Leia também sobre os indicados ao PGA e DGA
A Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão divulgou na manhã de hoje a lista de indicados ao Bafta, o Oscar do cinema britânico. E, para a surpresa de ninguém, o que vimos foi uma seleção embranquecida, masculina e pouquíssimo representativa. Numa das melhores safras cinematográficas em anos, uma temporada que nos presenteou com obras do quilate de Nós, The Farewell, Adoráveis Mulheres e Waves, a lista de nomeados ao Bafta sugere que nada mudou no que diz respeito a diversidade na temporada de premiações. No melhor estilo Feitiço do Tempo, mais uma vez as mulheres não tiveram vez nas categorias de Melhor Filme\Direção. Nada de novo no Front. O problema, no entanto, só piora quando analisamos as categorias relacionadas a atuação. Dos vinte indicados ao prêmio de Melhor Ator\Atriz|\Ator Coadjuvante\Atriz Coadjuvante, vinte são brancos. Com direito a indicação dupla de Scarlett Johansson (Jojo Rabbit e História de um Casamento) e Margot Robbie (O Escândalo, Era uma Vez em Hollywood). Nada contra as duas grandes atrizes, mas brechas não faltavam...
Por mais que a indicação de jovens como a promissora Jessie Buckley, por As Loucuras de Rose, surja como uma boa novidade, é inacreditável ver que nomes como os de Lupita Nyong'o (assombrosa em Us), Awkwafina (The Farewell), Eddie Murphy (Meu Nome é Dolemite) e Jennifer Lopez (As Golpistas) não foram sequer lembrados. O que, com razão, gerou comoção nas redes sociais e o surgimento da hashtag Bafta so White. Na tentativa de se justificar, Marc Samuelson, presidente do comitê de filmes do Bafta, questionou a desigualdade étnica dentro da indústria. "É enfurecedor a falta de diversidade nas categorias de atuação. É frustante que a indústria não esteja se movendo tão rápido quanto todo o time do BAFTA com certeza gostaria que estivesse.", disse a Variety. E, de fato, ele tem razão em constatar isso. A questão é que, num ano em que os filmes acima foram aclamados por onde passaram, em que Nós triunfou junto ao público e também a crítica, a declaração sugere que o problema está também naqueles que selecionam os indicados. Mesmo em MENOR QUANTIDADE, filmes de QUALIDADE dirigidos por mulheres e\ou estrelados por negros, asiáticos e latinos não faltaram.
Indicados ao PGA, o prêmio do Sindicato dos Produtores de Hollywood |
Infelizmente, numa análise totalmente racional, a tendência é que o cenário não seja tão diferente assim no Oscar e nos prêmios do Sindicato. Por mais que exista uma notável diferença entre os corpos votantes do Bafta e do prêmio da Academia, seria um tanto quanto surpreendente se Hollywood apontasse um rumo tão diferente assim. O que fica bem claro, por exemplo, quando vemos que Nós não figurou na lista final de indicados do PGA (o prêmio do Sindicato dos Produtores dos EUA). Se por um lado Adoráveis Mulheres, drama de época dirigido por Greta Gerwig, foi lembrado entre os dez finalistas, a ácida sátira social pilotada por Jordan Peele foi sumariamente esnobada. No DGA (o prêmio do Sindicato dos Diretores da América), por outro lado, foi legal ver ver o sul-coreano Bong Joon-Ho (Parasita) e o neozelandês Taika Waititi (Jojo Rabbit) conseguirem indicações em meio a nomes consagrados como Quentin Tarantino (Era Uma Vez em Hollywood), Martin Scorsese (O Irlandês) e Sam Mendes (1917). Mais uma vez, porém, nada de mulheres representadas na lista. Quanto aos prêmios individuais, as expectativas seguem altas envolvendo os nomes de Lupita Nyong'o (indicada ao SAG, o prêmio do Sindicato dos Atores) e Eddie Murphy, mas, à essa altura, a indicação dos dois poderia ser tratada como uma reviravolta. O fato é que, após algumas edições mais plurais e representativas, a atual temporada de premiações mostra que a indústria do cinema (e do entretenimento como um todo) está longe de exorcizar o fantasma da desigualdade racial e de gênero. Que o Oscar, ao menos, reconheça o talento (e o esforço) daqueles que realmente mereceram. Confira abaixo a lista de indicados ao Bafta.
1917
O Irlandês
Coringa
Era Uma Vez em Hollywood
Parasita
Melhor Filme Britânico
1917
Bait
For Sama
Rocketman
Sorry We Missed You
Os Dois Papas
Estreia Notável de Autor, Diretor ou Produtor britânico
Bait – Mark Jenkin (Diretor/Roteirista), Kate Byers, Linn Waite (Produtor)
For Sama – Waad Al-Kateab (Diretor/Produtor), Edward Watts (Diretor)
Maiden – Alex Holmes (Diretor)
Only You – Harry Wootliff (Roteirista/Diretor)
Retablo – Álvaro Delgado-Aparicio (Roteirista/Diretor)
Melhor Filme de Língua Não-Inglesa
The Farewell
For Sama
Dor e Glória
Parasita
Retrato de uma Jovem em Chamas
Melhor Documentário
American Factory
Apollo 11
Diego Maradona
For Sama
The Great Hack
Melhor Longa Animado
Frozen 2
Klaus
Shaun, o Carneiro: Aliens
Toy Story 4
Melhor Diretor
1917 – Sam Mendes
O Irlandês – Martin Scorsese
Coringa – Todd Phillips
Era Uma Vez em Hollywood – Quentin Tarantino
Parasita – Bong Joon-Ho
Melhor Roteiro Original
Fora de Série – Susanna Fogel, Emily Halpern, Sarah Haskins, Katie Silberman
Entre Facas e Segredos – Rian Johnson
História de um Casamento – Noah Baumbach
Era Uma Vez em Hollywood – Quentin Tarantino
Parasita – Han Jin Won, Bong Joon-Ho
Melhor Roteiro Adaptado
O Irlandês – Steven Zaillian
Jojo Rabbit – Taika Waititi
Coringa – Todd Phillips, Scott Silver
Adoráveis Mulheres – Greta Gerwig
Os Dois Papas – Anthony Mccarten
Melhor Atriz
Jessie Buckley – As Loucuras de Rose
Scarlett Johansson – História de um Casamento
Saoirse Ronan – Adoráveis Mulheres
Charlize Theron – O Escândalo
Renée Zellweger – Judy: Muito Além do Arco-Íris
Melhor Ator
Leonardo Dicaprio – Era Uma Vez em Hollywood
Adam Driver – História de um Casamento
Taron Egerton – Rocketman
Joaquin Phoenix – Coringa
Jonathan Pryce – Os Dois Papas
Melhor Atriz Coadjuvante
Laura Dern – História de um Casamento
Scarlett Johansson – Jojo Rabbit
Florence Pugh – Adoráveis Mulheres
Margot Robbie – O Escândalo
Margot Robbie – Era Uma Vez em Hollywood
Melhor Ator Coadjuvante
Tom Hanks – Um Lindo Dia na Vizinhança
Anthony Hopkins – Os Dois Papas
Al Pacino – O Irlandês
Joe Pesci – O Irlandês
Brad Pitt – Era Uma Vez em Hollywood
Melhor Trilha Sonora Original
1917 – Thomas Newman
Jojo Rabbit – Michael Giacchino
Coringa – Hildur Guđnadóttir
Adoráveis Mulheres – Alexandre Desplat
Star Wars: A Ascensão Skywalker – John Williams
Melhor Direção de Elenco
Coringa – Shayna Markowitz
História de um Casamento – Douglas Aibel, Francine Maisler
Era Uma Vez em Hollywood – Victoria Thomas
The Personal History Of David Copperfield – Sarah Crowe
Os Dois Papas – Nina Gold
Melhor Fotografia
1917 – Roger Deakins
O Irlandês – Rodrigo Prieto
Coringa – Lawrence Sher
Ford vs. Ferrari – Phedon Papamichael
O Farol – Jarin Blaschke
Melhor Edição
O Irlandês – Thelma Schoonmaker
Jojo Rabbit – Tom Eagles
Coringa – Jeff Groth
Ford vs. Ferrari – Andrew Buckland, Michael Mccusker
Era Uma Vez em Hollywood – Fred Raskin
Melhor Design de Produção
1917 – Dennis Gassner, Lee Sandales
O Irlandês – Bob Shaw, Regina Graves
Jojo Rabbit – Ra Vincent, Nora Sopková
Coringa – Mark Friedberg, Kris Moran
Era Uma Vez em Hollywood – Barbara Ling, Nancy Haigh
Melhor Figurino
O Irlandês – Christopher Peterson, Sandy Powell
Jojo Rabbit – Mayes C. Rubeo
Judy: Muito Além do Arco-Íris – Jany Temime
Adoráveis Mulheres – Jacqueline Durran
Era Uma Vez em Hollywood – Arianne Phillips
Melhor Maquiagem e Cabelo
1917 – Naomi Donne
O Escândalo – Vivian Baker, Kazu Hiro, Anne Morgan
Coringa – Kay Georgiou, Nicki Ledermann
Judy: Muito Além do Arco-Íris – Jeremy Woodhead
Rocketman – Lizzie Yianni Georgiou
Melhor Som
1917
Coringa
Ford vs. Ferrari
Rocketman
Star Wars: A Ascensão Skywalker
Melhores Efeitos Visuais
1917
Vingadores: Ultimato
O Irlandês
O Rei Leão
Star Wars: A Ascensão Skywalker
Melhor Curta de Animação Britânico
Grandad Was A Romantic
In Her Boots
The Magic Boat
Melhor Curta Britânico
Azaar
Goldfish
Kamali
Learning To Skateboard In A Warzone (If You’re A Girl)
The Trap
Estrela em Ascensão (categoria com votação pelo público)
Awkwafina
Jack Lowden
Kaitlyn Dever
Kelvin Harrison Jr.
Micheal Ward
Nenhum comentário:
Postar um comentário