domingo, 2 de agosto de 2009

Cinemaniac Indica (Desejo e Reparação)

Dirigido pelo ótimo Joe Wright, o mesmo do excelente romance Orgulho e Preconceito, Desejo e Reparação foi vendido para o público como um romance dramático. Tudo bem, o filme tem sua premissa baseada no romance dos excelentes James Mcvoy e Keira Knightley, mas a trama gira muito mais em função da tentativa de redenção em função de um erro que muda a vida de toda uma família.

Em função da premissa inicial, o espectador não espera encontrar um filme com uma trama relativamente pesada, com temas pouco comuns para um filme que poderia aparecer um mero romance. Adaptado da obra Atonement, do escritor Ian McEwan, o filme concorreu a sete Oscars, ganhando o de melhor trilha sonora, diga-se de passagem super merecido. Aliás, o filme tem um grande elenco, que vai muito bem, mas o grande destaque fica na parte técnica. Com uma belissima fotografia, as cenas da Guerra são sensacionais, ótimo figurino, e excelentes planos explorando os belos cenários do filme, o filme encanta o espectador em meio a conturbada história dos protagonistas.

Mas não pensem vocês que o elenco não vai bem, pelo contrário. Keira Knitghley, James Mcvoy, Saoirse Ronan, que por merecimento concorreu ao Oscar, e Romola Garai conseguem com execelente atuações prender cada vez mais o espectador ao longo das duas horas e meia de filme.

Desejo e Reparação se passa em 1935, no dia mais quente do ano na Inglaterra, Briony Talles (Romola Garai) e sua família se reúnem num fim de semana na mansão familiar. O momento político é de tensão, por conta da 2ª Guerra Mundial. Em meio ao calor opressivo emergem antigos ressentimentos familiares. Cinco anos antes, Briony, então aos 13 anos, usa sua imaginação de escritora principiante para acusar Robbie Turner (James McAvoy), o filho do caseiro e amante da sua irmã mais velha Cecília (Keira Knightley), de um crime que ele não cometeu. A acusação na época destruiu o amor da irmã e alterou de forma dramática várias vidas.

Enfim, Desejo e Reparação é um daqueles filmes grandiosos, que merecem ser assistidos só pela iniciativa de trazer algo novo para o cinema, fugir do lugar comum. Com muito êxito, o filme consegue prender o espectador e cativar o público com uma trama que beira muito a realidade. Espero que todos apreciam esta grande obra !!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...