sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Confira os nossos favoritos ao Oscar 2014


Em pleno domingo de carnaval, as 11 da noite no horário de Brasília será realizada mais uma edição do Oscar. Realizada em Los Angeles, a cerimônia promete ser bastante disputada, principalmente em função da boa qualidade dos filmes selecionados. Apresentado por Ellen DeGeneres, o prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, sim esse é o nome da cerimônia, promete polarizar a disputa entre Gravidade e 12 Anos de Escravidão. Quem será que leva a melhor? Pela primeira vez, nestes quase seis anos de blog, assistimos a todos os nove filmes indicados ao Oscar. Confira a nossa opinião sobre os principais favoritos, na visão do Cinemaniac, ao Oscar 2014. Vamos tentar seguir a ordem da cerimônia, ou seja, das categorias mais técnicas para as mais decisivas. 

Melhores efeitos visuais


Gravidade
O Hobbit - A Desolação de Smaug
Homem de Ferro 3
O Cavaleiro Solitário
Star Trek - Além da Escuridão

"Não tenho dúvidas que Gravidade vai faturar todos os prêmios nos quesitos técnicos. Apesar dos excelentes trabalhos apresentados em O Hobbit e Star Trek, o que o diretor mexicano Alfonso Cuarón fez em Gravidade é indescritível. Um trabalho pioneiro, visionário, que é o favorito do Cinemaniac."

Melhor Mixagem de Som


Capitão Philips
Gravidade
O Hobbit - A Desolação de Smaug
Inside Llewin Davis: Balada de um homem comum
O Grande Herói

"Seguindo a categoria acima, todo o trabalho técnico apresentado em Gravidade beira a perfeição. Mais do que a estética visual, no entanto, o trabalho sonoro do filme é impactante. Lidando muito bem com questões físicas, e a impossibilidade do som se propagar no espaço, Gravidade é impecável nesta alternância entre sons espaciais. Favoritaço."

Melhor Edição de Som


Até o Fim
Capitão Philips
Gravidade
O Hobbit - A Desolação de Smaug
O Grande Herói

"Geralmente quem leva a categoria de cima, fatura essa também. São duas categorias bem específicas, e por isso pode acontecer surpresas. Mas Gravidade é amplamente favorito. Terceira estatueta pra Gravidade."

Melhor Design de Produção

Gravidade
O Grande Gatsby
Ela
12 Anos de Escravidão

"Uma categoria extremamente parelha. Gosto muito da direção de arte de O Grande Gatsby. Outro que poderia surpreender seria Ela, que apresenta uma inusitada e original versão do futuro.  Mas o favorito do Cinemaniac é Trapaça, graças a todo o retrato exótico e colorido da década de 1970. Primeira estatueta pra Trapaça."

Melhor trilha sonora



A Menina que Roubava Livros
Gravidade
Ela
Philomena
Walt nos Bastidores de Mary Poppins

"Esse não foi um ano tão marcante com relação as trilhas sonoras. Das cinco indicadas, não tenho dúvidas que a trilha de Ela, assinada pela banda Arcade Fire, é a mais original. No entanto, a trilha de A Menina que Roubava Livros é assinada por nada mais, nada menos, do que John Williams. Um dos maiores vencedores da história do Oscar. Em outras palavras, na ausência de um trabalho irretocável, Williams pode levar essa pelo nome. É uma boa trilha sim, mas não é melhor que a de Ela."

Melhor maquiagem


Clube de Compras Dallas

Vovô Sem-Vergonha
O Cavaleiro Solitário

"Ver Vovô Sem-Vergonha indicado ao Oscar foi uma das minhas maiores surpresas. Mas é inegável que o trabalho de maquiagem feito em Clube de Compras Dallas está bem na frente. Sensacional a forma com os atores foram mudando as suas feições, suas expressões, ao longa da luta contra a AIDS. Favorito absoluto. Primeiro Oscar para Clube de Compras Dallas."

Melhor montagem



Trapaça
Capitão Phillips
Clube de Compras Dallas
Gravidade
12 Anos de Escravidão

"Outra categoria bem nivelada. Confesso que todos os cinco poderiam levar esse prêmio. No entanto, 12 Anos de Escravidão me pareceu um filme bem fluído, de ótimo ritmo. Gravidade e Trapaça estão no páreo. O Primeiro pra 12 Anos." 

Melhor Figurino



Trapaça
The Grandmaster
O Grande Gatsby
The Invisible Woman
12 Anos de Escravidão

"Aqui temos um duelo bem claro. A ostentação de Trapaça contra a simplicidade de 12 Anos de Escravidão. Por mais que o trabalho em 12 Anos seja muito bom, os figurinos de Trapaça é um capítulo a parte. Trapaça é franco-favorito. Segundo Oscar pra Trapaça."

Melhor Fotografia


The Grandmaster
Gravidade
Inside Llewin Davis: Balada de um homem comum
Nebraska
Os Suspeitos

"Curiosamente, em pleno 2014, temos duas fotografias em preto e branco na disputa. Nebraska e Inside Lewis Davis realmente apresentam belos trabalhos. Gravidade também é muito bem concebido. Dos três, a fotografia de um lado menos glamoroso dos EUA é realmente sensacional. Primeiro Oscar pra Nebraska. "

Melhor Filme Estrangeiro



Alabama Monroe
A Grande beleza
A Caça
The Missing Picture
Omar

"E mais uma vez temos ótimos trabalhos concorrendo entre os Melhores Filmes Estrangeiros. Sinceramente, Alabama Monroe, A Caça e A Grande Beleza poderiam, sem dúvida alguma, estarem entre os melhores filmes do Oscar. Dos três, o meu favorito é o carismático A Grande Beleza, um daqueles filmes que mistura arte e entretenimento como poucos. Um grande trabalho."

Melhor longa de animação





Os Croods
Meu Malvado Favorito 2
Ernest & Celestine
Frozen
The Wind Rises

"Hayao Miyasaki merecia levar um Oscar. Merecia muito, já que esse será o seu longa de aposentadoria. No entanto, é pouco provável que Vidas ao Vento leve a estatueta, até porque o filme narra a história do desenvolvedor de aviões que criou o bombardeiro utilizado contra os EUA em Pearl Habor. Com isso, Frozen leva essa. A volta da Disney aos grandes filmes. Primeiro pra Frozen."

Melhor Roteiro Original



Trapaça
Blue Jasmine
Clube de Compras Dallas
Ela
Nebraska

"Um fato curioso. Apesar de se chamar Melhor Roteiro Original, essa categoria traz dois trabalhos baseado em histórias reais. Eu explico. Roteiro original é aquele criado sem qualquer ligação com outra obra escrita, ou filmada. Como as histórias de Clube de Compras Dallas e Trapaça nunca haviam sido reproduzidas, os dois longas podem concorrer normalmente. Dos cinco, o mais original é o roteiro assinado por Spike Jonze em Ela. Gosto muito também da trama de Nebraska, mas Ela leva essa. Segundo Oscar pra Ela."

Melhor Roteiro Adaptado


Antes da Meia-Noite
Capitão Phillips
Philomena
12 Anos de Escavidão
O Lobo de Wall Street

"São quatro belas adaptações literárias. Apesar de achar Philomena, 12 Anos de Escravidão e Capitão Philips melhores filmes, como um todo, o roteiro de O Lobo de Wall Street é sensacional. Um excelente filme, é verdade, que teve a ousadia de levar para as telonas a absurda história de Jordan Belfort. Merece esse prêmio. Primeiro para O Lobo de Wall Street."

Melhor canção original

"U2 tem um lobby fantástico pra essa categoria. Além de ser uma banda engajada, a música é tema de um filme sobre Nelson Mandela. No entanto, a minha favorita máxima é Let it Go, do excelente Frozen. Uma baita canção que poderia, sem dúvida alguma, entrar na lista das melhores já gravadas pela Disney."

Melhor Atriz Coadjuvante



"Que categoria complicada. June Squibb, Lupita Nyong'o e Jennifer Lawrence são excelentes em seus respectivos filmes. Lupita surge como a favorita natural, seu papel em 12 Anos de Escravidão é visceral. Mas Jennifer Lawrence está igualmente espetacular em Trapaça. Confesso ter me empolgado mais com o desempenho de Lawrence, por isso, vou coloca-la como favorita. Na minha opinião, no entanto, teríamos pelo menos um empate duplo. Terceiro Oscar pra Trapaça."

Melhor Ator Coadjuvante



"Outra categoria nivelada, mas bem menos do que a das atrizes coadjuvantes. Fassbender está muito bem como o cruel fazendeiro em 12 Anos. Barjhad Abdi foi talvez a grande surpresa de 2013. Mas essa categoria está entre Jared Leto e Jonah Hill. Por mais que adore o desempenho surtado de Hill em O Lobo de Wall Street, esse Oscar é de Jared Leto. Um desempenho assombroso em Clube de Compras Dallas. Segunda estatueta pra Clube De Compras Dallas."

Melhor Ator 




"Cinco grandes atores, cinco baitas atuações. Matthew McConaughey desponta como o grande favorito. Chiwetel Ejiofor tem um desempenho tocante em 12 Anos. Porém, o que Leonardo DiCaprio fez em O Lobo de Wall Street é muito original. Ele desceu do pedestal dos grandes astros. Se dispôs a fazer cenas que poucos grandes nomes do mainstream se permitem. DiCaprio não só fez, mas fez muito bem. Uma genial atuação deste ator que, na atualidade, é um dos mais injustiçados junto a academia. Desta vez acho que ele leva. Segundo Oscar pra O Lobo de Wall Street."

Melhor Atriz 



"Que timaço hein? Aqui, no entanto, temos uma virtual vencedora. Trata-se de Cate Blanchett e o seu surtado desempenho em Blue Jasmine. Não gostei tanto assim deste novo longa do diretor Woody Allen, mas o trabalho da atriz é espetacular. Corre por fora a bela Amy Adams, numa das melhores atuações de sua carreira. Primeiro Oscar para Blue Jasmine."

Melhor Diretor





"Confesso ter sentido a falta do diretor Paul Greengrass nesta lista. Gosto muito do trabalho de Steve McQueen em 12 Anos. Mas o trabalho de Alfonso Cuarón em Gravidade é inestimável para o cinema. Leva essa. Quarto Oscar para Gravidade."

Melhor Filme


"Sem dúvidas, eu poderia apostar as minhas fichas em 12 Anos. Poderia também apostar em O Lobo de Wall Street ou em Capitão Philips. Mas Gravidade, na minha humilde opinião, é o filme do ano. Sempre quando escrevo aqui no blog, levo em conta as minhas emoções. Sabe quando aquele filme mexe contigo, faz você sair feliz com o tempo gasto. Com a experiência vivida. Esse é o caso de Gravidade. Um filme perfeito tecnicamente, visualmente impecável, que representa toda a essência deste blog. Um grande trabalho, que merece levar essa estatueta. Desde já na torcida."

Essas foram as nossas opiniões sobre os favoritos ao Oscar 2014. Espero que tenham curtido. Gostou? Concorda com a nossa opinião? Deixe os seus comentários. 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...