terça-feira, 16 de setembro de 2008

Cinemaniac Indica (O Resgate do Soldado Ryan)

O resgate do Soldado Ryan é um filme marcante em todos os sentidos. Se hoje me pedissem para fazer uma lista dos melhores filmes de guerra, este com certeza estaria entre os primeiros. Vou indicar este filme, porque ontem tive a oportunidade de revê-lo, mais ou menos dez anos depois de que o vi pela primeira vez e algumas cenas aindam estavam vivas na minha cabeça. Cenas que marcam, como a invasão da praia logo no ínicio do filme, a cena de batalha em guerra mais real que ja vi, a cena da morte do soldado que é interpretado pelo Giovani Ribisi, uma das mortes mais impactantes do cinema e também a cena do soldado franco atirador, mirando nos seus alvos e pedindo a Deus para lhe dar forças.

Estas cenas, com padrão steven Spielberg de qualidade fazem de O Resgate do Soldado Ryan, um dos filmes mais bem realizados da história do cinema. Quando todos já pensavam que a grande obra-prima cinematográfica, sobre a 2ª Guerra Mundial, era o excelente A Lista de Schindler, que por sinal também foi dirigido por Spielberg, o diretor nos brinda com um realista drama. Com a qualidade técnica, que poucos diretores conseguem implementar, Spielberg nos proporciona um filme grandioso, repleto de ótimos efeitos visuais e sonoros, que tornam a experiência ainda mais realista. Filmando grandes batalhas, como poucos fizeram até então, Spielberg também se preocupa com os detalhes da trama, as interpretações, o andamento do filme, que neste caso, evolui de maneira brilhante.

Além da ótima trama e das realistas cenas de batalha, O resgate do Soldado Rayn, tem um grande elenco, que só contribui para o resultado final. Dentre os atores estão o grande Tom Hanks, um dos melhores da atualidade, Tom Sizemore, Paul Giamati, Matt Damon, Edward Burns, Giovani Ribisi dentre outros. Apesar de Matt Damon ter grande importancia na história e de todo elenco manter um ótimo nível de atuações é novamente Tom Hanks, o grande chamariz do filme. Assim como em Prenda-me se For Capaz e O Terminal, filmes em que a dupla Hanks e Spielberg tarbalhou junta, o ator passa a ter grande importância dentro do andamento da trama. E mais uma vez Hanks não decepciona, atuando na medida certa, na pele do capitão John Milles.

O Resgate do Soldado Ryan conta a história de um grupo de soldados aliados, que ao desembarcar na Normandia durante o Dia D, recebem a missão de resgatar, com vida, o soldado James Ryan (Matt Damon), caçula de quatro irmãos, dentre os quais três morreram em combate. O filme que ganhou ganhou 5 Oscars entre eles de Melhor Direção, Melhor Montagem, Melhores Efeitos Sonoros, Melhor Som e Melhor Fotografia, e injustamente perdeu o de melhor filme para, o apenas bom, Shakspare Apaixonado (Minha Opinião). Injustiças a parte, O Resgate do Soldado Ryan é um dos melhores trabalhos de Spielberg e um dos grandes filmes de guerra da história do cinema. Por isto não deixe de assistir a este tocante e realista drama sobre a 2ª Guerra mundial.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...