quarta-feira, 8 de julho de 2009

Cinemaniac Indica (O Contador de Histórias)

O cinema Brasileiro tem conseguido cada vez mais produzir trabalhos de muita qualidade. Nos últimos dez anos a produção tem alcançado êxito com diversos filmes, como por exemplo, Cidade de Deus, Tropa de elite, Meu Nome não é Johnny e possivelmente com o ótimo filme O Contador de Histórias, que tive a oportunidade de assistir na pré-estreia aqui no Rio organizada pela rede Brazucah. Não quero aqui afirmar que o filme do diretor Luiz Vilhaça vai alcançar o lugar de destaque que estes filmes conseguiram, mas sim que ele mantém o ótimo nível dos longas acima.
Em O Contador de Histórias, podemos ver além de um ótimo filme, uma excelente história de superação, e amor, que salvaram a vida do jovem Roberto Carlos, personagem principal do filme. E na tentativa de contar esta bellíssima história, Vilhaça atinge o êxito em função da maneira simples como ela é desenvolvida no filme, com bastante humor e sensibilidade nas cenas. O diretor poderia ter escolhido retratar uma realiudade dura de maneira mais dramática, mais pesada e até mesmo mais convencional, mas não é isso que acontece. Ele opta por uma abordagem mais leve, mais sútil e não menos emocionante. Seguindo esta opção, o grande destaque, fica nas cenas em que a realidade é narrada pelo diretor, sob o ponto de vista da criança, com o uso de elementos fantasiosos e circences que enriquecem as cenas e retratam com criatividade o cotidiano da criança em sua difícil infância.
Alêm da direção correta de Luis Vilhaça, O Contador de Histórias tráz um elenco de primeira qualidade principalmente quando falamos das atuações infantis e da atriz Maria de Medeiros, que brilha em cada cena do filme. O êxito na escolha do elenco infantil é de fundamental importancia para filmes, e em O Contador de histórias a decisão pareceu acertada. O elenco mirim se destaca, em cenas como as do duelo de palavrões (puta que la merda é show!!!!!) ou nas que mostram o dia-a-dia da Febem. Além do elenco mirim, o grande destaque do filme é a atriz portuguesa Maria de Medeiros, que vai muito bem no papel da pedagoga Margareth. A atriz se destaca em cada cena que aparece, com uma sutileza e sensibilidade que combinam perfeitamente com o tom do filme.
O Contador de Histórias conta a história real de Roberto Carlos (considerado um dos maiores contadores de história do mundo). Roberto era considerado um menino incorrigível, mas tem sua vida transformada pelo amor e dedicação de uma pedagoga francesa: Margherit. Mais do que uma história de superação, o filme mostra como o poder do afeto pode ser transformador.
Enfim, O Contador de Histórias, que chega aos cinema de todo o Brasil no dia 7 de agosto, pode não apresentar nada de muito inovador, mas com uma ótima produção e direção, nos brinda com mais uma bélissima história de vida de um brasileiro, que teve sua vida mudada em função do carinho e do amor oferecido por uma "estranha".
Assista abaixo o emocionante e cativante trailer deste ótimo filme.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...