quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Cinemaniac Indica (Uma Prova de Amor)

Olhando a premissa de Uma Prova de Amor, poderiamos ter a sensação que o filme se trata de mais um melodrama clichê baseado em uma doença terrível como o câncer. Porém, felizmente o que vemos ao longo das 1 h e 40 min de filme não é qualquer melodrama barato, graças a ótima direção de Nick Cassavetes e ao elenco super afiado, com destaque para as atuações da excelente Abigail Breslin e da surpreendente Sofia Vassilieva.

É grande o número de filmes que retratam a dura vida de uma pessoa doente. Mas poucos conseguiram retratar de maneira tão eficaz e contudente, o drama de uma família assolada por uma doença como o câncer, como Cassavetes conseguiu. O diretor teve a feliz ideia de focar o estrago que a doença faz, não só na pessoa afetada, mas como em todo o resto da família. E nesta trama, em particular, esta maneira de contar a história funciona de maneira brilhante.

Cheio de flashbacks, e mostrando o ponto de vista de cada um dos membro da família, Nick Cassavetes consegue contar a história desta família de maneira não linear, mas perfeitamente compreensível. Contando com atuações seguras de todo o elenco, o diretor consegue abordar a doença em todo o ambiente familiar, de maneira simples e eficiente. Diferente de alguns que escolhem não mostrar as mazelas sofrida por um paciente em estado terminal, Cassavetes não omite do espectador o quanto aquela pessoa sofre.

E esta opção não tem o intuito de causar lágrimas forçadas no espectador, pelo contrário, já que os momentos mais emocionantes, são justamente aqueles em que a família tenta viver a vida, sem que nada pareça acontecer. Alías, no quesito emoção Cassavetes também manda bem, misturando belos cenários à ótima trilha-sonora e muita câmera lenta, o diretor consegue de maneira singela, emocionar o espectador.


Mas para falarmos de emoção, não podemos nos esquecer do elenco, que na minha opinião é o ponto alto do filme. Nada do que foi escrito acima funcionaria, se o elenco não conseguisse repassar esta emoção para o espectador. E felizmente, não é isso que acontece, já que a escolha do elenco foi precisa. Cameron Diaz vai bem no papel de mãe desesperada, surpreendendo a muitos. O mesmo acontece com Jason Patrick (Velocidade Máxima 2), que consegue emocionar com uma atuação intensa. Porém, os grandes destaques do filmes são as irmãs Abigail Breslin, super carismática, e Sofia Vassilieva. Com uma química incrível, as duas irmãs roubam a cena sempre que estão em cena. Sofia, apesar de inexperiente, atua "igual a gente grande" conseguindo emocionar o espectador. Aliás, não podemos esquecer também de Alec Baldwin e Joan Cusak, que apesar de fazerem papeis coadjuvantes, roubam a cena em diversos momentos.


Uma Prova de Amor conta a história de Anna (Abigail Breslin), que ao longo de treze anos foi submetida a inúmeras consultas médias, cirurgias e transfusões para que sua irmã mais velha Kate (Sofia Vassilieva) pudesse, de alguma forma, lutar contra a leucemia que a atingiu ainda na infância. Anna foi concebida para que sua medula óssea prorrogasse os anos de vida de Kate, papel que ela nunca contestou... até agora. Tal como a maioria dos adolescentes, ela está começando a questionar quem ela realmente é. Mas, ao contrário da maioria dos adolescentes, ela sempre teve sua vida definida de acordo com as necessidades da irmã. Então, Anna toma uma decisão que seria impensável para a maioria, uma atitude que irá abalar sua família.


Enfim, Uma Prova de Anor é aquele típico filme que lhe ofereçe uma lição de vida. Então não deixem de assistir e de principalmente, levar o seu lencinho.

Um comentário:

Rosie disse...

estou louca para ver esse filme

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...