sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Top 10 Cinemaniac Especial Halloween

Hoje, dia 31 de outubro, é comemorado o “Dia das Bruxas” conhecido mundialmente como Halloween. Nesta data, que por incrível que pareça nunca vingou aqui no Brasil, se proliferam nos canais de Tv, sejam fechadas e/ou abertas, os filmes de terror. Se você, assim como eu está cansado de ver aquelas mesmas figurinhas, como Jason ou Freddy Kruger, fique ligado neste top 10 Cinemaniac, que vai dar algumas dicas de filmes que vão deixar o seu dia de Halloween bem mais assustador.

10º Lugar: Olhos Famintos (2001)


“Eu sei que alguns podem torcer o nariz para este filme, mas para mim ele foi um dos mais tensos que vi nos últimos anos. Produzido no ano de 2001, Olhos Famintos consegue misturar diversas fórmulas que deram muito certo no cinema do gênero. Com muita tensão e uma criatura assustadora, Olhos Famintos além de tudo tem uma trilha sonora arrepiante. Com uma trama bem interessante, o filme assusta e sufoca o espectador. Na trama, dois irmãos em viagem por um remoto lugar, descobrem algo horrível no porão de uma igreja abandonada. Agora, em viagem de carro de volta para casa, eles são o alvo de uma força indescritível que deseja acabar com eles de qualquer maneira. Sem dúvida, Olhos Famintos é terror de alta qualidade e uma boa pedida para o seu Halloween. A primeira parte é de provocar angustia...”

9º Lugar: Gritos Mortais (2007)

“Até certo ponto desconhecido, Gritos Mortais foi um dos filmes do gênero que mais me chamou a atenção nos últimos anos. Repleto de muitos sustos, e com a direção de James Wan, do excelente Jogos Mortais, o filme tem a fórmula certa para uma boa noite de Halloween. Explorando a imagem aterrorizante daqueles macabros bonequinhos de ventríloquo, espero não ser o único a achar isto, o filme assusta desde de os primeiros minutos. Com uma trama bastante interessante, e surpreendente, Gritos Mortais se baseia na história de Mary Shaw. Uma famosa “ventriloquista” que foi acusada de ter matado um garoto. A partir da morte de Mary Shaw, uma maldição se espalha sobre a cidade, fazendo com que durante as noites, famílias passem a ser cruelmente assassinadas... Não preciso dizer mais nada né. Assistam”

8º Terror em Silent Hill (2006)


“Uma das únicas boas adaptações de video-game, Terror em Sillent Hill consegue arrepiar até ao mais corajoso de plantão. Com um clima sinistro e uma história bastante interessante, o visual de Silent Hill sem dúvida é de assustar. Criaturas sem formas, ruídos assustadores e uma escuridão arrepiante são alguns dos elementos apavorantes do filme. Com um bom elenco e a sinistra garotinha Jodelle Forland, craque em filmes do gênero, o filme surpreendeu a muitos críticos que esperavam um resultado ruim. O filme conta a história de uma mãe, que para salvar a filha, parte em uma jornada de muito terror, quando após um acidente, para em uma cidade, chamada Silent Hill. Com o sumiço de sua filha, a mãe segue o que julga ser a sombra da menina por todos os lugares. É quando ela descobre que Silent Hill é habitada por uma série de figuras demoníacas que saem praticamente de todos os lugares. Sem dúvida, terror da melhor qualidade.”

7º Lugar: Abismo do Medo (2005)

“Este além de sinistro é um filme sufocante. Confesso não ser um grande fã de altura, nem tão pouco da escuridão. Imagine você se um filme adicionasse estes dois elementos a criaturas mortais que vivem na escuridão. Bem, isso é o Abismo do Medo. Sem dúvida, um dos filmes mais claustrofóbicos que já vi, Abismo do Medo é de causar espanto, desde as primeiras cenas. Aliás, a primeira já é um pulo do coração. Diferente dos filmes acima, este já tem uma dose maior de sangue, e muitos gritos de dor. O filme conta a história de uma moça, que depois de um trágico acidente, reúne seis amigas para explorarem juntas uma caverna. A aventura logo dá errado quando ficam presas no subsolo e são perseguidas por criaturas sedentas por sangue. Além da tensão provocada pelo clima, o filme tem personagens bastante características, que vão surpreender o espectador com suas atitudes. Boa pedida hein...”


6º Lugar: Extermínio 2 (2007)

“Não podíamos falar de filmes de terror, sem citar pelo menos um filme de zumbi. E o meu escolhido foi Extermínio 2 , longa produzido pelo ótimo diretor Danny Boyle. Os Zumbis por si só, já são personagens sinistros. Agora imagine você que ao invés deles serem “lerdos” e burros, como nos filmes de George Romero, fossem rápidos que nem o Usain Bolt. Está é a fórmula de Extermínio, mais um ótimo filme britânico. Repleto de muito sangue e cenas extremamente assustadoras, Extermínio 2 é um dos melhores filmes do gênero zumbi desta década. Além de boas cenas, Extermínio 2 tem boa trama, e até por isto é bom que vocês assistam também ao primeiro filme da série. O filme se passa seis meses depois da difusão do vírus mortal, que transformou parte da população em seres sedentos por sangue. Restabelecida a ordem e vencida a guerra contra o vírus, o exército dos EUA apresenta-se para ajudar a repovoar o Continente Britânico, mas um dos refugiados que regressam carrega um segredo terrível que ameaça reacender a explosão mortal, sede de sangue, carnificina e o caos. Se você curte o gênero, não deixe de assistir.”

5º Lugar: Os Outros (2001)

“Diferente dos filmes acima, Os Outros não precisa de nenhum monstro para assustar, já que apenas o clima sombrio já consegue. Aliás, ter crianças em filme de terror/suspense tem sido muito bem aproveitado pelos diretores. Neste filme, as crianças arrebentam e com certeza vão proporcionar muitos sustos, em cenas realmente assustadoras. Com a pálida Nicole Kidman no elenco, o filme foi um dos melhores do gênero suspense desta década. Os Outros conta a história de duas crianças, que em função de uma rara doença fotogênica, vivem sozinhos, com sua mãe, seguindo religiosamente certas regras. Porém, quando eles contratam empregados para a casa eles terminam quebrando estas regras, fazendo com que imprevisíveis conseqüências ocorram. Apesar da aparência mais light, Os Outros é um filme bastante mórbido e com certeza vai fazer você saltar muitas vezes da poltrona de sua casa".

4º Lugar: Rec (2007)
“Talvez o último grande filme do gênero produzido, Rec não só agradou aos fãs como também aos críticos. Produzido e realizado na espanha, o filme sem dúvida é um dos mais assustadores e angustiantes já feitos. A angustia produzida não só é mérito da trama, como também da forma como ela é filmada. De maneira artesanal, dando a entender que é uma filmagem caseira, o filme deixa o espectador ainda mais tenso. Além de tenso, muitos espectadores correm o risco de ficarem enjoados, tamanha é a movimentação desta câmera. O filme conta a história de uma repórter, que decide fazer uma matéria sobre os bastidores do corpo de bombeiros. Até que em uma chamada, eles se deparam com o pior dia de suas vidas. Vale destacar que além da criatividade da trama, o elenco vai muito bem e as pessoas contaminadas são realmente de arrepiar. Òtima opção para quem tem estômago forte e curte um filme mais pesado.”

3º Lugar: O Chamado (2002)

“Um dos maiores fenômenos deste novo século, O chamado se transformou em um dos melhores filme do gênero desta década. Adaptação de um clássico Japonês, diferente da grande maioria dos remakes orientais, este foi muito bem produzido. O clima de terror criado na época do lançamento, com relação à fita amaldiçoada, assustou a muitos espectadores. Além disso, a personagem Sâmara, é simplesmente de causar arrepios. Com boa trama, e mais uma vez se apoiando em crianças assustadoras, o filme dirigido por Gore Verbinski, o mesmo e Piratas do Caribe, mistura bons efeitos especiais a cenas absurdamente assustadoras. Abusando das tonalidades preta e branca, o filme cria um cenário sombrio que por si só já assusta. O filme conta a história de uma repórter, que decide investigar a misteriosa morte de sua sobrinha. Ela percebe a relação da morte dela e de várias outras mortes com um estranho vídeo, que faz com que todas as pessoas que o assistam morram exatamente sete dias depois. Intrigada com a história, ela agora precisa descobrir um meio que impeça que a profecia se realize, já que ela e seu filho assistiram ao vídeo. Apesar de bastante comentado na época, garanto que muitas pessoas ainda não tiveram a oportunidade de assistir a este filme. Então, não deixe de assistir.”
2º Lugar: A Bruxa de Blair (1999)

“Diferente, e percussor, A Bruxa de Blair é até hoje um dos maiores filmes de terror já feitos, na minha opinião. Com um tom de documentário, o que dá uma realidade maior a tudo o que se desenvolve na trama, o filme cria elementos que são incrivelmente assustadores. Sem efeitos visuais, ou super maquiagens, o filme aposta no que não pode ser visto nem percebido. Com excelentes atuações, A Bruxa de Blair foi extremamente vanguardista e até por isto ficou na cabeça dos fãs do gênero. Porém, surpreendentemente não é muito lembrado em dias como o de hoje. O filme conta a história de Três estudantes de cinema que embrenham-se nas matas do estado de Maryland para fazer um documentário sobre a lenda da bruxa de Blair e desaparecem misteriosamente. Um ano depois, uma sacola cheia de rolos de filmes e fitas de vídeo é encontrada na mata. As imagens registradas pelo trio dão algumas pistas sobre seu macabro destino. Se você tem coragem, assista. Se não, é melhor deixar para lá.”

1º Lugar: Jogos Mortais (2004)

“Uma das maiores franquias do gênero já produzidas, teve início graças ao excelente Jogos Mortais. Hoje já consolidada, a franquia teve seu ápice justamente no primeiro filme que adicionou terror e suspense a uma trama incrivelmente bem realizada. Filmando quase todo em um mesmo ambiente, um banheiro abandonado, e com um elenco bastante pequeno, Jogos Mortais entrou para a seleta lista dos dez maiores filmes do gênero. Graças a criativa e cruel história criada por James Wan, o cinema viu o mercado de filmes sangrentos se espalhar por todo o mundo. Porém, nenhum com a categoria e qualidade de Jogos Mortais, inclusive nem mesmo os quatro filmes seguintes. Aliás, com o sucesso de Jogos Mortais, a banalização do sangue passou a ser muito utilizada no cinema, o que já vem se tornando repetitivo. Até por isto Jogos Mortais é uma grande pedida, pois tem tudo na medida certa. Com certeza seu Halloween vai ficar bem mais surpreendente.”



Enfim, este é o Top 10 Cinemaniac Especial Halloween. Nesta lista tentei colocar filmes que proporcionassem muitos sustos, sem se tornarem banais ou apelativos. Espero que todos curtam. Deixem as suas opiniões.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...