terça-feira, 10 de março de 2009

Cinemaniac Indica (Quem Quer ser um Milionário?)

Simplesmente sensacional, genuíno e criativo. Acabei de chegar do cine aonde tive a oportunidade de assistir a um dos melhores filmes da década, isso não tenho dúvidas. Quem quer ser um Milionário é aquele tipico filme que não decepciona em momento algum, e olha que as expectativas sobre ele são as maiores possíveis, afinal oito Oscars não é para qualquer um.

Danny Boyle realmente entrou para o "hall" dos grandes diretores do cinema. Em Trainspotting ele havia conseguido se destacar para o mundo e agora assumiu o devido lugar de respeito no cinema mundial. Em "o Milionário", Boyle consegue nos mostrar um história magistral, contada de forma brilhante, com coesão, agilidade, mas sem perder o senso de profundidade. Os personagens, todos eles, são trabalhados com intensidade dentro da trama. Não existe aquele momento em que o espectador tenda a perder atenção, a desviar o olhar da projeção, a não ser nas cenas mais fortes, também muito bem desenvolvidas pelo diretor. Enfim, Boyle acerta em cheio nesta produção e consegue com uma exatidão milimétrica, manter o clima de suspense e emoção até os últimos momentos, inclusive nos créditos finais.

Porém, Boyle não é o grande destaque do filme. O diretor o conduz de forma sublime, como dito acima, mas quem passa toda a emoção é o incrível elenco de atores Indianos. Desconhecidos para grande parte do mundo, o elenco, todo ele sem exceções, consegue grandes atuações, dignas de qualquer prêmio. Os atores mirins que interpretam Jamal e Salim, roubam a cena com muita espontaneidade e belíssimas atuações. Depois de adultos, o nível se mantem, o que é uma característica rara em filmes que se utilizam destes recursos. E além dos personagens principais, os coadjuvantes também se destacam, com interpretações fortes que são de fundamental importância para a construção da trama.

Quem quer ser um Milionário?, conta a história do jovem Jamal K. Malik (Dev Patel) que trabalha servindo chá em uma empresa de telemarketing. Sua infância foi difícil, tendo que fugir da miséria e violência para conseguir chegar ao emprego atual. Motivado por um amor separado pelo destino, um dia ele se inscreve no popular programa de TV "Quem Quer Ser um Milionário?". Inicialmente desacreditado, ele encontra em fatos de sua vida as respostas das perguntas feitas.

Não são só pelas características acima que o filme merece ser assistido, ou melhor, apreciado. Com excelente fotografia, trilha sonora empolgante e tudo o que já foi falado anteriormente, eu não tenho dúvidas em afirmar que Quem quer ser um Milionário? será um dos melhores filmes apresentado no circuito nacional deste ano. Por isto não percam tempo, corram e procurem a melhor sala de exibição para apreciar esta grande obra.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...