terça-feira, 8 de setembro de 2009

Cinemaniac Indica (Up - Altas Aventuras)

Emocionante, divertido, intenso estes são alguns dos muitos adjetivos que podem sugerir o que é o mais novo trabalho da Disney/Pixar. Up - Altas Aventuras simplesmente é o melhor filme do ano, até o presente momento, sem sombra de dúvidas. Sei que isso pode parece um exagero, já que nem vi todos os filmes lançados neste ano, mas dentre os que pude assistir, este sem sombra de dúvida é o melhor e mais criativo.

Aliás, criatividade tem sido a grande marca do cinema de animação nesta última década. Cada vez mais este cinema, busca cativar novos públicos, encantar os espectadores e assim como no ano passado, quando a animação Wall-e foi um dos melhores filmes do ano, Up tem tudo para se consagrar neste também.

Com ótima trama, excelente animação e com muitas inovações narrativas para o gênero animação, Up chega em alguns momentos a flutuar da comédia para um drama sem parecer chato ou piegas. Seguindo a linha Wall-E, Up tenta associar à trama fantasiosa e muito divertida, traços de realidade, conflitos existentes em qualquer ambiente familiar, como a dor da perda ou a solidão. E com isso, atinge um patamar muito alto, principalmente por explorar estes temas de maneira mais direta e clara, do que por exemplo, Wall-E explorou.

Dirigido por Pete Docter, o mesmo do ótimo Monstros S.A, e contando com a sempre excelente produção de John Lasseter, Up quebra os padrôes estabelecidos pelo mercado de animação mais uma vez. Porém, não se esquece de divertir o público e isso eles também sabem como fazer. Com personagens incrivelmente intensos e complexos, o diretor Pete Docter consegue montar a trama de maneira eficiente, eficáz e acima de tudo divertida. Criando situações incríveis, com bélissimos cenários muito bem construidos digitalmente, Up faz com que o espectador se prenda em sua poltrona, com as aventuras de Carl, Russel, a ave Kevin e o simpático cachorrinho Dug.

Outra característica que eu achei super interessante, e que em muitas vezes deixa a desejar, é a dublagem. Em muitos casos, a dublagem acaba estragando o andamento do filme ou as piadas, mas em Up o que vemos é justamente o contrário. Dublado pelo mestre do humor Chico Anysio, Carl fica ainda mais intenso e divertido não deixando a desejar em nada à dublagem original.

Up conta a história de Carl Fredricksen, um homem que passou toda a sua vida sonhando em explorar o planeta e viver plenamente a vida. Porém, aos 78 anos de idade, a oportunidade parece ter passado por ele até que uma reviravolta do destino e um persistente explorador da natureza de oito anos chamado Russell lhe dão uma segunda chance na vida.

Apesar de todos os elogios feitos acima, o maior êxito do filme fica pelo simples fato de a direção, mesmo com toda a linguagem diferenciada, em nenhum momento descaracterizar o gênero animação daquilo que ele sempre prometeu: a diversão. E isso eu posso garantir, Up é diversão garantida para jovens e adultos. De maneira simples e emocionante, o filme conquista o espectador desde os primeiros segundos. Por esta razão, e sem medo algum, eu o coloco com um dos grandes filmes do ano, talvez o melhor. Então não deixe de assistir e se divertir.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...