quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Cinemaniac Indica (Duelo de Titãs)

Hoje, aqui no rio, é comemorado o dia da Consciência Negra. Um dia onde se é lembrado toda a tradição e história dos nossos ancestrais africanos, mas principalmente, um dia para se buscar a conscientização do que realmente nos importa: a igualdade e o respeito mútuo entre os povos.
Infelizmente, ainda presenciamos casos em que a igualdade não é respeitada, e o preconceito ainda se mostra vivo no cotidiano Brasileiro. Casos como o do cantor Dudu Nobre e sua esposa, Adriana Bombom, que foram desrespeitados e humilhados, em um vôo internacional, por motivos racial. Ou então de uma torcida de um grande clube do Brasil, que ameaçou torcedores aliados, que queriam homenagear com bandeiras e faixas os jogadores negros que fizeram história no clube.

Na realidade, mesmo vivendo num período denomindo por muitos como a modernidade, a igualdade racial ainda não é bem aceita em muitos povos, inclusive no Brasil, e não só os negros como outras etnias, passam por diversas situações de constragimento, ou até mesmo, humilhação. Porém, felizmente, existem pessoas que lutam pelo o fim de qualquer forma de segregação racial, e hoje no espaço de dicas, vou indicar um filme sobre uma história real, que com certeza irá emocionar e mostrar quanto é importante respeitar e amar ao próximo.

A dica de hoje é o ótimo Duelo de Titãs, um filme que mostra com perfeição a rotina de um população altamente preconceituosa, que através do esporte, passa a perceber o quanto as pessoas, independente da cor, são semelhantes. O filme tráz um elenco com dois nomes de muito talento e sucesso. O primeiro, e de maior destaque, é Denzel Washington, um excelente ator, eleito um dos mais influentes em todo o mundo, que mais uma vez rouba a cena com uma atuação muito verdadeira e bastante emocionante. O segundo, é o ótimo ator Will Patton, que interpreta com muita eficiência, um dos personagens mais difíceis em sua carreira. Alêm destes dois nomes, o filme também traz atores novos e muito competentes, como Ryan Gosling, Hayden Panettiere e Kathy Bosworth.

Duelo de Titãs se passa em Alexandria, no Estado da Virgínia em 1971, e conta a história de Herman Boone (Denzel Washington), um técnico de futebol americano contratado para trabalhar no comando de um time universitário dividido pelo racismo, os Titans. Inicialmente, Boone sofre preconceitos raciais por parte dos demais técnicos e até mesmo de jogadores do seu time, mas aos poucos ele conquista o respeito de todos e torna-se um grande exemplo para o time e também para a pequena cidade em que vive.

Enfim espero que as próximas gerações, não precisem vivenciar estes problemas racias e que cada vez mais, exemplos como os vistos neste filme, se espalhem pelo mundo o tornando mais igual para todos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...