segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Cinemaniac Indica (Encurralado)

Um grande talento já se revela desde os seus primeiros passos. Esta afirmação pode ser atribuida a diversos grandes nomes do cinema, mas em especial hoje se refere ao excelente diretor Steven Spielberg e o seu épico O Encurralado. Filmado no início da década de 1970, mais precisamente no ano de 1971, o Encurralado é uma marco no cinema de supense, principalmente em função da genial trama, dos inovadores efeitos de camêras, e da direção criativa do então novato Spielberg.

Com pouquíssimos recursos técnicos à disposição, Spielberg consegue fazer um trabalho que parece atemporal em Encurralado. Ao ver o filme, com exceção dos modelitos da década de 70 e dos carros, você não tem a exata noção de que o filme já tem mais de 30 anos, tamanha foi a perícia técnica do diretor em filmar excelentes cenas de perseguição na estrada. Se vocês forem reparar, até este período, o mais comuns em cenas com perseguições e veículos, ou eram os takes de fora de carro, com a camera imóvel, ou aqueles efeitos estilo "turma do didi", em que se filma uma paisagem qualquer e a exibe pelas janelas do carro, dando a sensação do movimento. Porém, Spielberg sabia que para o genial roteiro de Richard Matheson funcionar, era preciso dar movimento ao filme, dar velocidade, perseguições. E pensando desta maneira, ele se tornou um dos pioneiros na utilização de câmeras em movimentos, acompanhando as perseguições de muito perto, oferecendo para o espectador toda a tensão que o roteiro queria passar.

Além da preocupação com a parte técnica, Spielberg teve outra sacada genial com a escolha do elenco, ou melhor, do ator Dennis Weaver, que atua praticamente sozinho ao longo de todo o filme. Weaver consegue passar toda a tensão presente no roteiro, mostrando o desespero e paranoia desenvolvida pelo personagem ao longo da sinistra viagem. Aliás, algumas cenas deste filme são realmente emblemáticas, graças a Spielberg e Weaver. Uma delas é a cena do bar. Toda filmada em plano sequência, ou seja sem pausa, e em primeira pessoa, a cena mostra a paranoia do personagem de maneira incrível, deixando o espectador sem respiração.

Encurralado conta a história de David Mann (Denis Weaver), um simples trabalhador, igual a milhões de outros, que cruza o deserto para um compromisso de negócios. Sua vida transcorre sem problemas, até o momento em que ele tenta ultrapassar um lento caminhão-tanque. Sem nenhum motivo aparente, o motorista do caminhão começa a fazer um perigoso jogo de gato e rato na estrada, tentando tirar David de seu caminho. Em clima de crescente suspense, David aos poucos percebe que o caminhoneiro não está para brincadeiras: eles quer, a todo custo, assassinar o pacato homem. Qual seria o motivo de tanto ódio e violência?

Enfim, esta é um das grandes obras primas do cinema e se você gosta de bons filmes com certeza deve assistir. Eu indico o filme, e também o making off presente no Dvd, que traz Spielberg contando todas dificuldades presentes na execução deste grande clássico. Espero que todos gostem !!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...