terça-feira, 8 de setembro de 2009

Novidades (Filmes Nacionais que podem disputar o Oscar)

O Ministério da Cultura divulgou a lista com os dez filmes Brasileiros, pré-selecionados para disputar uma vaga ao Oscar de melhor filme estrangeiro de 2010. A partir desta lista, uma comissão formada por críticos, pesquisadores, cineastas e representantes de distribuidoras escolherá apenas um nome, no dia 18 de setembro, para encaminhar à Academia, que escolherá os cinco melhores filmes, dentre produções de todo o mundo.
A lista escolhida pelo MinC apresenta alguns bons filmes, porém outras produções um tanto quanto crticadas. Abaixo segue a lista dos 10 pré-selecionados, com comentários sobre o filme e as suas chances numa possível escolha.

- "Besouro" (João Daniel Tikhomiroff)

Com orçamento de mais de dez milhões de reais, Besouro que tem estreia prevista para 30 de outbro nos cinemas nacionais, é uma mistura de "O tigre e o dragão com capoeira" segundo o site G1. O filme, que conta a história do lendário capoeirista Besouro Mangangá, trouxe da China o coreógrafo de ação Hiuen Chiu Ku, responsável pelos efeitos especiais e lutas de "Matrix" e “Kill Bill”. Como o filme não estreou, ainda não podemos comprovar se ele realmente é bom, ou não, mas de acordo com a sinopse, fica difícil imaginar este filme como um possível candidato ao Oscar.

- “Síndrome de Pinnochio – Refluxo” (Thiago Moyses)

Dirigido por Thiago Moyses, o filme é um ficção científica surrealista baseado na história de um funcionário público, que sofre assédio moral do chefe e cultiva uma paixão proibida pela irmã. O filme, que é uma produção independente, foi realizado sem recursos e em apenas dois meses. Este é mais um dos filmes que particularmente não conheço e o grande público também não deve conhecer. Até por isto, acho que este é o filme com menos chances de ser o escolhido.

- "Jean Charles" - (Henrique Goldman)

Este é o filme mais popular da lista, o que não significa o melhor. Com ótima atuação de Selton Melo, o filme conta a história baseada em fatos reais, do brasileiro Jean Charles, que confundido com um terrorista, foi morto em uma estação de metro em Londres. O filme consegue o êxito em mostrar a forma de vida dos brasileiros em Londres, porém com uma série de clichês, e o drama já anunciado no fim, o filme não é o meu favorito para conquistar a vaga.

- "Feliz Natal" (Selton Melo)

Feliz Natal é um filme cuja premissa parece interessante, mas segundo alguns sites, não é bem retaratada no filme. Como não vi o filme, recorri a alguns sites e as criticas não são tão boas. O site G1 afirma que "Infelizmente, as qualidades de "Feliz Natal" são pontuais – e se perdem em meio a um resultado geral bastante frustrante". Já o site omelete afirma que "Há visivelmente ali um cinema pensado.". Em função destas críticas, acho que Feliz Natal não tem muitas chances de conseguir esta vaga, mas também não pode se descartado. Tem algumas chances.

- "A Festa da Menina Morta" (Matheus Nachtergaele)

Este talvez seja o mais ousado filme da lista e por isto acredito que tenha chances. Seguindo a linha de filmes que não são aceitos facilmente, A Festa da menina Morta, tráz a estreia do ator Matheus Nachtergaele, na direção. Bastante premiado em festivais por todo o Brasil e mundo, o filme apesar do clima pesado, teve boas criticas. O portal G1 afirma que o filme é "Radical e intenso" e elogia o diretor estreante "Nada mau para um marinheiro de primeira viagem.". Já o site cineclick elogia a atuação de Daniel Oliveira: "a entrega do ator no papel do protagonista deste filme é impressionante". Enfim, o filme tem grandes chances de ser escolhido entre os dez, mas acho que para uma seleção mundial, o clima forte abordado pelo filme pode pesar contra.

- "O Menino da Porteira" (Jeremias Moreira)

Mais um dos filmes conhecidos da lista, O Menino da Porteira tráz o cantor Daniel como um dos astros do filme, e isso já pode servir com um ponto negativo. Baseado em canção sertaneja, o filme não teve muito apelo junto ao público e dificilmente será um dos escolhidos no dia 18 de setembro.

- "Se nada mais der certo" (José Eduardo Belmonte)

Este é mais um dos filmes ousados da lista. Com ótima critica, Se Nada mais der certo pode sim aparecer como um dos favoritos. É um filme pelo qual não me encanto, apesar de nem ter visto, mas surge na mídia especializada como um forte candidato.

- "Budapeste" (Walter Carvalho)

Baseado em livro de Chico Buarque, Budapeste é uma das melhores produções da lista. Com um elenco interessante e boa trama é um filme que pode ser bem aceito pelos velinhos da Academia se for escolhido dentre as dez opções. Com críticas regulares, e pouco apelo popular, o filme não foi muito bem nas salas de exibições nacionais, mas não me surpreenderia se fosse o escolhido no dia 18.

- "Salve Geral" (Sérgio Rezende)

Filme sobre o crime organizado de São Paulo, abordando a ação do TCC que levou o caos aos cidadões paulistas em 2006, Salve Geral pode ser uma das boas opções desta lista. Com estreia prevista para o dia 2 de outubro, o filme não tem muitas possibilidades de ser escolhido, principalmente pelo fato de o filme não ter tido contato com o grande público.

- "O Contador de Histórias" (Luiz Vilhaça)

Na minha opinião, e torcida também, este é o garnde favorito para ser o selecionado detre os dez filmes que poderão concorrer a uma vaga no Oscar. O Contador de Histórias reúne alguns dos pré-requesitos que um filme deva ter para brigar por alguma coisa em um Oscar. É uma história bonita, envolvendo um personagem real, e principalmente, contada de maneira interessante. Além disso, teve uma boa aceitação do público, e algumas criticas positivas. Então, num somátorio geral, é o meu grande favorito.

Fiquei triste por não ver alguns bons filmes que tiveram sucesso de público e crítica como Apenas o Fim e Mulher Invisivel, dentre os nomes desta lista. Acredito que independente de qual filme seja o escolhido acima, são raríssimas as chances de um filme nacional figurar entre os cinco melhores no Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. É uma pena...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...