quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Em busca de Vingança

Sensualidade e talento de Zoe Saldana salvam filme da pouca originalidade

Considerado por muitos um dos grandes nomes do cinema de ação, Luc Besson (O Profissional) apresentou em 2011 o seu mais novo trabalho no gênero, o thriller Em Busca de Vingança. Dirigido por Olivier Megaton, que já trabalhou junto de Besson em Carga Explosiva 3, o longa peca pela falta de originalidade e decepciona ao colocar a trama em detrimento da ação. O resultado só não é pior, graças as empolgantes cenas e a sensualidade de Zoe Saldana, que na pele de uma assassina profissional é explorada com certo tom de fetichismo pela dupla francesa.

Produzido e escrito por Besson, o longa narra a história de Catalenea, uma jovem colombiana que testemunha o assassinato de seus pais, executados por mafiosos locais. Milagrosamente, no entanto, ela escapa e, graças a informações valiosas entregues ao FBI, se muda para os EUA. Lá, ela passa a ser criada pelo seu tio Emilio (Cliff Curtis), um gangster local que tenta fazer a jovem tomar um caminho certo. O que ele não sabia era que a ferida de Catalenea ainda estava aberta e que o maior desejo dela era fazer vingança. Catalenea então resolve virar uma assassina profissional e trabalhando para o tio, espera fazer vingança com as próprias mãos.

Com esta trama extremamente genérica que, aliás, remete a um clássico do próprio Besson (O Profissional), Em busca da Vingança vai se desenvolvendo com pouca originalidade, com falhas no roteiro, mas com empolgantes cenas de ação. Característica de Olivier Megaton, que mostra qualidade para filmar no gênero, com uma câmera sempre muito viva e bem próxima da ação dos personagens, por mais irreais que elas sejam. O resultado são cenas frenéticas e de muito ritmo, que acabam ficando vazias em meio à fraca e óbvia trama.

Principalmente pelo fato do roteiro desenvolvido por Luc Besson não conseguir destacar a relação entre os personagens, como em O Profissional. Enquanto no longa de 1992, a situação dramática da menina que perdeu a família assassinada ganha força na relação com um assassino profissional, aqui, o que nós percebemos é a ausência desse sentimento e da atenção aos personagens. Por mais que Saldana se esforce e que apresente um ou dois bons diálogos com o seu tio e tutor, o roteiro não oferece prioridade aos dramas dos personagens, tornando a vingança de Catalenea algo vazio e sem sentimento.

O resultado só não é mais esquecível, porque as cenas de ação são muito bem executadas por Zoe Saldana (Avatar). Com as atenções completamente voltadas para a atriz, Saldana mostra além da beleza, talento e aptidão física para o gênero. Explorada com certas doses de fetiche por Megaton, com direito a saias curtíssimas, vestidos transparentes e uma espetacular fuga vestindo roupas intimas, a atriz não decepciona nos takes de ação e se esforça para tentar dar algum sentimento às raras cenas dramáticas. Outro destaque do elenco fica para Cliff Curtis (O último Mestre do Ar), que na pele do tio Emilio, apresenta um bom desempenho, funcionando como a principal figura dramática do filme. O restante do elenco não acrescenta em nada, incluindo ai o pífio interesse romântico de Catalenea (Michael Vartan) e os mafiosos vividos por (Jordi Mollá e Beto Benites), que em meio ao frenesi criado por Megaton, acabam pouco aparecendo na trama.

No fim das contas, Em Busca da Vingança se mostra um filme recheado de clichês, com gritantes erros de continuidade, que só consegue destaque graças a beleza de Zoe Saldana. Realmente pouco para Luc Besson, que nos últimos anos vem brindando os fãs do gênero com filmes como O Profissional, Carga Explosiva e o seu mais recente sucesso, Busca Implacável. Prova disso é que o novo trabalho acabou lançado direto em DVD no Brasil.

6 comentários:

Alan Raspante disse...

E eu aqui pensando que era bom...

thicarvalho disse...

Não podemos falar q é ruim, mas não apresenta nada de novo. Bem abaixo dos últimos filme de Besson. Abs.

Isabela Guedes disse...

Caro Thiago, parabéns pelo seu blog. Eu, quando for atualizar o Blog do Rádio Carioca, divulgarei o teu blog. Vc. se importa!?

Um grande abraço da colega e ouvinte,

Isabela Guedes.

thicarvalho disse...

Poxa Isabela obrigado. To voltando com ele agora, depois de um inverno sem posts... kkkkkkkk Pode sim claro. Abs.

Gabriel Monteiro disse...

Nunca vi a esse filme, mas pretendo ver e fazer uma materia, porque parece ser muito bom. Deem uma passada no meu blog sobre filmes: http://filmografo.blogspot.com/

thicarvalho disse...

Gabriel já está adicionado a minha listas de blog. Abs.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...