sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Harry Potter, Crepúsculo e o fenômeno dos roteiros adaptados (Parte 1)

O que tem em comum os mega sucessos de bilheteria Harry Potter, Senhor dos Anéis e Crepúsculo? Se você pensou que ambos são adaptados de obras literárias, acertou em cheio !!! Adaptado das obras dos escritores JK Rowling, J.R.R Tolkien, Stephenie Meyer, respectivamente, os filme arrecadaram bilhões de dólares, conquistaram multidões e abriram cada vez mais espaço para novas adaptações literárias.
Numa época de falta de criatividade por parte dos produtores hollywoodianos, aonde o grande número de remakes chega a assustar, estes encontraram nos livros um sopro de genuinidade e uma grande oportunidade de faturar, no início deste novo século. Filmes como O Código Da Vinci, O Caçador de Pipas, Marley e Eu, As crônicas de Narnia, além dos fenômenos citados acima e muitas outras obras menos conhecidas, lotaram os cinemas neste novo século, arrecadando milhões e aproximando os leitores à sétima arte.

Para se ter uma exata noção do êxito destas adaptações, O senhor dos Anéis, em toda trilogia, faturou cerca de 2,920,000 bilhões de dólares por todo o mundo. Já Harry Potter, ao longo dos seis filmes até agora lançados, se minhas contas não tiverem erradas, faturou cerca de 5,4 bilhões de dólares. Nada Mal !!!! E o mais recente fenômeno Crepúsculo, que já havia vendido muito em forma de livro, arrecadou mais de 500 milhões de dólares, com um único filme, somada as arrecadações das bilheterias e também da venda dos DVD’s. Com esta arrecadação, Crepúsculo se tornou o filme de Vampiro, mais lucrativo da história do cinema. Se pararmos para analisar, enquanto Senhor dos Anéis já foi concluído, e Harry Potter já está bem próximo do fim, Crepúsculo terá o caminho livre para bater todos estes recordes de bilheteria e se tornar a adptação mais rentável da história do cinema, título este nas mãos de Harry Potter, até então.

Estes resultados provam que os sucessos de algumas adaptações, principalmente as voltada para o público teen, tem se mostrado muito rentável para as indústrias cinematográficas. Porém, não é de agora que este movimento se iniciou, e o cinema, ao longo de mais de um século de existência já produziu grandes fenômenos, adaptados de clássicos literários. E como estamos em época de Bienal do Livro, aqui no Rio de Janeiro, nada melhor do que um texto mostrando um pouco mais sobre a história de alguns filmes adaptados. Divido em seis partes, os textos serão postados nas próximas semanas, diariamente. Espero que todos curtam !!!!!!!!!!!

Confira abaixo o restante deste especial literário.
Fonte: IMDB, Adoro Cinema, Wikipedia e diversos outros sites de cinema.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...