) e Viola Davis (Histórias Cruzadas). 

9) Mestre dos Mares: O Lado mais Distante do Mundo (2003) - 7,4 IMDB \ 85% Rotten Tomatoes \ 81\100 Metascore 


Embalado pelo sucesso de Gladiador, outra presença certa nesta lista, Russel Crowe acabou protagonizando o épico Mestre dos Mares. Dirigido pelo experiente Peter Weir (O Show de Thruman), o longa narra a história do Capitão da marinha Britânica Jack Aubrey (Russell Crowe).  Um oficial que se coloca em meio a um grande dilema ao ser atacado por uma embarcação francesa de Napoleão Bonaparte. Contando com um elenco recheado de caras novas, que trazia o ainda desconhecido Paul Bettany (O Código DaVinci), Crowe chamou a responsabilidade e não decepcionou. Conseguiu liderar um empolgante filme sobre batalhas marítimas. 

8) Rede de Mentiras (2008) - 7,1 IMDB \ 54% Rotten Tomatoes \ 57\100 Metascore


E um das parcerias atuais mais interessantes em Hollywood, sem dúvidas, é a de Russel Crowe e o diretor Ridley Scott. Ainda que a crítica especializada tenha questionado o longa, o suspense de guerra estrelado por Leonardo DiCaprio e Russell Crowe é um dos meus trabalhos prediletos desta lista. Na trama, DiCaprio vive um agente do Serviço Secreto em missão contra um perigoso terrorista. Em território inimigo, o seu único contato é o agente da CIA Ed Hoffman (Russell Crowe). Lá, no entanto, o agente acaba descobrindo que, em território inimigo, confiar em alguém se torna um grande perigo. 

7) A Luta pela Esperança (2005) - 8,0 IMDB \ 80% Rotten Tomatoes \ 69\100 Metascore


Apostando em uma edificante história real, Russel Crowe tem um de seus mais intensos desempenhos em A Luta pela Esperança. Dirigido por Ron Howard (Rush - No Limite da Emoção), o longa apresenta a incrível vida do pugilista Jim Braddock (Crowe). Um mediano boxeador que, em meio ao auge da grande depressão, luta para manter a sua esposa (Renée Zellweger) e seus filhos. Demitido do seu emprego, Jim decide voltar ao mundo do boxe e acaba construindo uma vitoriosa carreira. Com um excelente trabalho de Howard, A Luta pela Esperança traz ainda os grandes desempenhos de Paul Giamatti (Rock of Ages), Renée Zellweger (Eu, eu mesmo e Irene) e do surpreendente Craig Bierko (Os Três Patetas). 

6) Os Indomáveis - 7,8 IMDB \ 88% Rotten Tomatoes \ 76\100 Metascore




Apesar da queda do gênero Western, um dos melhores trabalhos recentes dentro deste gênero é Os Indomáveis. Dirigido por James Mangold (Wolverine - O Imortal), o longa protagonizado por Russel Crowe, Christian Bale e Logan Lerman, foi muito bem aceito pela crítica, mas não comoveu muito o público. Na trama, Crowe vive o temido fora da lei Ben Wade, que acaba preso pela policia local após um assalto. No entanto, para que a prisão fosse consolidada, Ben teria de ser conduzido até uma distante estação de trem. Ciente da dificuldade, a policia oferece uma alta recompensa para quem conduzir o criminoso. É ai que aparece o fazendeiro Dan (Christian Bale), um homem com problemas financeiros que se oferece para missão. Ao lado de seu filho William (Lerman) Dan inicia a missão, sem saber que um grupo de parceiros do fora da lei se prepara para uma emboscada. Apostando em um elenco recheado de bons nomes, como os de Ben Foster, Alan Tudyk e do experiente Peter Fonda, Os Indomáveis é um dos mais subestimados filmes na carreira de Crowe.

5) O Gangster (2007) - 7,8 IMDB \ 80% Rotten Tomatoes \ 76\100 Metascore




Dividindo o protagonismo com o ótimo Denzel Washigton, Russell Crowe tem grande destaque também em O Gangster, um dos cinco longas realizados em parceria com o diretor Ridley Scott. Narrando a história real do mafioso Frank Lucas (Washington), a obra conta a ascensão e queda deste criminoso, que acabou se tornando um dos principais inimigos da policia dos EUA. Incluindo o detetive Richie Roberts (Crowe), que acaba se tornando o grande perseguidor de Lucas. Com um excelente trabalho de direção de arte, chama a atenção o contraste entre as duas figuras centrais deste longa. Enquanto o "criminoso" Frank Lucas era um mafioso sofisticado, sempre bem trajado, que prezava a sua família, Richie é um homem com problemas pessoais, separado, que cultiva uma aparência desleixada. Esse contraste funciona muito bem em cena, assim como o competente elenco de apoio, que apresenta nomes como Chiwetel Ejiofor (12 Anos de Escravidão), Josh Brolin (Onde os Fracos Não tem Vez), John Hawkes (As Sessões), Ruby Dee (Febre da Selva) e Cuba Gooding Jr (Jerry Maguire - A Grande Virada). Um dos bons filmes de gangster da última década.

4) Los Angeles - Cidade Proibida (1997) - 8,3 IMDB \ 99% Rotten Tomatoes \ 90\100 Metascore


Um dos primeiros grandes trabalhos internacionais de Russell Crowe, Los Angeles Cidade Proibida é um dos mais premiados filmes da carreira do ator. Vencedor de dois Oscar, Melhor Roteiro e Melhor Atriz Coadjuvante (Kim Bassinger), o longa dirigido por Curtis Hanson narra a história de três policiais. O turrão e violento Bud (Russel Crowe), o certinho e pragmático Edmund (Guy Pearce) e o fanfarrão e midiático Jack (Kevin Spacey). O trio acaba enfrentando uma trama de conspiração e corrupção policial ligadas a um esquema de prostitutas de luxo, no qual cada uma delas personifica uma estrela de cinema. Incluindo ai a bela Lynn (Kim Bassinger), que se envolve com Bud. Com uma trama extremamente envolvente, repleta de interessantes viradas, Los Angeles - Cidade Proibida alçou a carreira de Crowe a um novo patamar. 

3) O Informante (1999) - 7,9 IMDB \ 96% Rotten Tomatoes \ 84\100 Metascore




Indicado a sete Oscar, incluindo Melhor Filme, O Informante representou a primeira indicação para Russel Crowe. Dirigido por Michael Mann, o longa é um intenso suspense político sobre a indústria do tabaco. Na trama, Crowe vive Jeffrey, um ex-vice presidente de uma empresa do ramo tabagista que decide conceder uma polêmica entrevista ao produtor da CBS Lowell Bergman (Al Pacino). Nessa entrevista, Jeffrey confirma que as empresas sabiam da nocividade do cigarro e que adicionavam mais elementos químicos para aumentar o vício de seus consumidores. Por questões politicas a entrevista acaba não sendo vinculada, o que coloca em risco a vida do ex-vice presidente e cria um grande dilema para o experiente produtor. Conduzido de forma primorosa pelo experiente Michael Mann, apesar das 2 h e 40 de duração, o longa tem um excelente ritmo. Graças, principalmente, ao primoroso roteiro e as ótimas atuações de Al Pacino, Russel Crowe e de Christopher Plummer.

2) Uma Mente de Brilhante (2001) - 8,2 IMDB \ 76% Rotten Tomatoes \ 72\100 Metascore




Vencedor de quatro Oscar, incluindo Melhor Filme e direção, Uma Mente Brilhante é mais uma das premiadas parcerias entre Russel Crowe e o diretor Ron Howard. Contracenando com a também vencedora do Oscar Jennifer Connely, que, aliás, estará em Noé, o longa narra a história de um genial matemático que aos 21 anos formulou um aclamado teorema. Porém, com o passar dos anos, ele acaba se tornando um homem atormentado pela esquizofrenia. Contando com um grande elenco, incluindo as presenças de Paul Bettany, Ed Harris, Cristopher Plummer e Josh Lucas, Uma Mente Brilhante é um daqueles trabalhos indispensáveis para o fã da Sétima Arte. 

1) Gladiador (2000) - 8,5 IMDB \ 76% Rotten Tomatoes \ 64\100 Metascore


Considerado um dos maiores épicos deste novo século, Gladiador representou o único Oscar de Melhor Ator na carreira de Russell Crowe. Dirigido por Ridley Scott, o longa faturou cinco estatuetas, sendo eleito o melhor filme pela Academia de Cinema. Na trama, Crowe vive o comandante das tropas romanas Maximus, braço direito do Imperador Marcus Aurelius (Richard Harris). Favorito para a sucessão, Maximus acaba causando inveja à Commodus (Joaquin Phoenix), filho do imperador interessado em assumir o trono. Ciente da fragilidade do pai, Commodus resolve conseguir o trono com as suas próprias mãos. Após uma série de ataques, ele chega ao poder e deixa Maximus entre a vida e a morte. Com desejo de vingança, Maximus se torna um gladiador e resolve arriscar a sua vida contra o novo imperador. Um grandioso filme, que não fica atrás dos maiores épicos já lançados. 

Menções Honrosas

- Um Bom Ano (2006) - 6,9 IMDB \ 25% Rotten Tomatoes \ 47\100 Metascore



Uma apaixonante comédia romântica que internacionalizou a estonteante Marion Cottilard.

- Rápida e Mortal (1994) - 6,4 IMDB \ 55% Rotten Tomatoes \ 49\100 Rápida e Mortal



Um divertido Western liderado por Sam Raimi e com bons desempenhos de Sharon Stone, do então novato Leonardo DiCaprio, do experiente Gene Hackman e de Russel Crowe.

- Os Miseráveis (2012) - 7,7 IMDB \ 70% Rotten Tomatoes \ 63\100 Metascore



Um belo musical liderado por Hugh Jackman e Russel Crowe

- 72 Horas (2010) - 7,4 IMDB \ 52% Rotten Tomatoes \ 52\100



Em meio a tantos descartáveis filmes de suspense, esse chama a atenção.

3 comentários:

Hugo disse...

Eu incluiria ainda o interessante "Skinheads - A Força Branca", um violento filme australiano que ele protagonizou no início dos anos noventa, antes de ficar famoso em Hollywood.

Abraço

thicarvalho disse...

Sem dúvidas é uma boa pedida. Eu preferi abrir mais espaço para os filmes dele em Hollywood, mas poderia sim estar na lista. Abs e estou sempre de olho lá no seu blog.

Saraldeira disse...

Meu preferida é Gladiador. Sempre achei o seu trabalho excepcional, é de admirar o profissionalismo deste ator, trabalha muito para se entregar em cada atuação o melhor, sempre supera seus papeis anteriores, o demonstrou o filme Dois Caras Legais um filme que se converteu em um dos meus preferidos. Ele se compromete com os seus personagens e sempre deixa uma grande sensação ao espectador.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...