quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Cinemaniac indica (Atirador)

Como eu sempre falo por aqui, bons filmes de ação vem se tornando uma raridade no cinema mundial. Infelizmente, muitos dos grandes atores que mantiveram este gênero por décadas, estão envelhecendo e com ele também o cinema de ação. Porém, há uma luz no fim do tunel, com uma nova safra de atores dispostos a recuperar este público e levar o gênero de volta ao gosto popular. E um destes atores da nova safra, Mark Wahlberg, consegue em o Atirador fazer um "revival" dos bons tempos dos filmes de ação. Alías, cada vez mais, Wahlberg vem provando que não é bom apenas em filmes de ação, mas em diversos outros genêros. Além disto, prova em o Atirador, que ér uma das melhores revelações do cinema holywoodiano, dos últimos anos.

No filme Wahlberg contracena com outros bons nomes, como o ótimo Danny Glover (Ensaio sobre a Cegueira) e o jovem Michael Peña (Torres Gêmeas), além da belíssima Rhona Mitra, que rouba a cena com os seus lindos olhos azuis. Em o atirador, Wahlberg vive Bob Lee Swagger, um ex-atirador de elite dos Marines, que se afastou do trabalho após uma traição. Isolado em um refúgio remoto nas montanhas, Bob é encontrado pelo coronel aposentado Isaac Johnson (Danny Glover). Johnson lhe diz que o país precisa de sua ajuda, já que a vida do presidente está em risco e apenas suas habilidades em tiro de longa distância podem impedir que esta ameaça se concretize. Inicialmente relutante, Bob aceita o trabalho. Porém logo ele descobre que tudo é na verdade uma armação patrocinada por Johnson.

Atirador conta com ótimas cenas de ação, as vezes realmente violentas, mas o que mais me agradou foram as críticas, em todo o filme, ao governo norte-americano. Fico feliz que filmes assim, de grande público, venham criticar a política e o governo norte-americano de forma clara e aberta, mostrando mesmo que ainda de forma superficial, um pouco das terríveis atitudes tomada pelos EUA, sem perder a essência do gênero.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...