quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Com Scarlett Johanson em dose dupla, Joaquin Phoenix e Parasita entre os indicados, Sindicato dos Atores de Hollywood aposta na diversidade


O Sindicato dos Atores de Hollywood divulgou agora a pouco a sua lista de nomeados ao SAG Awards. Um dos principais termômetros do Oscar, a premiação apostou na diversidade, o que fica bem claro quando analisamos os indicados ao prêmio máximo do evento. Na categoria Melhor Elenco teremos um drama íntimo e robusto como O Irlandês, uma cinebiografia crítica e feminina como O Escândalo, um retrato peculiar de Hollywood nos nos setenta com Era uma Vez em Hollywood, uma sátira sobre a Segunda Guerra Mundial como Jojo Rabbit e um thriller irônico e afiado como Parasita. Uma seleção absolutamente eclética que comprova, primeiro, a força de O Irlandês. Embora Robert De Niro, mais uma vez, tenha ficado da fora de lista de Melhor Ator, o longa da Netflix emplacou quatro indicações (Elenco, Ator Coadjuvante com Joe Pesci e Al Pacino e Dublês), o que o transforma numa certeza na temporada de premiações. O mesmo, aliás, podemos dizer de Era uma Vez em Hollywood. Com as mesmas quatro indicações (Elenco, Ator com Leonardo Di Caprio, Ator Coadjuvante com Brad Pitt e Dublês), o filme dirigido por Quentin Tarantino se coloca de vez na primeira prateleira nesta temporada de premiações. Até aqui zero surpresas. 



O Sindicato dos Atores soube reconhecer também a força do elenco feminino de O Escândalo. Inspirado em desconcertantes fatos, o longa sobre os bastidores de um caso de assédio dentro da Fox News conquistou quatro indicações (Elenco, Melhor Atriz para Charlize Theron e Melhor Atriz Coadjuvante com Margott Robbie e Nicole Kidman), entrando assim finalmente com força na temporada de premiações. Por falar em grandes mulheres, Scarlett Johansson, no ano que triunfou com Vingadores: Ultimato nas bilheterias, chega com força também na temporada de premiações. Com o tocante História de um Casamente e o irreverente Jojo Rabbit, a versátil atriz emplacou duas indicações num mesmo ano aos prêmios de Melhor Atriz e Melhor Atriz coadjuvante, algo que não acontecia desde 2016 quando Helen Mirren foi indicada por A Dama Dourada e Trumbo. A grande surpresa da lista do SAG, entretanto, ficou pela presença da sensação sul-coreana Parasita. O primeiro filme estrangeiro a conseguir uma indicação ao prêmio máximo desde O Artista (2011), o suspense dirigido por Bong Joon Ho se posiciona assim como um postulante aos prêmios máximos do ano. Definitivamente, Parasita cruzou a barreira da língua e promete brigar entre os gigantes. 


Já nas categorias individuais, o SAG redimensionou as expectativas de alguns projetos. Coringa, como esperado, emplacou Joaquin Phoenix entre os atores, mas foi preterido na disputa pelo prêmio de Melhor Elenco. O que, a princípio, não chega a ser um grande problema visando o Oscar. Isso porque, dos últimos vinte indicados ao prêmio máximo do Sindicato dos Atores, apenas treze conseguiram também uma vaga na lista final do prêmio máximo da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. É bom frisar, porém, que Pantera Negra, o primeiro filme de super-herói indicado ao Oscar, garantiu também uma lista entre os nomeados ao prêmio de Melhor Elenco do SAG. Em situação ainda menos "prestigiosa", o 'hit indie The Farewell e o aguardado Adoráveis Mulheres foram "engolidos" por O Escândalo e não conseguiram uma indicação sequer ao SAG. Por outro lado, praticamente esquecido nos prêmios da crítica, o feroz Nós ganhou força ao ver Lupita Nyong'o conquistar uma merecida nomeação ao prêmio de Melhor Atriz. Quem também reapareceu na disputa foi Taron Egerton, indicado ao prêmio de Melhor Ator por Rocketman. Em contrapartida, Eddie Murphy com Meu Nome é Dolemite e Adam Sandler com Uncut Gems foram esnobados e perderam fôlego na corrida pelo Oscar. Neste momento, Adam Driver por História de um Casamento e Christian Bale por Ford Vs Ferrari parecem mais fortes nesta disputa. Já Jennifer Lopez, por As Golpistas, ganhou ainda mais créditos ao conseguir uma indicação na categoria Melhor Atriz Coadjuvante. É difícil pensar no Oscar hoje e não enxergar JLo entre as possíveis indicadas. O que é bem legal. Confira abaixo a lista de indicados aos SAG Awards nas categorias relacionadas ao cinema. 

Melhor atriz

Cynthia Erivo, Harriet

Scarlett Johansson, História de um casamento

Lupita Nyong'o, Nós

Charlize Theron, O Escândalo

Renee Zellweger, Judy


Melhor ator

Christian Bale, Ford vs Ferrari

Leonardo DiCaprio, Era uma vez em... Hollywood

Adam Driver, História de um casamento

Taron Egerton, Rocketman

Joaquin Phoenix, Coringa


Melhor atriz coadjuvante 

Laura Dern, História de um casamento

Scarlett Johansson, Jojo Rabbit

Nicole Kidman, O Escândalo

Jennifer Lopez, As golpistas

Margot Robbie, O Escândalo


Melhor ator coadjuvante

Jamie Foxx, Just Mercy

Tom Hanks, A Beautiful Day in the Neighborhood

Al Pacino, O irlandês

Joe Pesci, O irlandês

Brad Pitt, Era uma vez em... Hollywood


Melhor elenco

O Escândalo

O irlandês

Jojo Rabbit

Era uma vez em... Hollywood

Parasita


Melhor desempenho de equipe de dublê em filme

Vingadores: Ultimato

Ford v Ferrari

O irlandês

Coringa

Era uma vez em... Hollywood

Nenhum comentário: