segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Criador de Homem-Aranha, dos X-Men e dos Vingadores, Stan Lee morre aos 95 anos

Famosos prestam as suas últimas homenagens nas redes sociais




O gênio dos quadrinhos se foi. Após anos dedicados aos seus estimados e super-heroicos personagens, o quadrinista Stan Lee morreu hoje, aos 95 anos, vítima de complicações envolvendo uma pneumonia. A informação foi confirmada pela filha de Stan, J.C Lee, ao site TMZ. "Meu pai amou todos os seus fãs, ele foi o maior, o homem mais decente", sintetizou ela na publicação. Um entusiasta da sua arte, o realizador seguiu ativo até os seus últimos dias de vida, se tornando uma espécie de colaborados constante e um conselheiro de luxo na construção do gigantesco e lucrativo Universo Cinematográfico da Marvel. Hoje reconhecido por suas participações especiais nos principais filmes do selo que ajudou a consagrar, Stan Lee, ao lado de muitos parceiros, entre eles o igualmente legendários Steve Ditko e Jack Kirby concebeu alguns dos maiores símbolos da cultura pop moderna. Um entusiasta da face mais altruísta\humana dos super-heróis, ele se acostumou a imprimir nas páginas dos quadrinhos temas extremamente reconhecíveis aos olhos do seu público alvo, refletindo sobre questões atuais como o preconceito, a repressão, o 'bullying' e a perda da liberdade através de personagens como o supergrupo X-Men (criados em 1963), o Quarteto Fantástico (criados em 1961), os Vingadores (criados em 1963) e (claro!) o seu querido Homem-Aranha (criado em 1962). "No colégio eu era parecido com Peter Parker, a diferença é que eu não era tão inteligente. Eu era muito magro para fazer parte do time de luta livre, mas cheguei a jogar basquete e vendi assinaturas do The New York Times.", confessou Lee em entrevista recente ao THR. Apaixonado pelos fãs e pela comunidade criada em torno dos seus personagens, Stan Lee se tornou, por justiça, uma das figuras mais influentes da cultura pop moderna, um homem que ajudou a - de certa forma - moldar o caráter de uma geração de leitores (e posteriormente de espectadores) com lições valiosas sobre amizade, o respeito às diferenças, a valorização da diversidade e a luta por justiça\igualdade. Algumas das "bandeiras" mais levantadas pelo criador ao longo das últimas cinco, seis décadas. Descanse em paz Stan Lee.



Tomados pela comoção, nas últimas horas realizadores e realizadoras ao redor do mundo usaram as redes sociais para manifestar a sua tristeza com a morte de Stan Lee. Um dos pilares do universo Vingadores, Robert Downey Jr. usou o seu Instagram para agradecer ao criador do personagem que o resgatou da fase mais difícil da sua vida, o popular Homem de Ferro. "Eu devo tudo a você.", resumiu Downey Jr que, através do carismático Tony Stark, conseguiu restabelecer a sua carreira após um período publicamente conturbado.


Responsável por viver o altruísta Capitão América no MCU, Chris Evans usou o Twitter para manifestar o seu carinho e o seu apreço pela figura de Stan Lee. "Nunca haverá outro Stan Lee. Durante décadas, ele forneceu aos jovens e mais velhos aventura, fuga, conforto, confiança, inspiração, força, amizade e alegria. Ele exalava amor e bondade e deixaria uma marca indelével em tantas vidas. Excelsior !!", escreveu Evans.


Um fã declarado do falastrão Deadpool, Ryan Reynolds foi mais sucinto ao simplesmente "agradecê-lo por tudo".


Criador de algumas das mais cultuadas obras dos quadrinhos e da literatura moderna, entre elas Sandman e Belas Maldições, Neil Gaiman, via Twitter, celebrou a longevidade de Lee e a sua influência para o ramo dos quadrinhos. "Fui entrevistado pela primeira vez para o obituário de Stan Lee há cerca de 20 anos. Eu estava feliz que ele desafiou o ceifador e continuou. Com a ida de Stan, uma era realmente chega ao fim. Ele era o vendedor feliz que os quadrinhos precisavam. E ele realmente o aliterava quando você falava com ele.", escreveu Gaiman.


O homem por trás da construção do Universo Cinematográfico da Marvel, Kevin Feige celebrou o legado de Stan Lee. "Ninguém teve mais impacto na minha carreira e tudo o que fazemos na Marvel Studios do que Stan Lee. Stan deixa um legado extraordinário que sobreviverá a todos nós. Nossos pensamentos estão com sua filha, sua família e seus milhões de fãs.”, desejou o "chefe" da Marvel Studios.


Estrela da saga Halloween, Jamie Lee Curtis também usou as suas redes sociais para agradecer a Stan Lee por, através dos seus personagens, defender a liberdade e a nossa criatividade. “Obrigado Stan Lee. Por seu serviço em proteger nossa liberdade e por sua criatividade e imaginação! Você foi e sempre será um SUPER HERÓI!”, sentenciou Curtis. 


Um verdadeiro nerd no meio do showbiz, Mark Hamill foi enfático ao falar sobre a contribuição de Stan Lee dentro da cultura pop e logicamente na sua infância. "“Sua contribuição para a cultura pop foi revolucionária e isso não é um exagero. Ele era tudo que você esperava que ele fosse e MAIS. Eu amei esse homem e nunca vou deixar de senti-lo. Eles dizem que você nunca deveria conhecer um ídolo da infância. Eles estão errados. #RIPStanTheMan.", relatou um nitidamente emocionado Hamill.


Outro fã assumido de quadrinhos, o baixista da banda KISS Gene Simmons falou sobre a presença dos personagens de Stan Lee na sua infância e de como eles o inspiraram. "Para Stan Lee: Obrigado por tornar minha infância muito mais emocionante com seus personagens surpreendentes de super-heróis. Obrigado por me inspirar a pensar e sonhar grande. Obrigado pelo Hulk, Thor, Quarteto Fantástico e muitos outros. Você fará muita falta. DESCANSE EM PAZ."



Um dos mais criativos nomes do cinema de horror atual, James Wan se disse de coração quebrado e admitiu que a sua infância sem as criações de Stan Lee não seria a mesma. "Que isso, desolador. DESCANSE EM PAZ um verdadeiro pioneiro e lenda. Minha juventude não teria sido a mesma sem ele. Tão grato por ter conhecido o cara, e disse-lhe como eu estava grato por seu trabalho.", revelou Wan, mais um a ter, pessoalmente, agradecido pelos feitos de Lee.


Ainda entre os jovens e criativos diretores, Edgar Wright (Baby Driver, Todo Mundo Quase Morto) foi mais um a lembrar o quão inspirador foi Stan Lee. "Stan Lee, RIP. Obrigado por inspirar muitos de nós a pegar uma caneta ou lápis e colocar seus sonhos no papel. Excelsior!", disse Wright. 



De volta ao Universo Marvel, responsável por se tornar o rosto definitivo de um dos "filhos" mais populares de Stan Lee, o agressivo Wolverine, Hugh Jackman foi direto ao tratar o quadrinista como um verdadeiro gênio. "Perdemos um gênio criativo. Stan Lee foi uma força pioneira no universo dos super-heróis. Tenho orgulho de ter sido uma pequena parte de seu legado e ... de ter ajudado a dar vida a um de seus personagens.", revelou o carismático ator australiano. 


Um dos apresentadores mais populares da TV americana, Jimmy Kimmel publicou um "recorte" da sua infância para lembrar o impacto de Stan Lee na sua vida. "Aos 7 anos, desenhei este estranho retrato de Stan Lee e pedi a minha mãe para enviá-lo para ele. Felizmente ela não fez isso porque, 30 anos depois, eu tive a oportunidade de entregá-lo para o grande em pessoa. Obrigado por toda a diversão Stan #Excelsior.", publicou Kimmel.



Outro 'true' nerd de Hollywood, Kevin Smith fez coro com a maioria ao lembrar da influência das obras de Stan Lee na construção da sua identidade. "Adeus, meu amigo. Você não é apenas responsável pelo garoto que eu era, mas também pelo homem que sou hoje. Sentirei sua falta todos os meus dias.", escreveu Smith.


O mais novo queridinho da Marvel, o jovem Tom Holland usou o Instagram para agradecer pela oportunidade que interpretar o personagem mais querido de Lee, o amigão Homem-Aranha. "Quantos milhões de nós estão em dívida com esse cara, nenhum mais do que eu. O pai da Marvel fez tantas pessoas tão incrivelmente felizes. Que vida e que coisa ter conseguido. Descanse em paz Stan.", escreveu o jovem e talentoso ator.


Assim como seu parceiro de set, Mark Ruffalo prestou suas solidariedade lembrando do amor (eu diria confiança) de Stan Lee pelos seres humanos. "Dia triste e triste. Descanse em poder, tio Stan. Você fez do mundo um lugar melhor através do poder da mitologia moderna e do seu amor por esse negócio confuso de ser humano, Você nos deixou ser um extra humano... super-humano mesmo. Estou profundamente honrado por ter sido uma pequena parte na constelação de Stan Lee.", falou Ruffalo via Twitter.


Um dos astros mais populares e queridos de Hollywood, Dwayne Johnsson foi outro a escancarar a sua admiração por Stan Lee, lembrando, inclusive, do ombro amigo oferecido pelo quadrinista no início da sua carreira. Que homem. Que vida. Quando entrei pela primeira vez em Hollywood, ele me recebeu de braços abertos e alguns conselhos muito sábios que sempre levarei a sério. Um verdadeiro ícone que impactou gerações em todo o mundo. Descanse em amor, meu amigo.", desejou Johnson.


Por fim, em entrevista ao The Hollywood Reporter, a estrela Scarlett Johansson também se mostrou grata por fazer parte das engrenagens concebidas por Stan Lee. "A galáxia acabou de ganhar outra estrela. Grata todos os dias por ser uma pequena parte do universo de Stan. Ele era um visionário lendário e um verdadeiro artista", sentenciou a atriz responsável por viver a Viúva Negra no Universo Vingadores.


Veja outras manifestações de carinho:

- Taika Waititi (Thor: Ragnarok)

"Nós com Stan a lenda"

- Chris Hemsworth (Thor)

"Descanse em paz meu amigo. Obrigado pelas incríveis aventuras que suas histórias nos levaram. Meu amor e apoio vai para todos os seus amigos e familiares."



- Jeremy Renner (Os Vingadores)

"Descanse em Paz Stan Lee. Você é uma lenda meu amigo."




Uma publicação compartilhada por Jeremy Renner (@renner4real) em

- Evangeline Lilly (Homem-Formiga)

"Stan ... mais do que um mestre de histórias, você sempre parecia um mestre da vida. Eu terei você como inspiração para o resto da minha vida. Você vive. xoxo sua vespa"



- Arnold Schwarzenegger (O Exterminador do Futuro)

"Stan Lee criou mais lendas do que qualquer um de nós pode contar, mas sua própria vida foi a maior história que ele já escreveu. Ele inspirou bilhões ao redor do mundo, inclusive eu, e fiquei honrado em conhecê-lo."



- Paul McCartney, ex-Beatles

"Eu tive sorte o suficiente para conhecê-lo. Ele veio ao meu escritório e ficamos conversando sobre gibis e minha admiração por seu trabalho. Na verdade, ele estava sugerindo fazer um super-herói que usasse um baixo Hofner. A guitarra teria superpoderes e passamos algum tempo imaginando o que eles poderiam ser.Ele tinha um grande senso de humor e devo dizer que a ideia de se tornar um super-herói de guitarra em uma de suas histórias em quadrinhos era muito atraente. Envio meu amor para a sua família e amigos."

- Guillermo Del Toro (O Labirinto do Fauno)

"Descanse em paz Stan lee. Um verdadeiro construtor de mundos..."

- Anthony e Joe Russo (Capitão América: O Soldado Invernal, Vingadores Guerra Infinita)

"Obrigado por preencher a nossa infância com tanta alegria. Você deixará muita, muita saudades..."
- Chris Pratt (Guardiões da Galáxia)

"Obrigado por tudo Stan Lee! Que vida, tão bem vivida. Eu me considero extraordinariamente sortudo de ter tido a oportunidade de conhecê-lo e de ter atuado no mundo que você criou". 

- M. Night Shyamalan (Corpo Fechado, O Sexto Sentido)

"A perda de Stan Lee é profunda em muitos níveis. Ele foi uma voz para mim enquanto criança e uma inspiração artística enquanto adulto. Eu nunca tive a honra de conhecê-lo e elogiá-lo. Como eu gostaria. Descanse em paz."

- Perfil oficial da Fox, "casa" dos X-Men e Deadpool

"Ele deu ao mundo os super-heróis e por sua vez se tornou uma lenda. Sua criatividade, personalidade e carisma mudaram o entretenimento e a cultura pop para sempre. RIP Stan. Nós sentiremos sua falta"

- Viola Davis (Esquadrão Suicida)

"Muito obrigado por criar grandes heróis! Descanse bem."


- Winston Duke (Pantera Negra)

"OBRIGADO, Stan Lee. Você nos deu personagens que continuam resistindo ao teste do tempo e evoluindo com nossa consciência. Você nos ensinou que não há limites para o nosso futuro, desde que tenhamos acesso à nossa imaginação. Descanse no poder!"
- Bruce Campbell (Evil Dead)

"Stan. O Homem. Faça uma segura viagem, lenda groovy!"
- DC, selo de quadrinhos

"Ele mudou a maneira como olhamos os heróis e os quadrinhos modernos sempre terão sua marca indelével. Seu entusiasmo contagiante nos lembrou por que todos nós nos apaixonamos por essas histórias em primeiro lugar. Excelsior, Stan."


- Karl Urban (Thor: Ragnarok)

"Legenda. Boa partida Stan. Eu me sinto abençoado por ter conhecido você. Você fez este lugar melhor e trouxe alegria a todos que você conheceu. Descanse em paz."
- Josh Gad (Frozen)

"Descanse em paz uma das maiores mentes criativas do nosso tempo. Obrigado pelo seu incrível legado e por nos dar tantos ícones que continuarão vivendo por muito tempo após a sua morte. Adeus, Stan Lee eu te amo."

- Larry King, apresentador

"Nós perdemos um super-herói da vida real hoje. Stant Lee foi um visionário, que inflou imaginações ao redor do globo. Sou muito grato pelo tempo que eu pude passar com ele. Descanse pacificamente, Stan."

- Conta oficial da Turma da Mônica

- Josh Brolin (Deadpool 2, Vingadores: Guerra Infinita)

"Stan Lee, Dr. Seuss (O Grinch) e Ray Bradbury (Farenheint 451). É aí que começa e termina para mim. Para aqueles de nós que foram tão profundamente afetados pela humanidade de sua imaginação, a compreensão de ir além de nosso potencial e a necessidade de explorar nossas imaginações imensuráveis, agradecemos e estamos eternamente endividados. Descanse em paz caro Stan. Você fez o nosso tempo aqui melhor."




- Millie Bobby Brown (Stranger Things)

"Você fará falta Stan. Descanse em paz."





Uma publicação compartilhada por MBB 👻 (@milliebobbybrown) em

Nenhum comentário: