domingo, 19 de janeiro de 2014

Top 10 (Recordistas em indicações ao Oscar)

Na última quinta-feira os membros da Academia de Cinema de Hollywood divulgaram os indicados ao Oscar 2014. Trapaça e Gravidade, com dez indicações cada um, despontaram como os favoritos na corrida pelo prêmio da academia. Durante o evento, no entanto, fiquei com uma grande pergunta na cabeça: qual o realizador que recebeu o maior número de indicações ao Oscar? O resultado desta pesquisa você confere agora no Cinemaniac. Vale destacar que este Top 10 engloba apenas os profissionais que contribuem (ou contribuíram) artisticamente para a realização do longa. Em outras palavras, esse Top 10 se resume aos artistas, diretores, roteiristas, diretores de fotografia, diretores de arte e compositores. Vamos a lista!

10º John Huston - 15 Indicações (2 Oscars)



"O lendário ator e diretor de extensa carreira, ficou marcado por seu trabalho em O Tesouro da Sierra Madre, onde faturou os seus dois Oscars como diretor e melhor roteirista. Huston dirigiu ainda a primeira versão de Moulin Rouge e também de Cassino Royale, comandou o musical Annie e o clássico oitentista Fuga Para Vitória. Uma eclética carreira. Pai dos ótimo atores Danny Huston e Angelica Huston, John faleceu em 1987 aos 81 anos."

9º Robert Surtees - 16 indicações (3 Oscars)


"Um dos mais premiados diretor de fotografia, Robert Surtees é também uma das figurinhas carimbadas quando o assunto é Oscar. Apesar de não ser um conhecido do grande publico, Surtees foi o responsável pela fotografia dos clássicos Ben Hur e As Minas do Rei Salomão. O seu outro Oscar veio através do longa Assim Estava Escrito, protagonizado por Kirk Douglas. Robert Surtress faleceu, aos 78 anos, em 1985."

8ª Meryl Streep - 18 Indicações (3 Oscars) 



"Mais uma vez indicada ao Oscar, por seu trabalho no longa Álbum de Família, Meryl Streep é um dos grandes nomes do cinema em atividade. Frequentemente lembrada pela academia, além de seu grande talento como atriz, Streep mostra sempre um gosto certeiro na escolha de suas personagens. Desde de 1975 em cartaz, seria impossível falar sobre a extensa carreira desta poderosa atriz. Das 18 indicações, Streep levou os prêmios por A Escolha de Sofia, Kramer vs Kramer e por Dama de Ferro. Como esquecer, no entanto, os seus desempenhos em As Pontes de Madison, O Diabo Veste Prada, O Franco Atirador e Entre Dois Amores."

7º Leon Shamroy - 18 Indicações (4 Oscars)

"Com as mesmas 18 indicações, mas com uma estatueta a mais, Leon Sharmoy ainda é o mais premiado diretor de fotografia junto a academia de artes cinematográficas. Dominando o prêmio nas décadas de 1930 e 1940, Shamroy foi responsável pela fotografia do épico Cleópatra, trabalho que lhe rendeu uma de suas estatuetas. Seus outros três prêmios vieram através dos longas Amar foi a Minha Ruína (1945), O Cisne Negro (1942) e Wilson (1944). Leon Shamroy foi ainda diretor de fotografia do clássico Planeta dos Macacos e Agonia e Êxtase. Shamroy  faleceu em 1974, aos 72 anos."

6º Billy Wilder - 20 indicações (6 Vitórias)



"Um dos maiores vencedores na história do Oscar, Billy Wilder é um daqueles nomes indispensáveis para um bom livro sobre a história do cinema. Roteirista, diretor e produtor de sucesso, Wilder é o grande responsável por clássicos como Se Meu Apartamento Falasse, Quanto Mais Quente Melhor e Crepúsculo dos Deuses. Dos seus seis Oscars, três deles vieram de Se meu Apartamento Falasse, que levou os prêmio de Melhor Filme, Direção e Roteiro. Seus outros três prêmios vieram através dos longas Crepúsculo dos Deuses (Melhor Roteiro) e Farrapo Humano (Melhor Diretor e Melhor Roteiro). Wilder foi responsável ainda por clássicos como Irma La Dulce e Inferno Nº 17. Billy Wilder faleceu em 2002, aos 95 anos. "

5º Woody Allen - 24 indicações (4 Oscars)


"Completamente avesso as grandes premiações, o cultuado e polêmico Woody Allen é outro dos grandes realizadores em atividade. Mantendo uma invejável meta um longa por ano, Allen já conseguiu 24 indicações ao Oscar, não só como diretor, mas também como roteirista e também como ator. Indicado em 2014 como roteirista de Blue Jasmine, Allen ficou conhecido por clássicos como Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, A Rosa Púrpura do Cairo, Poderosa Afrodite e Crimes e Pecados. Seus quatro Oscars vieram de Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, como Melhor Diretor e Roteirista, Hannah e suas Irmãs, como Melhor Roteirista, e pelo recente Meia Noite em Paris, como roteirista. Polêmicas a parte, um grande realizador."

4 º Cedric Gibbons - 39 Indicações (11 Oscars)


"Conceituado diretor de arte, o irlandês Cedric Gibbons é outro dos grandes vencedores dentro da academia. Com 39 indicações, Gibbons levou 11 estatuetas, entre elas pelos clássicos como a primeira versão de Orgulho e Preconceito, Julio Cesar e Um Americano em Paris. No entanto, Gibbons ficou conhecido mesmo por seus trabalhos em O Mágico de Oz e Cantando na Chuca. Gibbons faleceu aos 67 anos, em 1960".

3º Alfred Newman - 45 Indicações (9 Oscars)



"E para abrir o nosso Top 3 temos o compositor Alfred Newman, um dos recordistas em prêmios. Conhecido por seus trabalhos em O Rei e Eu e Camelot, Alfred levou para casa nove estatuetas e, ainda hoje, é o compositor mais premiado. A lista é extensa, mas o compositor levou os seus Oscars por A Epopéia do Jazz (1938), A Vida é uma Canção (1940), A Canção de Bernadette (1943), ...E os Anos se Passaram (1947), Meu Coração Canta (1952), Sua Excelência, a Embaixatriz (1953), Suplício de uma Saudade (1955), O Rei e Eu (1956) e Camelot (1967). O curioso é que Alfred era de uma família de compositores, e o seu filho acabou também conseguindo êxito em sua carreira. Thomas Newman já foi indicado a 12 Oscars, incluindo ai trabalhos em longas como Wall-E, Procurando Nemo, Perfume de Mulher e Um Sonho de Liberdade. Alfred Newman faleceu aos 68 anos, em 1970."

2º John Williams - 47 Indicações (5 Oscars)



"Destacando a importância da trilha sonora para o cinema, o nosso segundo colocado é John Williams, um dos maiores compositores em atividade. Com 47 nomeações, incluindo o seu mais recente trabalho na trilha de A Menina que Roubava Livros, Williams é um colaborador do grande diretor Steven Spielberg. Tanto que dos seus cinco Oscars, três foram em longas de Spielberg (Tubarão, A Lista de Schindler e E.T: O Extra-Terrestre). As outras duas estatuetas vieram através do longa Star Wars, clássico de George Lucas, e por sua trilha em Um Violinista no Telhado. Além de colaborar em toda franquia Star Wars, Williams é responsável também pelas marcantes trilhas de Os Caçadores da Arca Perdida, Esqueceram de Mim, O Resgate do Soldado Ryan, e da franquia Harry Potter. " 

1º Walt Disney - 59 indicações (22 Oscars)



"E o nosso primeiro lugar é um dos maiores realizadores da história da animação. Criador de um dos maiores estúdios da atualidade, Walt Disney é também um dos grandes pioneiros de Hollywood. Personagem principal do longa Walt nos Bastidores de Mary Poppins, Disney foi indicado 59 vezes ao Oscar, principalmente, por seus curtas animados com o personagem Mickey Mouse. Apesar de não assinar artisticamente muito de seus lançamentos, Disney era a grande mente por traz dessas animações. Ele, inclusive, ganhou Oscars honorários pelas criações de grandes personagens, como Mickey Mouse e pelo pioneirismo do clássico Branca de Neve e os Sete Anões. "


Menções Honrosas

- Alex North - 14 Indicações

"Com quatorze indicações ao Oscar, Alex North ficou conhecido por não ter ganho uma estatueta sequer. Grande colaborador de nomes como John Huston e Stanley Kubrick, o compositor assinou as marcantes trilhas de Spartacus e 2001: Uma Odisseia no Espaço."

- Francis Ford Coppola - 14 Indicações (5 Oscars)



"A mente por trás da trilogia Poderoso Chefão, Francis Ford Coppola é um dos mais premiados realizadores dentro da sétima arte. Das 14 indicações, Coppola levou cinco, incluindo a de Melhor Filme e Diretor por O Poderoso Chefão 2, a primeira sequência a ser premiada com um Oscar. Coppola, que é pai da diretora Sofia Coppola e tio de Nicolas Cage, também levou prêmios por O Poderoso Chefão e Patton: Rebelde ou Bandido."

- Alan Menken - 19 Indicações (8 Oscars)

"Clássico compositor dos estúdios Disney, Alan Menken é o responsável por trilhas e canções marcantes. Vencedor de 8 Oscars, Menken faturou seus prêmios graças aos seus trabalhos em Pocahontas, Alladin, A Bela e a Fera, A Pequena Sereia. Pouca coisa, não ?"

- Stanley Kubrick - 13 Indicações (1 Oscar)




"O que falar de Kubrick... 2001, Spartacus, O Iluminado, Nascido para Matar e Laranja Mecânica. Acho que já está bom né?"

- Jack Nicholson (3 Oscars) - 12 indicações


"Um dos melhores e mais versáteis atores ainda em atividade."

- Katharine Hepburn - 12 Indicações (4 Oscars)



"Ganhou os Oscars por Adivinhe quem vem para Jantar, O Leão no Inverno, Manhã de Glória e Num Lago Dourado."

- William Wyler (Diretor) - 12 Indicações (3 Oscars)


"Diretor do maior épico já feito. Ben-Hur !!!!"

- Steven Spielberg - 12 Indicações (3 Oscars)



"Um dos meus diretores prediletos."

- Frederico Fellini - 12 Indicações



"Vá entender porque ele nunca levou um Oscar."

Mea Culpa (Atualizado)

- Edith Head - 35 Indicações (8 Oscars)



"Apesar de não ter incluído a classe dos figurinistas na lista, confesso que não podia ter deixado de fora deste Top 10 a celebrada Edith Head. Indicada a incríveis 35 estatuetas, a realizadora levou 8 prêmios por trabalhos como Golpe de Mestre (1973), Sabrina (1954) e A Princesa e o Plebeu (1953)."

Sentiu falta de alguém, deixe os seus comentários abaixo. 

4 comentários:

Hugo disse...

Ótima pesquisa.

Apenas um complemento. John Huston também é pai de Anjelica Huston.

Abraço

thicarvalho disse...

Perfeito Hugo, inclusive vou atualizar a postagem. Grande abs e valeu pela visita !!!!

Reinaldo Glioche disse...

Parabéns pela postagem que, seguramente, exigiu ou uma ótima memória ou uma pesquisa detalhista. De qualquer forma, achei mais válido ainda o bloco de menções honrosas com figuras como Fellini, Kubrick e Nicholson. Ah, esses tempos de Oscar...

PS: Parabéns pelo blog. Recanto obrigatório nesse blogsfera cinéfila.

thicarvalho disse...

Poxa valeu mesmo Reinaldo. Realmente demandou uma grande pesquisa, até porque são muitas categorias. Mas a curiosidade, sempre ela, acaba ajudando a gente nestas pesquisas. Grande abs e volte sempre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...