terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Novidades (Conheça os indicados ao Oscar 2010, com comentários)

Na manhã desta terça feira (2), a atriz Anne Hathaway revelou todos os indicados para a 82ª edição do Oscar. Elogiados por toda critica especilizada, Avatar e Guerra ao Terror foram indicdos a nove prêmios, entre eles melhor filme e também diretor. Quem também se destacou foi Bastardos Inglórios. Dirigido por Quentin Tarantino, o thriller da segunda guerra mundial, teve sete indicações e surge como um posível grande rival dos favoritos Avatar e Guerra ao Terror. A grande surpresa da lista, ficou para a animação Up - Altas Aventuras. Pela primeira vez na história da academia, um longa de animação vai competir entres os melhores filmes do ano. Além da disputa de melhor filme, Up aparece em mais quatro categorias, entre elas a de Melhor Animação e Roteiro Original. Confira abaixo a lista com todos os indicados, e pequenos comentários sobre cada um dos prêmios. Vale lembrar que a entrega do Oscar 2010, acontecerá no próximo dia 7 de Março, e sem dúvidas, será uma das mais disputadas dos últimos anos.

Melhor Filme

Avatar
Um Sonho Possível
Distrito 9
Educação
Guerra ao Terror
Bastardos Inglórios
Preciosa - Uma História de Esperança
Um Homem Sério
Up - Altas Aventuras
Amor Sem Escalas

"Com dez indicações, em vez das cinco tradicionais, o prêmio de Melhor Filme será um dos mais disputados dos últimos anos e colocará uma batalha interessante em cena: vencerá o realista Guerra ao Terror, ou o fantástico Avatar ? Na minha opinião, por melhor que os outros filmes sejam, como Bastardos Inglórios, Up e Distrito 9, a disputa fica entre estes dois fortes candidatos. Pelo pouco que conheço da academia, o favorito é Guerra ao Terror, mas se Avatar ganhar, é prova que cada vez mais os velhinhos estão mais modernizados. Duelo muito interessante."

Melhor Diretor

Jason Rietman (Amor sem Escalas)
James Cameron (Avatar)
Quentin Tarantino (Bastardos Inglórios)
Lee Daniels (Preciosa - Uma História de Esperança)
Kathryn Bigelow (Guerra ao Terror)

"Outra categoria bastante disputada, talvez ainda mais que a de melhor filme. Apesar de não ter visto boa parte dos filmes indicados, muitos nem estreiaram por aqui, ao que tudo indica James Cameron, vencedor do Globo de Ouro, e Kathryn Bigelow, são os grandes favoritos. Mesmo com o ótimo trabalho de Tarantino e Rietman, não acredito que eles consigam tirar o prêmio desta dupla, até porque Amor sem Escalas, e principalmente Bastardos Inglórios, não fazem muito o tipo da Academia."

Melhor Ator

Jeff Bridges, por Coração Louco
George Clooney, por Amor Sem Escalas
Colin Firth, por Direito de Amar
Morgan Freeman, por Invictus
Jeremy Renner, por Guerra ao Terror

"Categoria difícil, mas acredito que Jeff Bridges consiga levar esta, graças ao seu excelente trabalho em Coração Louco. Vencedor do Globo de Ouro, Bridges sai na frente, mais é seguido de perto por Clooney. Vale lembrar que no último ano, Rourke ganhou também o Globo de Ouro, por O Lutador, mas acabou perdendo o prêmio de Melhor Ator para Sean Penn. Fiquei muito feliz por mais uma indicação de Morgam Freeman, na pele de Nelson Mandela em Invictus. Grande ator..."

Melhor Atriz

Sandra Bullock, por Um Sonho Possível
Helen Mirren, por The Last Station
Gabourey "Gabby" Sidibe por Preciosa - Uma História de Esperança
Carey Mulligan, por Educação
Meryl Streep, por Julie & Julia

"Na minha opinião, Sandra Bullock só não leva esta se um grande surpresa acontecer. Apesar da concorrência forte de Helen Mirren e Meryl Streep, mais uma vez entre as indicadas, Um Sonho Possível deve conceder a Bullock o primeiro Oscar de sua carreira. Esta grande surpresa, a qual me refiro, pode ser da jovem Gabourney Sidibe, no filme Preciosa. Porém, como todas as jovens que já concorreram a este prêmio, exemplos de Abigail Breslin e Saoirse Ronan, o resultado não deve ser a vitória."


Melhor Ator Coadjuvante

Matt Damon, por Invictus
Christopher Plummer, por The Last Station
Woody Harrelson, por O Mensageiro
Stanley Tucci, por Um Olhar no Paraíso
Christoph Waltz, por Bastardos Inglórios

"Categoria que traz grandes atores. Acredito que assim como no Globo de Ouro, Christopher Waltz seja o grande vencedor, por sua ótima e elogiada atuação em Bastardos Inglórios. Correndo por fora aparecem Matt Damon, a academia adora um personagem baseado em fatos reais, e o ótimo Woody Harrelson, que está sensacional em Zumbilândia."

Melhor Atriz Coadjuvante

Maggie Gyllenhaal, por Coração Louco
Mo'Nique, por Preciosa - Uma História de Esperança
Anna Kendrick, por Amor Sem Escalas
Vera Farmiga, por Amor Sem Escalas
Penélope Cruz, por Nine

"Essa é uma categoria que não aposto em ninguém. Acho que esta seja talvez a de maior chance para Preciosa faturar uma estatueta. Mas não aposto nela. Acredito que Amor sem Escalas tem mais possibiliaddes de farturar uma estatueta, até por ter duas indicadas. Nesta sinceramente não sei opinar..."

Melhor Roteiro Original

Up - Altas Aventuras
Bastardos Inglórios
Guerra ao Terror
O Mensageiro
Um Homem Sério

"Categoria difícilima. Up, Bastardos Inglórios e Guerra ao Terror tem excelentes roteiros, que além de tudo inovaram em cada um dos seus gêneros. Porém, na minha opinião, apesar de adorar Up - Altas Aventuras e de ter achado o melhor filme de 2009, acredito que o grande merecedor seja Tarantino com o seu criativo filme sobre a segunda guerra. Porém, como todos sabem, a academia ainda é muito conservadora e pode ser que o realista Guerra ao Terror vença. Como vocês que leêm o cinemaniac sabem, na minha opinião o cinema tem que explorar a irrealidade e por isso aposto em Tarantino e o seu Bastardos Inglórios."


Melhor Roteiro Adaptado


Distrito 9
Educação
In the Loop
Preciosa - Uma História de Esperança
Amor Sem Escalas

"Nesta categoria, aposto em Distrito 9 e Amor sem Escalas. Acho que assim como em Juno, filme que ganhou o prêmio de Melhor Roteiro Original, Rietman deve faturar a estatueta de Melhor Roteiro, desta vez adaptado. O filme tem uma trama bastante criativa e segundo a critica, foi muito bem colocada em cena. Já em Distrito 9, adpatado de um Curta Metragem vencedor do Oscar, o resultado é bom, mas não tão eficiente como em Amor sem Escalas. Por isso a minha aposta."

Melhor Filme Estrangeiro

Ajami
O Segredo de Seus Olhos
A Teta Assustada
Un Prophète
A Fita Branca

"O único que conheço entre os cinco indicados é o alemão A Fita Branca. Muito elogiado por aqui, ele aparece como favorito, mas é outra categoria que prefiro não opinar."

Melhor Animação

Up - Altas Aventuras
The Secret of Kells
Coraline e o Mundo Secreto
A Princesa e o Sapo
O Fantástico Sr. Raposo

"Em um dos melhores anos da animação mundial, fica difícil apontar um grande favorito. Vale lembrar que ficaram de fora desta lista grandes nomes, como A Era do Gelo 3 e Os Fantasmas de Scrooge. Mas entre os meus prediletos da lista, estão Coraline e Up. Aposto em Up, por todo o sucesso e o fantástico filme, mas não ficaria chateado se Coraline vencesse. Vale ressaltar a volta da animação em 2-d, para a categoria, com o ótimo A Princesa e o Sapo. Mas mesmo assim fico com Up".


Melhor Fotografia

Avatar
Harry Potter e o Enigma do Príncipe
Guerra ao Terror
Bastardos Inglórios
A Fita Branca

"Outra categoria muito disputada. Acredito que nestes quesitos técnicos, Avatar leve vantagem, mas Guerra ao Terror e Bastardos Inglórios surgem como ótimos concorrentes. Aposto na mágica de Avatar, mas sinto que o vencedor sera Guerra ao Terror. "

Melhor Direção de Arte

Avatar
O Imaginário Mundo do Dr. Parnassus
Nine
Sherlock Holmes
The Young Victoria

"Apesar do ótimo trabalho em Avatar e Sherlock Holmes, aposto todas as minhas fichas no beíissimo O Imaginario do Dr. Parnassus. Esteticamente brilhante, só pelo trailer já ficamos encantados com o belo trabalho apresentado. Por isso minha aposta é nele".

Melhor Figurino

Brilho de uma Paixão
Coco Antes de Chanel
O Imaginário Mundo do Dr. Parnassus
Nine
The Young Victoria

"Sabemos que os filme vitorianos tem uma preferência da academia. Por isso não me surpreenderia se The Young Victoria vencesse. Porém, minha aposta vai novamente para O Imaginário Mundo de Dr. Parnassus, com uma menção honrosa para Nine. O musical tem bela caracterização e pode ganhar nesta categoria".

Melhor Som

Avatar
Guerra ao Terror
Bastardos Inglórios
Star Trek
Up - Altas Aventuras

"Todos os cinco filmes fazem um excelente trabalho com respeito ao som. Mas, como falei acima, nas categorias mais técnicas Avatar passa a ser o grande favorito. Nesta em especial, vejo uma rivalidade maior com Star Trek, que sem dúvidas, tambem tem um excelente trabalho técnico. Mais uma categoria que todos podem vencer...`

Melhor Efeitos Sonoros

Avatar
Guerra ao Terror
Bastardos Inglórios
Star Trek
Transformers: A Vingança dos Derrotados

"Tudo o que foi dito acima se encaixa perfeitamente tambem nesta categoria. O porém é que com a entrada de Transformers 2, a briga fica ainda mais acirrada, já que um dos grandes trunfos de Michael Bay é justamente a parte técnica do filme. Mas continuo apostando em Avatar".


Melhor Montagem

Avatar
Distrito 9
Guerra ao Terror
Bastardos Inglórios
Preciosa

"Mais uma categoria que nâo consigo achar favorito. A montagem de Avatar é muito boa, mas Distrito 9 e Bastardos Inglorios são mais eficientes neste ponto. Para surpreender, aposto em Distrito 9 nesta categoria".

Melhor Efeitos Visuais

Avatar
Distrito 9
Star Trek

"Que me perdoem J.J Abrams e Peter Jackson, mas o Avatar de James Cameron e incrível. Não que o dois adversarios citados não sejam, mas o resultado final de Avatar, por ser rodado em 3-d e tudo mais, consegue ser ainda mais. Avatar na cabeca !!"

Melhor Maquiagem

Il Divo
Star Trek
The Young Victoria

"Nao conheço nada sobre Il Divo. Entre Star Trek e The Young Victoria, como falei acima, acredito que a maquiagem de época agrade mais aos velhinhos da academia. Por isso aposto neste trabalho".

Melhor Trilha Sonora

O Fantástico Sr. Raposo
Guerra ao Terror
Sherlock Holmes
Up - Altas Aventuras
Avatar

"Acho que neste ponto a Disney sempre leva uma vantagem. Por isso Up sai na frente nesta categoria. O trabalho de Michael Giaccino emociona, com sensibilidade e bastante intensidade. Nesta categoria, não vejo um grande rival para Up, nem mesmo o poderoso Avatar".

Melhor Canção

Almost There, de A Princesa e o Sapo
Down in New Orleans, de A Princesa e o Sapo
Loin de Paname, de Paris 36
Take It All, de Nine
The Weary Kind, de Coração Louco

"Com dois musicais na categoria, fica dificil que o prêmio va parar em outras maos. Como falei anteriormente, a Disney sempre sai na frente nestas categorias. Com ousadia, a Princesa e o Sapo traz musicais interessantes, cheios de Jazz e Blues. Por ser um grande musical Nine, também tem grandes possibilidades, mas acredito que o prêmio vá mesmo para A Princesa e o Sapo. Nâo podemos esquecer tambçã de Coracao Louco, que conta a história de um cantor Country. Vale lembrar que no Grammy internacional, a cantora do gênero Taylor Swift, ganhou o prêmio de melhor album. Pode ser que o Country esteja tão em alta por lá, que torne Coração Louco favorito nesta categoria".

Melhor Curta-Metragem (animação)

French Rost
Granny O'Grimm's Sleeping Beauty
The Lady and the Reaper
Logorama
A Matter of Loaf and the Death

Melhor Curta-Metragem

The Door
Istället för Abrakadabra
Kavi
Miracle Fish
The New Tenants

Melhor Curta-Metragem (documentário)

China's Unnatural Disaster: The Tears of Sichuan Province
The Last Campaign of Governor Booth Gardner
The Last Truck: Closing of a GM Plant
Music by Prudence
Rabbit à la Berlin

Melhor Documentário

VJs de Mianmar - Notícias de um País Fechado
The Cove
Food, Inc.
Which Way Home
The Most Danger Man in America: Daniel Ellsberg and the Pentagon Papers

2 comentários:

Jardel Nunes disse...

Esse ano é de Avatar e Guerra ai terror... a maioria dos prêmios vai ficar entre eles. Ai a velha gurada vai decidir se vota no velho ou no atual.
Tarantino não vai levar nada, eu acho...
E Up ganha melhor animação, e talvez mais algum...
Fiquei triste por 500 Dias com Ela não ter entrado, e indignado pela negação a Inimigos Públicos, que é um filme técnicamente perfeito..

Ricardo Martins disse...

Avatar, Guerra ao Terror, Jeff Bridges, Sandra (amada) Bullock, Christoph Waltz e Mo'Nique já garantiram suas estatuetas! Sandra ainda mais depois da indicação de seu filme a :MELHOR FILME! Gostei demais, espero que você também, pois está uma onda de odiadores dessa indicação (injustos)!

E os demais só vendo mesmo! E vamos ver se os velhinhos estão modernos? kkkk

Abraço e até +!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...