quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Apesar das surpresas, Birdman e O Grande Hotel Budapeste lideram a lista de indicados ao Oscar 2015


Foram divulgados agora a pouco os indicados ao Oscar 2015. Em cerimônia apresentada pelos diretores J.J Abrams e Alfonso Cuarón, pelo ator Chris Pine e pela presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas Cheryl Boone Isaacs, Birdman e O Grande Hotel Budapeste foram os grandes destaques da lista com 9 indicações. Dirigido por Alejandro González Iñárritu, o bem humorado drama estrelado por Michael Keaton marcou presença nas principais categorias, incluindo Melhor Filme, Direção, Ator e Roteiro Original. Apesar da ausência de Ralph Fiennes na categoria Melhor Ator, sem dúvida alguma uma das surpresas negativas da lista, Wes Anderson comprovou a força de seu trabalho, sendo indicado aos prêmios de Melhor Filme, Direção, Roteiro Original e Fotografia. Bom desempenho que, aliás, foi seguido de perto pelo drama britânico O Jogo da Imitação, longa estrelado por Benedict Cumberbatch que somou oito indicações ao Oscar. Boyhood - Da Infância à Adolescência e Sniper Americano ficaram com seis indicações, enquanto Whiplash - Em Busca de Um Sonho, A Teoria de Tudo, Foxcatcher e Interestelar conseguiram cinco nomeações. Os vencedores serão conhecidos no dia 22 de fevereiro.


Num ano em que apenas oito longas foram indicados ao prêmio de Melhor Filme, as surpresas (nem todas positivas) acabaram chamando a atenção. Ainda que os favoritos Birdman, O Grande Hotel Budapeste, Boyhood e O Jogo da Imitação tenham se mantido como os principais destaques da lista, algumas presenças realmente mostraram a intenção da Academia em fugir do lugar comum. A começar pela presença de Whiplash - Em Busca de um Sonho, longa quase independente, dirigido por um jovem de 29 anos, que somou cinco indicações, incluindo Melhor Filme, Ator Coadjuvante, para o franco favorito J.K Simmons e Melhor Roteiro Adaptado. Indo de um extremo ao outro, o veterano Clint Eastwood fez de Sniper Americano a grande surpresa desta lista. Apesar de não ter marcado presença entre os cinco escolhidos ao prêmio de Melhor Diretor, o experiente realizador viu o seu longa ser indicado ao prêmio de Melhor Filme, e o seu protagonista, o competente Bradley Cooper, nomeado como Melhor Ator. Já entre as atrizes, a vencedora do Oscar Marion Cottilard (Piaf - Um Hino ao Amor) foi mais uma vez lembrada pelos "velhinhos da academia", sendo indicada por seu trabalho no drama Dois Dias, Uma Noite. Uma indicação realmente inesperada, principalmente pelo fato da ganhadora do Globo de Ouro e badalada Amy Adams (Grandes Olhos) ter ficado de fora da lista.

Brasileiros marcam presença na disputa 



Curiosamente, o longa belga dirigido pelos irmãos Jean e Luc Dardenne não figurou na lista de indicados ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, que traz como destaques o polonês Ida, também na disputa pelo prêmio de Melhor Fotografia, o russo Leviatã e, principalmente, a surpresa argentina Relatos Selvagens. Enquanto o brasileiro Hoje eu Quero Voltar Sozinho ficou fora da pré-lista nesta categoria, outro representante tupiniquim teve melhor sorte. O documentário Sal da Terra, sobre o fotografo brasileiro Sebastião Salgado, está entre os finalistas na categoria Melhor Documentário. Dirigido por Wim Wenders e pelo brasileiro Julio Salgado, o longa irá enfrentar trabalhos como Citizenfour, sobre o escândalo de espionagem pela NSA envolvendo Edward Snowden, Vietnã: Batendo em Retirada, sobre os últimos dias das tropas norte-americanas no Vietnã, e Virunga, que narra os esforços de guardas florestais para manter o restante dos gorilas da montanha existente no mundo. Por falar em realizadores experientes, Mike Newell recebeu quatro indicações pelo drama biográfico Mr.Turner. Estrelado por Timothy Spall, o longa foi nomeado em categorias importantes, incluindo Melhor Fotografia, Figurino e Direção de Arte.


Entre as ausências mais sentidas, o impecável Garota Exemplar só não passou em branco graças a indicação de Rosamund Pike, avassaladora como a personagem título do longa, na categoria Melhor Atriz. Apesar das críticas positivas ao redor do mundo e do peso do cineasta David Fincher (Seven - Sete Pecados Capitais), o ousado suspense ficou fora da disputa dos principais prêmios, mostrando o lado mais retrogrado dos votantes. O mesmo, aliás, aconteceu com a animação Uma Aventura Lego. Muito elogiada pela crítica especializada, o carismático longa não conseguiu uma vaga na categoria que terá o super-heroico Operação Big Hero 6, da Disney, o nipônico O Conto da Princesa Kaguya, o surpreendente Song of the Sea, o elogiado Os Boxtrolls, e o sucesso de público e crítica Como Treinar o Seu Dragão 2. Com uma esnobada um pouco menor, Selma também não brilhou entre os indicados. Narrando a história de Martin Luther King, o longa dirigido por Ava DuVernay foi indicado ao prêmio de Melhor Filme e Melhor Canção Original.

Quem também não brilhou como o esperado foi o drama de guerra Invencível. Dirigido pela atriz Angelina Jolie, o longa baseado em fatos recebeu apenas três indicações, a principal delas ao prêmio de Melhor Fotografia. Já entre os blockbusters, Interestelar roubou a cena entre as categorias mais técnicas. Além da esperada indicação na categoria Melhor Trilha Sonora, com o geralmente lembrado Hans Zimmer, o Sci-Fi dirigido por Christopher Nolan se destacou nas categorias Melhor Direção de Arte, Mixagem de Som e Efeitos Visuais. Além de Interestelar, Guardiões da Galáxia com duas indicações, Melhor Maquiagem e Efeitos Visuais,  Capitão América - O Soldado Invernal, X-Men: Dias de um Futuro EsquecidoMalévola e O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos com uma indicação cada, também marcaram presença na lista. Confira abaixo a lista completa com os indicados ao Oscar 2015.

Melhor Filme

Sniper Americano

Birdman

Boyhood

O Grande Hotel Budapeste

O Jogo da Imitação

Selma

A Teoria de Tudo

Whiplash - Em Busca da Perfeitção

Melhor Diretor

Alejandro Inarritu - Birdman

Wes Anderson - O Grande Hotel Budapeste

Benett Miller - Foxcatcher

Richard Linklater - Boyhood

Morten Tyldum - O Jogo da Imitação

Melhor Ator

Steve Carell - Foxcatcher

Bradley Cooper - Sniper Americano

Michael Keaton - Birdman

Benedict Cumberbatch - O Jogo da Imitação

Eddie Redmayne - A Teoria de Tudo

Melhor Atriz

Marion Cotillard - Dois dias, Uma Noite

Felicity Jones - A Teoria de Tudo

Juliane Moore - Para Sempre Alice

Rosamund Pike - Garota Exemplar

Reese Whiterspoon - Livre

Melhor Atriz Coadjuvante

Patricia Arquette - Boyhood

Meryl Streep - Caminhos da Floresta

Emma Stone - Birdman

Laura Dern - Livre

Keira Knightley - O Jogo da Imitação

Melhor Ator Coadjuvante

Robert Duvall - O Juiz

Ethan Hawke - Boyhood

Edward Norton - Birdman

Mark Rufallo - Foxcatcher

J.K Simmons - Whiplash

Melhor Roteiro Original

"Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)"

"Boyhood - Da Infância à Juventude"

"O Grande Hotel Budapeste"

"O Abutre"

"Foxcatcher - Uma História que Chocou o Mundo"

Melhor Roteiro Adaptado

"O Jogo da Imitação"

"A Teoria de Tudo"

"Whiplash - Em Busca da Perfeição"

"Sniper Americano"F

"Vício Inerente"

Melhor Fotografia 

"Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)"

"Mr. Turner"

"Invencível"

"O Grande Hotel Budapeste"

"Ida"

Melhor Edição

"Boyhood - Da Infância à Juventude"

"O Jogo da Imitação"

"Whiplash - Em Busca da Perfeição"

"O Grande Hotel Budapeste"

"Sniper Americano"

Melhor Efeitos Visuais

Capitão America - O Soldado Invernal

Guardiões da Galáxia

Interestelar

Planeta dos Macacos: O Confronto 

Melhor Filme Estrangeiro 

"Ida" - Polônia

"Relatos Selvagens" - Argentina

"Leviatã" - Rússia

"Tangerines" - Estônia

"Timbuktu" - Mauritânia

Melhor Animação 

"Como Treinar o Seu Dragão 2"

"Operação Big Hero 6"

"O Conto da Princesa Kaguya"

"Os Boxtrolls"

"Song of the Sea"  

Melhor Animação em Curta Metragem

"The Bigger Picture"

"Feast"

"The Dam Keeper"

"A Single Life"

"Me And My Moulton"

Melhor Direção de Arte 

"Caminhos da Floresta"

"O Grande Hotel Budapeste"

"Mr. Turner"

"O Jogo da Imitação"

"Interestelar"

Melhor Figurino 

"Caminhos da Floresta"

"Malévola"

"Mr. Turner"

"O Grande Hotel Budapeste"

"Vício Inerente

Melhor Edição de Som 

"Interestelar"

"O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos"

"Sniper Americano"

"Invencível"

"Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)"

Melhor Mixagem de Som 

"Interestelar"

"Invencível"

"Whiplash - Em Busca da Perfeição"

"Sniper Americano"

"Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)"

Melhor Trilha Sonora 

"O Jogo da Imitação"

"Interestelar"

"A Teoria de Tudo"

"O Grande Hotel Budapeste"

"Mr. Turner"  

Melhor Canção Original 

"Begin Again" - "Mesmo Se Nada Der Certo"

"Glory" - "Selma"

"Everything is Awesome" - "Uma Aventura Lego"

"Grateful" - "Além das Luzes"

"I'm Not Gonna Miss You" - "Glen Campbell: I'll be Me"

Melhor Maquiagem 

"Foxcatcher - Uma História que Chocou o Mundo"

"Guardiões da Galáxia"

"O Grande Hotel Budapeste"

Melhor Documentário

"Citizenfour"

"Vietnã: Batendo em Retirada"

"O Sal da Terra"

"Virunga"

"A Fotografia Oculta de Vivian Maier"  

Melhor Documentário em Curta Metragem 

"Joanna"

"Our Curse"

"White Earth"

"The Reaper (la Parka)"

"Crisis Hotline: Veterans Press 1"

Melhor Curta Metragem

"Boogaloo And Graham"

"The Phone Call"

"Butter Lamp"

"Aya"

"Parvaneh"

3 comentários:

Thiaguinho disse...

Grande Hotel Budapeste....

Anônimo disse...

Senti falta de 'Planeta dos Macacos' nas categorias de som e fotografia. E também de 'Garota Exemplar' nas principais como Filme, Diretor, Roteiro, Fotografia, Edição e Trilha Sonora.

http://filme-do-dia.blogspot.com.br/

thicarvalho disse...

Realmente dois baitas filmes Kahlil. Acho que a falta de ousadia da academia acabou gerando estas situações. Nesse sentido, nenhuma novidade. Abs.