segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Top 10 (Futebol)

E nesse fim de semana chegou aos cinemas a animação Um Time Show de Bola, longa de animação dirigido pelo argentino Juan José Campanella, vencedor do Oscar com O Segredo dos Seus Olhos. No longa, um jovem fanático por futebol, chamado Amadeo, acaba sendo desafiado em uma partida de Totó por Ezequiel, um arrogante garoto que tinha muito talento com a bola nos pés. Amadeo acaba vencendo a batalha, mas não a guerra. Anos mais tarde, o agora rico Ezequiel volta para a cidade buscando transforma-la em um grande parque temático. Para isso acaba desafiando Amadeo em uma partida de futebol. Lutando por sua cidade, Amadeo acaba aceitando o desafio e vai contar com uma ajuda mágica e especial. Como todo bom sul-americano, Campanela leva a paixão pelo futebol para as telonas como ninguém. E para homenagear justamente este sentimento, o esporte mais querido pelo brasileiro, resolvi listar os dez melhores e mais marcantes filmes que levaram o futebol para o Cinema. E começo com...

10º Lições de um Sonho (2011)


"Hoje o futebol alemão é um dos melhores do Mundo, e esse cativante filme acaba explicando como esse esporte acabou desembarcando em terras germânicas. Com ótimo desempenho do eclético Daniel Bruhl (Rush e Adeus Lênin), e uma garotada extremamente carismática, o longa destaca a paixão de um professor inglês pelo futebol e a forma como ele apresentou este esporte para os pequenos alemães. Um filme pouco conhecido, mas que merece ser assistido. "


9º Penalidade Máxima (2001)



"Dá Alemanha vamos para a Inglaterra e o bem-humorado Penalidade Máxima. Contando com boas atuações de Vinnie Jones e Jason Statham, o longa narra a história de um grupo de prisioneiros que acaba aceitando o desafio dos guardas para uma partida de futebol. Para conseguirem respeito, e um bom resultado, os prisioneiros acabam apostando no ex-jogador Danny Meehan (Jones), um talentoso atleta de passado duvidoso. Brincando com essa paixão do inglês pelo futebol, afinal coube a eles a criação do futebol, Penalidade Máxima é um dos melhores trabalhos com bola rolando. O diretor Barry Skolnick acerta ao levar uma partida de futebol para as telonas, associando humor ao jogo e criando um resultado final interessante. Remake do filme norte-americano Golpe Baixo."

8º Driblando o Destino (2002)




"Primeiro filme de maior sucesso da atriz Keira Knightley (Piratas do Caribe), Driblando o Destino mostra a paixão pelo futebol junto as mulheres. Com direção da britânica Gurinder Chadha (Paris, Te Amo), o longa narra a história de uma jovem de origem indiana, que sonha em ser atleta profissional. Fanática pelo jogador David Beckham, a jovem vivida por Parminder Nagra acaba esbarrando na família tradicionalista e nos anseios de seus pais. Disposta a lutar por seu sonho, ela acaba tendo que escolher entre o desejo de jogar bola ou a vontade de sua família. Figurinha carimbada nas "Sessões da Tarde", Driblando o Destino é um dos bons exemplares de filmes sobre a paixão pelo futebol. Uma indicação para o Globo de Ouro na categoria Melhor Filme\Musical."

7º A Copa (1999)




"Primeiro filme da história da República do Butão, A Copa é o filme mais alternativo desta lista. Dirigido pelo monge Khyentse Norbu, o longa é de uma simplicidade impar. Na trama, passada no ano de 1998, um grupo de monges acaba se reunindo para assistir a grande decisão da Copa do Mundo da França, entre Brasil e a seleção Francesa. Usando um tom quase documental, o filme acaba mostrando a paixão dos monges pelo futebol e o esforço para eles conseguirem assistir ao jogo decisivo. O curioso é que o filme só saiu do papel porque Norbu é reconhecido entre os monges como a reencarnação de um dos mais importantes lamas do Tibet. Vale não só pela paixão do esporte, mas também pela possibilidade de acompanharmos a rotina de vida desses monges."

6º Fuga para Vitória (1981)




"O que falar deste clássico oitentista. Com direção de John Huston (Moby Dick), o longa reúne um dos mais improváveis elencos. Pra se ter uma noção, o grande Michael Caine divide a tela com Sylvester Stallone, Pelé, Max Von Sydow, e outros atletas profissionais, incluindo o inglês Bobby Moore, e o argentino Ardiles. Na trama, um grupo de prisioneiros de um campo de concentração nazista, acaba sendo desafiado pelos soldados rivais para uma partida de futebol. Mostrando um Stallone péssimo dentro das quatro linhas, tanto que ele foi para o gol, o longa é divertido, e tem a cara dos anos oitenta. Talvez o maior filme sobre futebol, ou soccer, produzido pelos EUA."

5º Duelo de Campeões (2005)




"Lançado diretamente em DVD aqui no Brasil, o longa Duelo de Campeões conta uma das mais interessantes histórias dentro do futebol internacional. Com Gerard Butler (300) no elenco, o longa se passa durante a Copa do Mundo de 1950, realizada no Brasil, e narra os bastidores da incrível jornada do então time amador norte-americano, que acabou realizando um feito inédito. Além de Butler, Duelo de Campeões traz outros conhecidos nomes no elenco, entre eles Wes Bentley (Jogos Vorazes), Costas Mandylor (Jogos Mortais 3) e Patrick Stewart (X-Men). Com uma boa construção dos cenários de época, e uma competente direção de David Anspaugh (Jogo da Verdade), Duelo de Campeões é um dos bons filmes sobre o nosso querido futebol."

4º Boleiros (1998)




"E o país do futebol não poderia deixar de dar uma bela contribuição para essa lista. Dirigido por Ugo Giorgetti, Boleiros é um daqueles filmes que mostram bem a paixão do brasileiro pelo futebol. Contado numa mesa de bar - quer lugar melhor para discutir futebol ? - o longa reúne curiosas e divertidas histórias sobre os bastidores do esporte no Brasil. Apesar de usarem personagens fictícios, a trama flerta diretamente com a realidade, e nos apresenta causos extremamente divertidos. Contando com conhecidos nomes do cinema e das telenovelas, entre eles Otavio Augusto, Lima Duarte, Rogério Cardoso, Marisa Orth, Denise Fraga e Flávio Migliaccio, Boleiros é uma pedida indispensável para os fãs de futebol."

3º United (2011)




"Mas nem sempre de alegrias vive o futebol. Produzido para a TV, o longa United narra uma das maiores tragédias envolvendo o futebol inglês. A trama, que conta com a presença do ótimo David Tennant (ex- Doctor Who), narra o trágico acidente aéreo envolvendo o time do Manchester United, que na década de 1950 sofreu um acidente aéreo. Mesmo sem mostrar uma partida de futebol, o longa é bem impactante, e mostra os bastidores de uma época em que o futebol era quase marginalizado e não rendia milhões aos cofres dos jogadores. "

2º Maldito Futebol Clube (2009)




"Dirigido pelo ganhador do Oscar Tom Hooper (O Discurso do Rei), Maldito Futebol Clube é um daqueles filmes definitivos sobre o futebol. Contando com uma grande atuação do sempre versátil Michael Sheen, o longa narra a história de um ex-jogador que se torna um técnico de sucesso em um time de pequena expressão. O êxito foi tanto que ele resolveu alçar voos mais altos, e aceitou o cargo em um grande time: o Leeds United. O único problema é que ele sempre demonstrou uma antipatia por esse clube. Lutando contra um time desunido, e o fantasma do antigo técnico, ele buscará o seu lugar ao sol dentro da Premier League. Além de Sheen, o longa conta ainda com Timothy Spall (Harry Potter), Jim Broadbent (A Viagem) e Colm Meaney (Código de Conduta). Uma divertida e extremamente acida comédia, baseada em uma incrível história real."

1º O Milagre de Berna (2003)


"Uma das grandes histórias do futebol, ganhou um filme à sua altura em O Milagre de Berna. Rodado na Alemanha, o longa narra a fantástica história seleção alemã de 1954, e sua incrível jornada para o título mundial. Narrado sob o ponto de vista de uma criança fanática por futebol, o longa dirigido por Sönke Wortmann destaca todo o contexto social de uma Alemanha pós-guerra, refletido no expressivo resultado conseguido pela seleção local. Utilizando jogadores profissionais em cena, o longa além de recriar de forma única as partidas da Copa de 54, acerta ao conseguir destacar a real importância daquele título para o povo alemão. Um filme único."

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...