segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Cinemaniac Indica (Lawrence das Arábias)

Se algum filme pode resumir bem o gênero Épico, este é Lawrence da Arábia. Logo este gênero, sob o qual até os dias hoje se paira uma dúvida, afinal o que seria um filme Épico? Seria um filme grandioso, que narre histórias heroicas de tempos passados. Ou então um filme com grandes cenas de batalha, com personagens marcantes. Enfim, se um épico pudesse ser classificado desta maneira, Lawrence da Arábia seria um exemplo perfeito deste gênero.

Produzido em 1962 e com três horas e meia de duração, Lawrence das Arábias pode assustar a qualquer novo fã de cinema, acostumado a filmes curtos com tramas quase que resumidas. Porém, se você tem um tempo sobrando e curte um bom filme épico, não deixe de assistir a este grande clássico do cinema. Lawrence da Arábia é aquele tipico filme que impressiona, principalmente quando sabemos que ele foi produzido em uma época onde efeitos especiais não existiam e tudo deveria ser realmente recriado em tamanho e proporção semelhante a real. Então quando assistimos a grandes cenas no deserto, ou então as batalhas com milhares de figurantes, nos perguntamos: Como foi possível fazer isso?

Essa reposta eu não tenho, mas com toda a certeza o diretor David Lean a encontrou. Com cenários incríveis, takes grandiosos, que marcaram a história do cinema, e a perfeita utilização dos elementos desérticos, o diretor consegue realizar algo até então nunca visto no cinema, que viria a servir de exemplo para muitos outros diretores da atualidade.

Diretor de outros clássicos do cinema, como A Ponte do rio Kwai e Dr Jivago, David Lean não se preocupa apenas com a parte técnica do filme, mas também com o desenvolvimento da trama, o que o torna um grande clássico do cinema. Narrando a história real do aventureiro T. E. Lawrence, cujo autobiografia serviu como base para a produção do roteiro do filme, o diretor consegue aliar ótima produção a uma grande história. E isso, sem dúvida alguma, também se deve ao elenco de peso.

Contando com nomes do quilate de Peter O’Toole, Anthony Quin e Omar Sharif, o filme nos brinda com excelentes diálogos, que produzem ótimas cenas. Peter O’Toole, que sequer era conhecido até então, tem uma das melhores atuações da história do cinema, encarnando com fidelidade o personagem principal.

Lawrence da Arábia conta a história de T.E Lawrence (Peter O'Toole), um jovem tenente que, insatisfeito com o trabalho de preencher mapas no quartel general durante a Primeira Guerra Mundial, foi enviado para o deserto como observador, na região onde fica a atual Arábia Saudita. Simpatizando com os costumes e povos da região, ele acaba tendo uma decisiva participação na histórica união dos povos árabes contra os turcos.

Vencedor de 7 Oscar, incluindo Melhor Filme e Diretor, Lawrence da Arábia figura como um dos melhores filmes de todos os tempos. Então não deixem de assistir, principalmente, se gostar de um bom filme histórico.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...