quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Luto - Morre Alan Rickman (Atualizado)


Responsável por interpretar o professor Severus Snape na franquia Harry Potter, o ator Alan Rickman faleceu aos 69 anos vítima de câncer. A informação foi divulgada pela família ao jornal inglês The Guardian. Versátil e talentoso, Rickman deixou o teatro e a TV britânica para brilhar já em seu primeiro papel no cinema, o icônico vilão Hans Gruber do clássico Duro de Matar (1988). Colecionando papeis importantes, a maioria deles de antagonista, o ator se destacou também em longas como Robin Hood: O Príncipe dos Ladrões (1991), onde ganhou o BAFTA de Melhor Ator Coadjuvante, o romance Razão e Sensibilidade (1996), o drama biográfico Michael Collins: O Preço da Liberdade (1996) e a divertida sátira espacial Heróis Fora de Órbita (1998). O seu maior trabalho, no entanto, veio com a escalação para a franquia Harry Potter. Num dos personagens mais complexos da trama, o dúbio professor Severus Snape, Alan Rickman novamente se aproximou do grande público e logo conquistou os fãs da série literária. O ator estrelou ainda sucessos como o romance Simplesmente Amor (2003), o musical gore Sweeney Todd (2007), o biográfico CBGB: O Berço do Punk Rock (2013), o recente Um Pouco de Caos (2014) e emprestou a sua voz para o cativante Marvin em O Guia do Mochileiro das Galáxias (2005). O seu último trabalho no cinema foi no ainda inédito Alice Através do Espelho, em que dubla a Lagarta Azul.

Parceiros lamentam a morte de Alan Rickman



Via Twitter, a escritora J.K Rowling, autora da série Harry Potter, revelou estar devastada com a morte do ator. "Não há palavras para expressar como chocada e devastada estou de saber sobre a morte do Alan Rickman. Ele era um ator magnífico e um homem maravilhoso. Meus pensamentos estão com Rima (esposa do ator) e o resto da família de Alan. Nós todos perdemos um grande talento. Eles perderam parte de seus corações". Num texto longo e extremamente emotivo, Daniel Radcliffe classificou Rickman como leal e solidário. "Alan Rickman é, sem dúvidas, um dos maiores atores com que eu poderia trabalhar. Ele é também uma das pessoas mais leais e solidárias que eu já encontrei na indústria de filmes. (...) Alan era extremamente bom, generoso, com humor auto-depreciativo e engraçada. E algumas coisas ficavam ainda mais engraçadas quando ele dizia com aquela inconfundível voz grave", revelou Radcliffe lembrando que ele foi um dos primeiros veteranos a trata- como um parceiro de profissão. "Como ator, ele foi um dos primeiros adultos em "Potter" a me tratar mais como um parceiro do que como uma criança. Trabalhar com ele em uma idade de amadurecimento foi incrivelmente importante e eu vou carregar todas lições que ele me ensinou pelo resto da minha vida e carreira", revelou Radcliffe via Google+.


Companheira de Radcliffe em Harry Potter, Emma Stone disse se sentir uma sortuda por ter trabalho com Rickman. "Eu estou triste em saber sobre a morte de Alan hoje. Eu me sinto sortuda de ter trabalhado e passado um tempo com um ator e homem tão especial. Vou sentir muita falta de nossas conversas. RIP Alan. Nós te amamos." resumiu a atriz via Facebook. Estrela das franquias X-Men e O Senhor dos Anéis, o veterano Ian McKellen falou sobre as inúmeras facetas de Rickman. "Há tanta coisa que é incomparável lembrar sobre Alan Rickman. Sua carreira foi no mais alto nível, como ator no palco e no cinema e como diretor idem. (...) Por trás de sua despreocupação brilhante e elegância descuidada, por trás daquele rosto triste, que foi tão bonito quando afundado em alegria, havia um espírito super-ativo, questionador e realizador, um super-herói, um modesto, mas eficazmente mortal." revelou McKellen via Facebook. Lembrando dos mais icônicos personagens da carreira de Rickman, a atriz Anna Kendrick admitiu que o ator irá deixar saudades. "Hans, The Sheriff of Nottingham, Dr. Lazarus, Harry, Snape. Droga. Alan Rickman vai deixar um buraco em meu coração. P... de câncer." concluiu a protagonista de A Escolha Perfeita. Assim como Kendrick, Charlie Sheen ressaltou a importância de Rickman na concepção dos seus antagonistas. "Nós perdemos um gênio, Alan Rickman. Este senhor redefiniu o vilão da telona, para sempre. Descanse em paz." concluiu o polêmico e boêmio ator. 

Nenhum comentário: