segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Cinemaniac Indica (Sunshine: Alerta Solar)

O gênero ficção-científica depois da década de 80 não foi mais o mesmo. Filmes que tentaram assumir este gênero não foram bem sucedidos e, com poucas exceções, se tornaram fracassos de público e crítica. Porém, neste fim de semana consegui encontrar uma destas poucas exceções no filme "Sunshine: Alerta Solar".

O que a princípio me deixou bastante feliz, foi o final daquele espírito de "americano salvador do mundo", presente em todos os recentes filmes em espaço naves (Apolo 13, Armagedom, Cowboys do espaço, entre outros...). O capitão da nave é oriental e o personagem que mais parecia um Yankee, era o de caráter mais "duvidoso" do filme.

O segundo ponto que me chamou a atenção, são as incríveis imagens presentes em todo o filme. É incrivel como com tão pouco orçamento, cerca de 10 milhôes de euros, o diretor Danny Boyle, excelente por sinal, e sua equipe conseguiram fazer um filme tão belo. As imagens falam por si só, deixando o espectador com a sensação de estar fazendo parte da tripulação.

O terceiro, e último ponto, que me chamou a atenção foi a escolha do elenco. "Sunshine: alerta Solar" tráz atores novos, mas que se destacaram em filmes de grande sucesso. Cillian Murphy é um destes exemplos, apesar de novo, ja atuou em grandes sucessos do cinema, como o ótimo terror "Extermínio", o suspense "Voo Noturno" e as duas últimas continuações de Batman. Outro exemplo, é o jovem Chris Evans, que fez grande sucesso no blockbuster "O Quarteto Fantástico" e também em excelentes filmes como "Os reis da Rua" e "Celular: um grito de socorro". O filme ainda tráz, Rose Byrne (Tróia), Cliff Curtis (Dia de Treinamento e Cine Majestic). Hyroiyuk Sanada (O último samurai) entre outros bons nomes.

A trama do filme se passa quando o Sol corre o risco de desaparecer, podendo ocasionar o fim de toda a humanidade. A última esperança é a nave espacial Icarus II e sua tripulação de 8 pessoas, que transporta uma bomba atômica do tamanho da ilha de Manhattan, que teoricamente alimentará uma nova vida dentro do Sol. Durante a viagem e sem contato com a Terra, eles descobrem o sinal de S.O.S. da Icarus I, a nave enviada 7 anos antes com o mesmo objetivo e cuja causa do fracasso é desconhecida. A tripulação fica dividida entre alterar a trajetória da missão, de forma a obter a bomba existente na Icarus I, o que traria à missão mais uma chance de sucesso, ou seguir o plano original. A decisão recai sobre Capa (Cillian Murphy), o físico da tripulação, que decide ir à outra nave. Porém a mudança de trajetória causa avarias à Icarus II, iniciando uma série de problemas enfrentados na reta final da missão.

Sunshine: alerta Solar, agrada por juntar um bom suspense à ficção científica, se tornando uma boa pedida tanto para os fãs de suspense, quanto para os de ficção cientifica e também para aqueles que simpesmente, gostam de bons filmes.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...