domingo, 10 de novembro de 2013

Top 10 (Tom Hanks)

E neste final de semana chega aos cinemas Capitão Philips, mais um longa protagonizado por Tom Hanks. Na trama dirigida por Paul Greengrass (A Identidade Bourne), Hanks viverá um capitão de navio que acaba invadido por piratas. Baseado em uma história real, o longa vem sendo elogiado mundo a fora e a expectativa é de mais uma grande atuação de Hanks. Para homenagear esse grande ator, repleto de papeis marcantes dentro do cinema atual, o blog Cinemaniac resolveu reunir os dez melhores trabalhos de Tom Hanks. E começamos com...


10º Quero ser Grande (1988) IMDB: 7,2

"E começo esta lista lembrando um dos mais cultuados filmes de Tom Hanks, a comédia Quero ser Grande. Hoje sempre lembrado por grandes papéis dramáticos, Hanks começou a carreira dentro da comédia e de forma extremamente promissora. Longas como Splash - Uma sereia em Minha Vida, A Última Festa de Solteiro e Um dia a Casa Cai foram um ótimo cartão de visitas, mas Quero ser Grande acabou sendo um grande marco dentro da carreira de Hanks. Faturando mais de 150 milhões de dólares em todo o mundo, a comédia dirigida por Penny Marshall, narra a história de um jovem que sonhava em ser adulto. Por força do destino, através de uma misteriosa máquina em um parque de diversões, esse garoto tem o seu desejo atendido. Na verdade uma criança, num corpo de adulto. Tudo se complica, no entanto, quando ele começa a viver os dilemas da vida adulta. Sua mentalidade de criança, acaba o aproximando de uma loja de brinquedos e de uma profissão que muito jovens gostariam de ter. Em cima desta premissa criativa, Hanks mostra muita habilidade ao viver um adulto\criança, conseguindo criar cenas até hoje marcantes. Como não esquecer da fantástica cena do piano gigante. No fim das contas, Quero ser Grande se tornou um filme até hoje lembrado."

9 º O Terminal (2004) - IMDB: 7,2 

"Seguindo na comédia, o nosso nono lugar é o cativante O Terminal. Terceiro filme da parceria entre o diretor Steven Spielberg e o ator Tom Hanks, o longa é baseado numa incrível história real. Na verdade, em um episódio na vida de Merhan Nasseri, um refugiado iraniano que passou por uma situação semelhante ao do personagem de Tom Hanks no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris. Merhan teve seu visto de entrada negado por ser iraniano e o certificado de refugiado concedido pelas Nações Unidas roubado. No filme, Tom Hanks é Viktor Navorski, um cidadão de um pequeno país da Europa Oriental, que ao chegar nos EUA descobre que um golpe de estado aconteceu em sua pátria. Sem a autorização para desembarcar e também de voltar para o seu país, Viktor acaba se "hospedando" no aeroporto. Com essa trama inteligente, repleta de cativantes personagens, o longa faturou quase 220 milhões de dólares em todo o mundo, se tornando um dos grandes sucessos na carreira de Hanks. "

8º Prenda-me se for Capaz (2002) IMDB - 7,9


"Segundo filme da parceria entre Spielberg e Hanks, Prenda-me se for Capaz é mais uma daqueles trabalhos únicos na carreira do ator. Mostrando uma ótima química com Leonardo DiCaprio, Tom Hanks interpreta o agente do FBI Carl Hanratty, que inicia uma caça pelo país atrás de Frank Abagnale Jr. (DiCaprio), um falsário que vinha praticando uma série de golpes através dos Estados Unidos. O sucesso foi muito grande, o filme recebeu duas indicações ao Oscar, e faturou quase 400 milhões de dólares em todo o mundo. "

7º Náufrago (2000) - IMDB: 7,6

"Náufrago é na minha opinião a maior prova do talento de Tom Hanks. Afinal, poucos foram os atores que conseguiram segurar um filme sozinho em cena. Poucos mesmo. E Hanks faz isso de forma sensacional, conseguindo fazer meio mundo chorar com o marcante adeus a uma bola de vôlei. Dirigido pelo eclético Robert Zemeckis, o longa narra a história de Chuck Noland, um inspetor do FEDEX que após uma tempestade sofre um acidente de avião. Por milagre ele sobrevive, mas terá de lutar por sua vida em uma ilha deserta. Com mais de duas horas de duração, Hanks segura o filme praticamente sozinho, em uma marcante atuação. Ele, inclusive, ganhou o Globo de Ouro, como Melhor Ator. Mais do que merecido, já que ele teve que perder cerca de 20 quilos para rodar a segunda parte do filme. As filmagens, aliás, foram paradas para que Tom Hanks pudesse passar por esse processo de emagrecimento. Não é por menos que o filme faturou quase 430 milhões de dólares em todo o mundo !!"

6º Trilogia Toy Story (1995, 1999 e 2010) - IMDB 8,3 \ 7,9 \ 8,4


"Tom Hanks também emprestou a sua voz para um dos mais cativantes personagens da animação. Trata-se do caubói Woody, da pioneira trilogia Toy Story. Primeiro longa completamente animado em computação gráfica, Toy Story é um marco dentro do cinema atual. Muito podem questionar essa decisão, mas eu acredito que dublar um personagem não é só emprestar a sua voz, mas também interpretar. E quem conhece bem a trilogia Toy Story sabe o quão interessante é a construção de cada um dos personagens. Na trama, que se passa durante três fases diferentes da vida de um garoto, Woody (Hanks) é um boneco caubói que é o preferido de uma jovem criança. Tudo muda, no entanto, quando o garoto ganha de presente o patrulheiro espacial Buzz Lightyear (Tim Allen). Com ciúmes devido a atenção do garoto à Buzz, Woody decide fazer um plano mirabolante. Esconder Buzz atrás da cama. O plano de Woody acaba dando errado e Buzz cai pela janela. Criticado pelos outros brinquedos, Woody então resolve partir numa missão arriscada, para resgatar Buzz Lightyear. Em cima dessa ótima trama, o longa ganhou mais duas continuações sensacionais, com um desfecho impar para a trilogia. Os três filme juntos faturaram mais de 1 bilhão de dólares em todo o mundo, e na minha - humilde - opinião, se tornou uma das melhores trilogias já concebidas dentro do cinema. Tanto que em 2010, Toy Story 3 recebeu 2 Oscars, incluindo Melhor Animação e Melhor Canção Original."

5º Apollo 13 (1995) IMDB - 7,5


"Também em 1995, Tom Hanks acabou protagonizando um dos filmes mais marcantes de sua carreira. Em Apollo 13, Hanks vive um astronauta que à bordo da nave Apollo 13 vê a sua vida ameaçada após uma explosão, em plena viagem para a lua. O curioso, é que Kevin Costner era o nome preferido dos produtores para viver o astronauta Jim Lovell, mas acabou não acertando. Com isso, Hanks acabou sendo o escolhido e mostrou em prática que foi uma opção certeira. Dirigido por Ron Howard, o filme ganhou dois Oscars técnicos e faturou mais de 350 milhões de dólares. Uma incrível história real, que foi muito bem adaptada e se tornou um dos pontos de referência na carreira de Tom Hanks."

4º A Espera de um Milagre (1999) - IMDB: 8,5

"Baseado em um dos melhores livros do aclamado diretor Stephen King, e com direção do ótimo Frank Darabont, o longa é um daqueles trabalhos marcantes. Indicado a quatro Oscars, incluindo o de Melhor ator coadjuvante para o saudoso Michael Clark Duncan, o longa narra a história de um paranormal (Duncan), que é condenado à morte após ser acusado de assassinar duas garotas. Na prisão, ele acaba convivendo com o oficial chefe do local Paul Edgecomb (Tom Hanks), um homem justo, que se comove com a inocência do prisioneiro. Lá, no entanto, Paul acaba descobrindo uma verdade mágica e sobrenatural por trás deste prisioneiro. Vale destacar que além de Duncan e Hanks, o longa tem ainda as presenças de marcantes de David Morse, Sam Rockwell, Gary Sinise e James Cromwell. Mesmo com quase 3 horas de duração, o longa faturou quase 290 milhões de dólares em todo mundo, se tornando um dos maiores sucessos comerciais na carreira de Hanks."

3º Forrest Gump (1994) IMDB - 8,7


"O que falar sobre Forrest Gump: O Contador de Histórias. Dirigido por Robert Zemeckis, o longa é uma das maiores fábulas já contadas pelo cinema. Na trama, Hanks vive Forrest, um rapaz de baixo Q.I que ao longo de quatro décadas passa pelos principais episódios da história norte-americana. O sucesso foi tanto, que aqui no Brasil o filme ficou quase um ano em cartaz. Estreou em agosto de 1994, ficando até abril de 1995. O longa faturou seis Oscars, incluindo Melhor Filme, Diretor e Ator, para o próprio Hanks e foi indicado a 13 estatuetas. Sucesso que se repetiu na bilheteria, faturando quase 700 milhões de dólares ao redor do mundo. Repleto de cenas marcantes, e de uma trilha sonora emblemática, Forrest Gump se tornou um grande marco da década de 1990 e definiu Tom Hanks como um dos grandes nomes do cinema atual."

2º O Resgate do Soldado Ryan (1998) - 8,5 

"Primeiro filme da parceria entre Spielberg e Hanks, O Resgate do Soldado Ryan é também um dos melhores filmes de guerra já concebidos. Com uma grandiosidade impar, grande elenco e impactantes momentos, o longa destaca todo o lado dramático de Tom Hanks. Vivendo um capitão que recebe uma inusitada missão em meio ao dia D, durante a Segunda Guerra Mundial, Hanks acaba liderando um elenco de tirar o chapéu. Além dele, o filme traz as participações de Matt Damon, Tom Sizemore, Edward Burnes, Giovani Ribisi, Vin Diesel, Paul Giamati, Brian Cranston e Dennis Farina. Não é por menos que o filme foi indicado onze vezes ao Oscar, faturando seis estatuetas, incluindo a de Melhor Diretor e Fotografia. Mesmo com a censura alta, o filme faturou quase 500 milhões de dólares em todo o mundo, se tornando um grande sucesso e abrindo as portas para outros importantes projetos, como a série Band of Brothers, que foi produzida por Spielberg e teve o seu primeiro episódio dirigido pelo próprio Hanks, e o recente The Pacific. Não só pela importância dentro do cinema, mas também por toda a qualidade do material apresentado, O Resgate do Soldado Ryan aparece na segunda colocação entre os Melhores Filmes da carreira de Tom Hanks.


1º Filadélfia (1993) - 7,6

"Filme responsável pela chegada ao estrelato, Filadélfia aparece em primeiro lugar nesta lista não só por sua qualidade, mas também, pela sua importância histórica. Afinal, foi o primeiro grande filme a discutir abertamente a questão da AIDS, e o preconceito contra os homossexuais. Com grandes atuações de Hanks e do já consolidado Denzel Washington, Filadélfia narra a história de um homossexual aidético (Hanks), que vai a justiça contra a sua empresa em função de uma demissão. O caso ganha uma maior amplitude, quando se descobre que o jovem advogado foi demitido por ser portador do vírus HIV e homossexual. Com uma entrega brilhante, Tom Hanks chegou a perder 12 quilos durante as filmagens, o ator foi premiado e chegou ao seu primeiro Oscar através de Filadélfia. Além da estatueta de Melhor Ator, o longa faturou também o prêmio de Melhor Canção Original, graças ao grande hit "The Streets of Philadelphia" do norte-americano Bruce Springsteen. Dirigido por Jonathan Demme, o longa faturou mais de 200 milhões de dólares em todo o mundo, se tornando um dos grande símbolos na luta contra o vírus HIV. Um filme emocionante, que, na minha opinião, é ainda o grande marco na carreira do ator."

Menções Honrosas


A Última Festa de Solteiro (1984) IMDB - 6,1

"Muito jogador de futebol deve ter inveja desta festa."


Um dia a Casa Cai (1986) IMDB - 6,0

"Como eu gostaria de ver Hanks de volta a essas comédias mais leves"


The Wonders (1996) IMDB - 6,7

"Primeiro filme dirigido por Tom Hanks".



Estrada para Perdição (2002) IMDB - 7,7

"Um filme de máfia extremamente subestimado".


Matadores de Velinhas (2004) IMDB - 6,1

"Humor-negro de melhor qualidade".

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...