quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Cinemaniac Indica (Coraline)

Acabei de chegar do cinema e tive a oportunidade de assisitir a um grande filme. Muitos podem pensar em Operação Valkyria, ou então no Curioso Caso de Benjamin Button, mas erraram. Não que esses não sejam bons, mas o filme em questão é a ótima animação Coraline.

Muitas pessoas, ainda nos dias de hoje, cismam em associar os longas de animação ao público infantil. Foi-se o tempo em que animação era somente sinônimo de criançada. Muitos lançamentos como Shrek, A Noiva Cadaver, A Lenda de Bewoulf e o próprio Coraline, vieram para cada vez mais confirmar esta nova têndencia, de não focar os filmes de animação apenas para as crianças e sim para todo o público. E Coraline é um grande exemplo disto, já que mistura uma ótima trama, a elementos genuínos da animação, que tranformam o filme em um futuro clássico do gênero.

Coraline conta a estória de um jovem menina, Caroline Jones (Dakota Fanning), que entediada em sua nova casa, encontra uma porta secreta. Através dela tem acesso a uma outra versão de sua própria vida, a qual aparentemente é bem parecida com a que leva. A diferença é que neste outro lado tudo parece ser melhor, inclusive as pessoas com quem convive. Caroline se empolga com a descoberta, mas logo descobre que há algo de errado quando seus pais alternativos tentam aprisioná-la neste novo mundo.

Além da ótima trama, baseada na obra de Neil Gaiman, o filme trás outros elementos de grande destaque. A trilha sonora, por exemplo, se torna um dos grandes acertos do filme. Composta por Bruno Coulais e They Might Be Giants, a ótima trilha consegue acrescentar um clima mais sombrio a trama, que por si só já é um tanto quanto dark.

Porém, não poderiamos deixar de parabenizar ao trabalho surpreendente da equipe de animação, que utilizando da técnica Stop Motion, aquela em que cada boneco de massinha é moldado e filmado cena a cena, consegue criar algo até então nunca alcançado na história do cinema de animação. É simplesmente brilhante e genuíno.

Enfim espero que todos assistam esta excelente obra prima do cinema de animação, que garanto vai agradar não somente as crianças, quanto aos adultos também, particularmente acho que até mais aos adultos. Desde já um bom divertimento para todos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...