sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Noite de Lobos

Crise na alcateia urbana

Um suspense tenso com raízes pessimistas, Noite de Lobos (Hold the Dark, no original) é um filme ora enervante, ora pretensioso que se sustenta na sua brutal alegoria e no consistente clima de mistério. Sob a batuta do diretor Jeremy Saulnier, do elogiado e violento Sala Verde (2015), o longa envolve ao usar o elemento 'gore' dentro de um dúbio contexto moral, indo além da básica história de sobrevivência ao refletir sobre a natureza dos seus personagens e o (selvagem) meio em que eles vivem com indiscutível autoralidade.

Embora sejam pintados inicialmente como a figura da ameaça, os lobos surgem apenas como o símbolo a ser estudado pelo roteiro, como o contraponto usado por Saulnier para estabelecer a sua metáfora acerca das motivações dos protagonistas. Numa proposta bem mais complexa do que no seu trabalho anterior, o realizador narra a história de Russel Core (Jeffrey Wright, introspectivo como um homem vulnerável), um caçador de lobos e escritor que é contatado por uma desesperada mãe (Riley Keough) após o sumiço do seu pequeno filho. Acreditando que o garoto teria sido morto por uma alcateia, ela o recruta em busca de vingança, apesar da relutância do profissional em tratar esta hipótese como verdadeira. Isolado num pequeno vilarejo do Alasca, Core decide investigar o caso mais fundo, desconfiando que ela e o seu marido, o militar Vernom (Alexander Skarsgard), pudessem estar escondendo algo sobre o paradeiro do menino. 



Dividido em três atos completamente distintos, Noite de Lobos é um filme instigante. Indubitavelmente. O problema está na maneira com que o argumento testa as expectativas do público. Num primeiro momento, nos deparamos aparentemente com um thriller de suspense convencional. Fazendo um brilhante uso do cenário gélido e nebuloso, capturado com refinamento pela expansiva fotografia de Magnus Nordenhof Jønck (do ótimo Guerra), Jeremy Saulnier investe pesado na atmosfera, alimentando as incertezas em torno do caso com rara sutileza. No embalo da intensa performance de Riley Keough, que com a sua fala mansa e o seu olhar frio esconde o visível desequilíbrio emocional da sua personagem, o diretor é astuto ao trazer o mistério para o centro da trama. Ao mostrar que existia algo por trás deste repentino desaparecimento. Sem querer revelar muito, em uma só sequência, ao fazer uso de um objeto cênico num momento no mínimo estranho, Saulnier alimenta as nossas dúvidas não só quanto as reais intenções da mãe, mas também quanto a possibilidade de existir uma ameaça maior. Somado a isso, Noite de Lobos é igualmente habilidoso ao introduzir o distorcido senso de justiça da figura do pai, fazendo um inteligente uso da insinuação ao criar um paralelo entre os dois, ao interliga-los enquanto acompanha a busca de Core (um observador espantado) por respostas. O foco, porém, não está na resolução do mistério em si. Saulnier é cuidadoso ao tentar entender a motivações dos seus personagens, ao ir além das aparências ao buscar uma explicação para justificar as decisões deles. Uma opção abrangente e corajosa, principalmente por, mesmo diante da visceralidade dos fatos, se recusar a invadir o terreno da unidimensionalidade.


Quando o longa parecia caminhar por um terreno "seguro" dentro do gênero, o jogo de "gato e rato" passa a ter um novo sentido no momento em que os verdadeiros lobos saem para caçar. Na transição para o segundo ato a trama ganha um novo e empolgante rumo. Antes silencioso e contemplativo, o argumento ganha ares mais enérgicos e violentos. Novos personagens recebem um bem-vindo espaço, entre eles o intenso detetive vivido por James Badge Dale, fazendo com que a ação invada o terreno do suspense. Com direito a (pelo menos) uma grande sequência de tirar o fôlego e a valorização do elemento 'gore'. É legal ver, entretanto, como Saulnier, mesmo nestes momentos mais frenéticos, consegue valorizar a força do seu texto. O ‘background’ dos personagens. Ao contrário do ato inicial, aqui os diálogos se tornam mais fracos. O contexto salta aos olhos do público. Tal qual um grupo de animais indefesos, os moradores daquele esquecido vilarejo foram abandonados, tiveram que passar a viver sob as suas próprias regras para sobreviver. A lei do mais forte surge nas entrelinhas, mostrando o pessimismo daqueles que ali habitavam. Em um precioso diálogo, uma sequência íntima e muito bem dirigida, um encurralado personagem revela o estado de espírito daqueles que ali vivem com uma franqueza desconcertante, escancarando uma realidade até então desconhecida pelo público. O infanticídio é tratado como o fim, como o símbolo da completa ausência de esperança dos solitários moradores num futuro melhor.


No momento em que a Noite de Lobos parecia caminhar para um desfecho incisivo, porém, Jeremy Saulnier se perde ao estabelecer uma nova quebra narrativa. Por mais que o realizador acerte ao não reduzir tudo ao velho duelo entre a caça e o caçador, a impressão que fica é que as justificativas citadas acima não são o bastante para que possamos compreender as decisões tomadas no errático último ato. O longa começa a divagar demais. As conveniências narrativas ganham uma desastrada força. O ritmo cai de maneira drástica. Se por um lado os motivos por trás da morte do menino são inteligentemente esclarecidos dentro da alegoria animalesca proposta pelo filme, por outro as explicações em torno da "mitologia" defendida pelo roteiro são inconclusivas. A impressão que fica é que, embora o paralelo entre os lobos e os humanos faça algum sentido, o desfecho em si é um tanto quanto pretensioso, o elo mais fraco de um imersivo thriller psicológico. Um arremate vago e divisivo que, ainda que não apague os méritos narrativos e estéticos de Noite de Lobos, reduz o impacto do filme como um todo. 

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