sábado, 31 de maio de 2014

Top 10 (Icônicas Bruxas do Cinema)

E neste fim de semana chegou aos cinemas Malévola, novo longa da Disney estrelado por Angelina Jolie. Apresentado a história da Bela Adormecida sob o ponto de vista da bruxa má, responsável por enfeitiçar a jovem Aurora, o longa promete ser mais um dos grandes sucessos da Disney neste ano de 2014. Para celebrar então este lançamento, o blog Cinemaniac decidiu reunir dez das mais icônicas bruxas da história do cinema. Tem bruxa boa, bruxa má, bruxa feia, bruxa bonita, enfim, bruxa para todos os gostos. E começamos com...

10ª Winifred - Abracadabra


E essa lista começa com a cômica e inesquecível Betty Midler em Abracadabra. Lançado em 1993 por Kenny Ortega, ele mesmo o responsável pela trilogia High School Musical, o longa da Disney resolveu dar uma roupagem bem humorada a essa clássica figura. Estrelado por Midler, Sarah Jessica Parker e Kathy Najimy, o longa narra a história de três bruxas que após 300 anos aprisionadas voltam a vida para recuperarem a sua juventude. Com uma pegada bem leve, o longa conseguiu um relativo sucesso na década de 1990. Apesar de apresentar uma trinca de bruxas, é a personagem Winifred o grande destaque do longa, com direito a um ótimo desempenho da sempre competente Betty Midler.

9ª Sukie - As Bruxas de Eastwick\ Lamia - Stardust


Nesta nona posição temos a bela Michelle Pfeifer em dose dupla. Pela ordem cronológica, começamos com a comédia As Bruxas de Eastwick (1987). No longa estrelado pelo trio Cher, Pfeifer e Susan Sarandon, um grupo de amigas se reúne toda quinta-feira para falar sobre assuntos banais, incluindo a busca pelo homem perfeito. Eis que surge o milionário e misterioso Daryl Van Horne (Jack Nicholson), um homem que acaba despertando poderes nunca antes experimentados pelo trio. Coincidentemente, ou não, trinta anos depois Michelle Pfeifer volta a ser uma bruxa poderosa em Stardust - O Mistério da Estrela. Uma das mais subestimadas aventuras recentes, o longa dirigido pelo o então novato Matthew Vaughn (X-Men: Primeira Classe) nos apresenta a bela atriz como a típica bruxa má. Buscando a juventude eterna, Lamia (Pfifer) decide se apossar do coração de uma estrela cadente. Ela então parte atrás da bela Yvaine (Claire Danes), uma estrela que cai na terra após um pedido de um homem apaixonado. Duas ótimas bruxas, de gerações distintas, que merecem estar neste Top 10 Cinemaniac.

8ª Feiticeira Branca - As Crônicas de Nárnia



Seguindo a linha das bruxas má, a Feiticeira Branca de As Crônicas de Nárnia é mais uma das icônicas personagens apresentadas na última década. Grande vilã do ótimo As Crônicas de Narnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, a personagem vivida pela expressiva Tilda Swinton tem a missão de impedir que um quarteto de irmãos consiga livrar Nárnia de sua gélida ditadura. Baseada na metafórica obra de C.S Lewis, que remete diretamente a dogmas religiosos, a personagem rivaliza com o onipresente leão Aslan num embate realmente interessante. 

7ª Bellatrix - Harry Potter


E a primeira representante da franquia Harry Potter é a maléfica Belatrix, braço direito do Lord Voldermort. Interpretada pela sempre intensa Helena Boham Carter, Bellatrix é uma das mais importantes personagens dentro de toda a história, responsável por grandes acontecimentos ao longo dos sete livros e oito filmes. Uma convicta e poderosa bruxa, Belatrix é tia de Draco Malfoy, um dos maiores rivais de Harry Potter. Helena Boham Carter aparece em quatro filmes da franquia Harry Potter, incluindo As Relíquias da Morte - Parte 1 e 2 e A Ordem da Fênix. 

6ª Ursula - A Pequena Sereia


A Disney sempre teve uma boa capacidade em desenvolver suas antagonistas. E uma das vilãs mais carismáticas é a bruxa do mar Ursula, do excelente A Pequena Sereia. Interessada em comandar a bela Pequena Sereia, Ursula oferece uma proposta tentadora a ela. Em troca de sua voz, a bruxa oferece a Ariel a possibilidade dela se tornar humana por três dias. Nesse tempo, Ariel teria que conquistar o amor de um homem, caso contrário voltaria a ser sereia e serviria diretamente à própria bruxa. Ariel acaba se apaixonando pelo jovem Eric, mas Ursula se intromete na tentativa de atrapalhar os sonhos da pequena sereia. Terceiro filme mais visto no ano de 1989, A Pequena Sereia até hoje é tratado como um dos trabalhos mais importantes da Disney. Responsável por colocar o estúdio de volta ao caminho dos sucessos, o longa abriu espaço para trabalhos como A Bela e a Fera (1991), Alladin (1992) e O Rei Leão (1994). 

5ª Eva Ernst - Convenção das Bruxas




Confesso que desta lista a única bruxa que realmente me deu medo foi Eva Ernst. Diretamente da época clássica da Sessão da Tarde, Convenção das Bruxas (1990) nos apresentou a tenebrosa bruxa vivida por Anjelica Houston. Contando a história do pequeno Luke (Jasen Fisher), o longa segue os passos deste pequeno garoto ao descobrir que no hotel onde está hospedado vai acontecer a tal convenção das bruxas. Lideradas por Eva, as bruxas se reuniram para tentar dar início ao seu maléfico plano: transformar todas as crianças em ratos. Luke acaba sendo atingido por este feitiço, mas mesmo nesta forma animal resolve contra-atacar. Um daqueles filmes com a cara da década de 1980, que acabou nos brindando com clássicos teen como Os Goonies, Os Garotos Perdidos, Conta Comigo, e porque não, Convenção das Bruxas. 

4ª Malévola - A Bela Adormecida




E a própria versão original da Malévola não podia ficar de fora desta lista. Uma das antagonistas mais icônicas da história da animação, Malévola é uma das mais simbólicas bruxas da Disney. Responsável por levar a pequena Aurora ao sono profundo, a bruxa resolveu lançar esta maldição pelo fato de ter sido excluída da festa do batismo da jovem princesa. Baseada no clássico conto dos Irmãos Grimm, Malévola é tão importante que agora vai ganhar um filme só seu. Mais do que merecido. 

3ª Professora Minerva e Hermione - Harry Potter




E no pódio das bruxas a nossa terceira posição traz Harry Potter em dose dupla. Como nem toda bruxa precisa ser necessariamente má, a experiente Professora Minerva e a jovem Hermione são as grandes representantes do "lado bom da força" desta lista. Duas das mais emblemáticas personagens desta franquia, Hermione e Minerva são duas bruxas extremamente talentosas, principalmente contra as forças das trevas. Com ótimos desempenhos da experiente Maggie Smith e da jovem Emma Watson, as duas personagens acabaram tendo grande significância dentro da maior franquia envolvendo bruxos (a). Não é por menos que elas pintam aqui na terceira colocação. 

2ª Bruxa - Branca de Neve 



Com a medalha de prata a mais velha bruxa desta lista. Direto do clássico Branca de Neve e os Sete Anões, do ano de 1937, temos a Rainha\Bruxa, uma figura nefasta que não tolerava o fato de ter uma enteada mais bela do que ela. Por vaidade, a bruxa manda o seu caçador matar a bela jovem. No entanto, o carrasco acaba se comovendo com o carisma da Branca de Neve e a deixa fugir. Muito tempo se passa, e a bruxa acaba descobrindo que a jovem segue viva, e morando com um grupo de sete anões. Ela então resolve armar um plano ainda mais nefasto: envenenar uma maçã e oferece-la a inocente donzela. Na verdade, quando se fala em bruxa, devemos lembrar de A Branca de Neve. 

1ª Bruxa Má do Oeste - O Mágico de Oz




E como não podia deixar de ser, a grande Bruxa Má do Oeste é a figura maligna mais emblemática doentro do gênero. Com uma curiosa história de bastidores, que foi bem explicada no nosso especial sobre O Mágico de Oz, a emblemática bruxa vivida por Margaret Hamilton se tornou um modelo para gerações de feiticeiras. Com a sua cara verde, nariz pontiagudo, chapéu pontudo e risadas maléficas, a Bruxa Má do Oeste é a grande rival da Dorothy e o seu trio de amigos. Uma figura marcante dentro do cinema, que acaba figurando em boa parte das listas das maiores vilãs da história do cinema.  

Menções Honrosas

- Nancy Daws - Jovens Bruxas



Responsável por ser um dos estopins da febre gótica na década de 1990.

- Queen Narissa - Encantada


Uma bruxa que se transforma em dragão merece destaque.

- Yubaba - A Viagem de Chiriro



Além de bruxa, essa abusa do trabalho infantil.

- Bruxa Negra - João e Maria: Caçadores de Bruxas



Famke Janssen num ótimo desempenho em um subestimado longa.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...