sexta-feira, 17 de julho de 2009

Cinemaniac Indica (Jornada pela Liberdade)

Há alguns posts atrás, eu escrevi sobre o ótimo filme Amistad, que fala sobre a luta de alguns intelectuais e advogados pela liberdade dos escravos nos Estados Unidos. Pois bem, este movimento desencadeou mudanças em todo o mundo, e após este episódio o regime escravocrata começa a perder força em todo mundo. Esta mudança de pensamento, motivada pelo fim do trabalho escravo nos EUA, se mostra com fidelidade no filme Jornada Pela Liberdade, uma espécie de Amistad britânico.

Apesar desta minha comparação, um filme não tem nada de igual ao outro, mas sim se complementam cronológicamente. Jornada pela Liberdade, mostra toda a luta de alguns politicos, para que a coroa britânica abolisse o uso do trabalho escravo em seu território. Contando com um ótimo elenco, com Ioan Gruffudd (Quarteto Fantástico), Albert Finney (Um Bom Ano), Michael Gambon (Harry Potter) e Rufus Sewell (Coração de Cavaleiro), o filme consegue ser fiel ao contexto histórico, pricipalmente em função das excelentes atuações, com destaque para os experientes Albert Finney e Michael Gambon.

Jornada pela Liberdade nos conta a história real de William Wilberforce, que com perseverança e a fé pode mudar o mundo. Líder do movimento abolicionista britânico, o filme mostra a luta épica para criar a uma lei com o objetivo de acabar com o tráfico negreiro. Durante esta jornada, Wilberforce encontra oposição intensa dos que acreditavam que a escravidão estava diretamente ligada à estabilidade do império britânico. Em seus amigos, incluindo John Newton, um ex-capitão de navio negreiro que compôs o famoso hino Amazing Grace, encontrou suporte para continuar lutando pela causa.

Além da ótima trama, o filme traz uma excelente trilha sonora, com destaque para a música Amazing Grace e bela fotografia, o que coloca o espectador imerso na realidade do século XVIII. Não deixem de assitir a este ótimo filme.

Obs: Para os mais interessados sobre o tema assistam antes Amistad, para uma melhor compreensão de toda esta triste realidade vivida por muitos negro durante séculos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...