domingo, 15 de fevereiro de 2009

Cinemaniac Indica (Um Sonho de Liberdade)

Depois de alguns posts sem as dicas de cinema, muito em função da minha pessoa não ter visto bons filmes, elas estão de volta. De uma só vez pude ver dois ótimos filmes, um ótimo filme de drama, e uma surpreendente comédia. Por ordem de qualidade, a dica de hoje será o drama Um Sonho de Liberdade.

Filme do ano de 1994, Um Sonho de Liberdade além de ter um trama magnífica tráz no elenco um dos atores que particularmente mais gosto, Morgan Freeman. Por mais que Tim Robins seja o personagem principal do filme e tenha uma grande atuação, quem na verdade rouba a cena é Freeman. Versátil como sempre, Morgan Freeman se destaca ao longo dos quase 140 min de filmes, com uma atuação segura que conduz a trama com intensidade e com bons diálogos que enrriquecem o filme. Porém, não podemos apenas nos preender a Freeman, já que Tim Robbins também tem grande atuação, talvez a melhor de sua carreira. Robbins vive Andy Dufresne, um personagem culto e correto, que ao longo do filme vai se tranformando durante o seu período na penitenciária. E é nesta tranformação, que Robbins mostra todo o seu talento.

Um Sonho de Liberdade se passa no ano de 1946, e conta a estória de Andy Dufresne, um jovem e bem sucedido banqueiro, que tem a sua vida radicalmente modificada quando é mandado para uma penitenciária para cumprir prisão perpétua por ter assassinado sua mulher e o amante dela. No presídio, faz amizade com Ellis Boyd Redding (Morgan Freeman), um prisioneiro que cumpre pena há 20 anos e controla o mercado negro do presídio.

Outro grande destaque do filme que concorreu a sete oscars, no ano de 1995, é a trama baseada na obra homônima de Stephen King. O mestre do terror, do alto de sua criatividade, constrói uma obra, que é muito bem adaptada pelo diretor Frank Darabont, em seu primeiro trabalho diga-se de passagem. Aliás, devido ao sucesso na adaptação, Frank viria ainda a dirigir outras duas adaptações de obras de Stephen King, A Espera de um Milagre e O Nevoeiro. Enfim assistam está obra prima do cinema moderno, que com ótimas atuações e uma trama surpreendente, diverte e emociona sem que em nenhum momento se torne previsível ou piegas.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...