domingo, 9 de novembro de 2014

Top 10 (Cenas pós-crédito)


Antes um recurso meramente complementar, as cenas pós-crédito tem se tornado cada vez mais importantes nas produções cinematográficas atuais. Como se não bastassem os filmes cada vez mais longos, os diretores tem guardado grandes surpresas e revelações para aquelas cenas que quase sempre passam despercebidas. Para agradar os fãs mais pacientes, os estúdios tem usado esse recurso para promover algumas piadas, para dar indícios de futuras sequências, ou, até mesmo, concluir a película que muitos acreditam ter se encerrado com o subir dos créditos. Hoje muito utilizado nos filmes de super-heróis, principalmente pela Marvel Studios, as cenas pós-crédito são também exploradas em longas de diversos outros gêneros. Em meio as polemicas envolvendo este recurso, principalmente após o diretor Christopher Nolan (Interstellar) ter vetado a utilização dele em O Homem de Aço, neste Top 10 Cinemaniac iremos conhecer algumas das mais legais utilizações das cenas pós-créditos. Portanto, a partir de agora, cuidado com os Spoilers.

10º A Perseguição (2012)

Estrelado por Liam Neeson, A Perseguição é uma daqueles bons filmes que passam despercebidos. Dirigido por Joe Carnahan (A Última Cartada), o longa traz Neeson como um misterioso atirador que sobrevive a um acidente de avião no Alasca. Ao lado de um pequeno grupo, que conta também com o competente Frank Grillo (Guerreiros), eles terão que lutar pela vida contra um grupo de famintos lobos. Cansado de correr pela vida, o longa chega ao seu grande clímax quando um dos sobreviventes decide enfrentar o líder desta alcateia. Sem querer revelar muito, de forma abrupta, os créditos sobem e ficamos embasbacados com a situação. Essa cena pós-crédito, no entanto, só contribui para o resultado final do longa. 



Baseado no personagem da revista Hellblazer, Constantine ganhou vida nos cinemas no longa dirigido pelo bom Francis Lawrence (Jogos Vorazes). Estrelado por Keanu Reeves e Rachel Weisz, o longa narra a história de um caçador de monstros que se vê ligado a um plano maléfico envolvendo o Anjo Gabriel (Tilda Swinton) e o purgatório na Terra. Contando também com o então jovem Shia Labeouf, o longa tem início, meio e fim bem construído. A cena pós-crédito, porém, é extremamente surpreendente e mostra o destino de um dos principais personagens da trama.

8º Kick Ass-2 (2013)

Sequência do ótimo Kick-Ass, o longa dirigido por Jeff Wadlow (Quebrando Regras) é mais um a fazer bom uso da cena pós-crédito. Novamente estrelado por Aaron Johnson e Chloe Moretz, com o reforço do sempre ótimo Jim Carrey, o longa traz as aventuras dos heróis Kick-Ass e Hit Girl contra o agora temido Motherfucker (Christopher Mintz-Plasse). Ainda que não tenha a mesma leveza do original, após muito sangue, explosão e violência, o público vai se surpreender com a última grande cena desta empolgante continuação. 

7º Thor (2011)

Primeiro filme da Marvel da lista, Thor foi um dos longas do estúdio que melhor se aproveitou deste recurso. Ao invés de apresentar novos personagens, a cena pós-crédito, já dirigida por Joss Whedondeixa o caminho aberto para a estreia do ótimo Os Vingadores. Apostando em revelar o futuro do principal vilão da franquia, essa cena merece figurar entre as dez mais cenas pós-créditos. 

6º Super 8 (2011)

Dirigido por J.J Abrams, Super 8 é uma daquelas surpresas que surgem de tempos e tempos. Possivelmente um dos futuros clássicos juvenis, tais como Os Goonies, Conta Comigo, e Os Garotos Perdidos, Super 8 mostra a reação de um pequeno grupo de jovens, entre eles a ótima Elle Fanning, diante uma invasão alienígena. Durante as filmagens de um pequeno longa amador, o grupo de carismáticas crianças passa a ser testemunha ocular de um evento que mudaria as suas vidas. Um dos grandes trabalhos da carreira deste elogiado realizador, que é encerrado com a exibição do tão aguardado curta-metragem dirigido pelos jovens. Uma grande sacada de J.J Abrams, que pode ser assistida acima. 

5º Piratas do Caribe: No Fim do Mundo (2007)

Capítulo final de uma das trilogias mais rentáveis de todos os tempos, Piratas do Caribe: No Fim do Mundo guarda uma grande surpresa para os fãs de Jack Sparrow, Will Turner e sua turma. Apesar das 2 h e 50 min de projeção, o diretor Gore Verbinski fez questão de deixar para o fim uma última grande cena envolvendo o casal interpretado por Orlando Bloom e Keira Knightley. Uma romântica passagem que diz muito sobre a situação do famoso capitão do navio Holandês Voador.

4º Wolverine - Imortal (2013)

Outra franquia a fazer bom uso das cenas pós-crédito e a FOX e os seus X-Men's. Abrindo espaço para o eficiente X-Men Dias de Um Futuro Esquecido, o diretor James Mangold fez a alegria dos fãs ao utilizar dois velhos personagens da franquia. Acrescentando muito para a sequência da saga mutante, essa cena pós-crédito entra no hall das que merecem um grande destaque. O gosto de quero mais, na verdade, é praticamente irresistível. 

3º X-Men 3: O Confronto Final (2008)

Seguindo a linha adotada pela franquia, me arrisco a dizer que a cena pós-crédito é quase melhor do que todo o longa dirigido por Brett Ratner. Considerado um dos mais contestados trabalhos da franquia, que coincidentemente marcou o afastamento de Bryan Singer da direção, o capítulo final da primeira trilogia X-Men foi encerrado com o fim prematuro de muitos personagens. Um deles, no entanto, reaparece bem antes do esperado na surpreendente última cena.

2º He-Man (1987)

Confesso que durante anos da minha infância fui aterrorizado por essa cena. Clássico vespertino recorrente na década de 1990, a contestada adaptação do desenho He-Man trouxe uma das mais célebres cenas pós-crédito. Dirigido por Gary Goddard, que não conseguiu ir muito longe após esse criticado trabalho, o longa estrelado por Dolph Lundgren e Frank Langella embalou os pesadelos infantis graças a sua última grande cena. Aliás, melhor do que boa parte do filme. Assista e bons sonhos. 

1º O Homem de Ferro (2008)


Apesar desse recurso já ter sido utilizado uma série de vezes no cinema, me arrisco a dizer que a cena pós-crédito de O Homem de Ferro é uma das mais relevantes da história. Primeiro longa da Marvel Studios a se tornar um grande blockbuster, Homem de Ferro significou o estopim para o estrondoso êxito comercial de toda a franquia. Abrindo caminho para a consagrada iniciativa Vingadores, o longa dirigido por Jon Favreau evidenciou que todo o sucesso da franquia já era friamente calculado pelo estúdio. Além de ser um dos melhores filmes de super-heróis de todos os tempos, Homem de Ferro é a aquele tipico trabalho que explica bem o sucesso do estúdio Marvel. Assista a cena que - talvez - tenha sido o grande estopim para todo o sucesso de Os Vingadores. E só esse fato, já explica a relevância desta única cena.

Menções Honrosas


Um dos maiores clássicos da comédia tem também uma das mais engraçadas cenas pós-crédito já realizadas. Essa não contém qualquer spoiler, mas só quem já tiver assistido o longa irá compreender. 


Após ser derrotado por Vince Vaughn e sua turma, o atlético personagem vivido por Ben Stiller mostra que vira e mexe os problemas com a balança podem voltar.


Já pensando nos telespectadores que ficam esperando uma cena pós-crédito, Ferris Buller mostra o seu estilo para convidar o espectador a se retirar da sala de cinema.


Sem dúvidas, a mais grandiosa cena pós-crédito já realizada na história do cinema.


O toque de genialidade da Pixar presente até na última cena.


Quem é esse tal de Dick Watson? Graças a cena pós-crédito nós saberemos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...