quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Cinemaniac Indica (O Gosto da Vingança)

Uma das caracteristicas que mais me agradam em um filme de ação é quando ele consegue manter o equilibrio entre a ação, propriamente dita, e a trama. Ultimamente, alguns muitos filmes não tem conseguido encontrar este equilibrio, ou seja, nos brindam com ótimas cenas e tramas cada vez mais previsíveis. Porém, alguns diretores tem conseguido acertar nesta fórmula, e um deles foi o Sul-coreano Jim-woon Kim, com o ótimo O Gosto da Vingança.

Sabendo equilibrar a ação e a trama, sem qualquer tipo de exageros, Jim-Woon consegue fazer um dos melhores filmes de ação já vistos nesta década. Com visual brilhante e muito cuidado estético, o diretor adiciona arte a este gênero cada vez mais banalizado. Com excelentes ângulos de câmeras, o diretor tráz o espectador para dentro da ação, o inserindo dentro de cada cena. Aliás, eu já vi muitos diretores usarem camêras em primeira pessoa nas cenas de tiroteios, ou perseguições, mas em cenas de lutas, não tinha visto até então. De maneira super-criativa, o diretor adiciona uma estilização própria a cada cena de morte, a cada soco dado, o que dá uma personalidade toda pessoal para o filme. Por falar em socos, como um bom filme asiático, as cenas de lutas são excelentes. Muito bem coreografadas, cada embate passa a impressão de realidade, por mais irreal que as cenas possam parecer.

Por falar em realidade, como o próprio nome diz, o filme tem como temática principal a vingança. E como o próprio sentimento preza, o filme é narrado com uma friesa muito pouco vista no cinema atual. Contando com a bela atuação de Byoung-hun Lee (que recentemente atuou no blockbuster G.I Joe no papel de Storm Shadown), o diretor narra uma jornada de vingança como poucos conseguiram até agora. Sem qualquer tipo de espetacularização das atitudes do personagem, ou mesmo qualquer tipo de otimismo quanto ao desfecho da trama, Jim-woon trata a história de maneira delicada e com bastante cuidado, sem que em nenhum momento perca a mão. Até por isto consegue, mesmo que com um desfecho previsível, um resultado satisfatório e surpreendente para o espectador.

O Gosto de Vingança conta a história de Sunwoo, o homem de confiança de Kang, um poderoso chefão da máfia. Sua nova missão é vigiar a jovem namorada de Kang para descobrir se ela tem um amante e, se confirmado, assassinar o casal. Quando ele finalmente encontra a garota com outro homem, ao invés de matá-los, Sunwoo resolve ajudar os dois a fugir do mafioso, em uma atitude inesperada e incoerente com sua reputação de assassino frio. Kang, inconformado com a traição, manda matar Sunwoo, que reage com uma vingança sangrenta e brutal.

Enfim, O Gosto de Vingança é sem dúvida um dos melhores filmes asiáticos que assisti nos últimos anos. Com uma trama detalhada cuidadosamente, apesar da violência estilizada, o filme nos brinda com grandes interpretações e cenas realmente bem produzidas. Espero que todos gostem.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...