domingo, 12 de fevereiro de 2017

Conheça 12 populares canções originais que faturaram o Oscar e o Grammy


Neste domingo (12) acontece mais uma edição do Grammy Awards, o principal prêmio da música internacional. E como as trilhas sonoras são parte integrante da construção cinematográfica, é comum ver algumas canções originais feitas para o cinema também brilharem na premiação da indústria fonográfica. No aquecimento para este importante evento, nesta matéria especial confira um lista com algumas grandes canções originais que faturaram não só o Oscar, como também o Grammy.

- (I've Had) The Time of My Life - Dirty Dancing: Ritmo Quente (1987)


Responsável por embalar uma das cenas de dança mais reproduzidas na cultura pop, o hit The Time of My Life, da dupla Bill Medley e Jennifer Warnes, emplacou não só o Oscar e o Grammy de Melhor Canção Original composta para Mídia Visual, como também o Globo de Ouro. Um feito realmente justificável, vide o impacto que a canção teve no longa dirigido por Emile Ardolino, principalmente na icônica sequência final protagonizada pelo casal Patrick Swayze e Jennifer Gray.

- Under The Sea - A Pequena Sereia (1989)



Uma das animações responsáveis pela retomada da Disney nos anos noventa, A Pequena Sereia nos brindou com uma trilha sonora marcante e recheada de carisma. Assim como o hit acima, a adorável Under The Sea também emplacou as principais premiações ao faturar o Oscar, o Grammy e o Globo de Ouro. Sob a batuta da dupla Alan Menken e Howard Ashman, a trilha de A Pequena Sereia figura até hoje entre as melhores produções musicais do estúdio, um status que se torna evidente quando ouvimos esta adorável canção.

- Beauty and the Beast - A Bela e a Fera (1991)


Reconhecido pelos seus inesquecíveis musicais, a Disney reconquistou de vez o seu espaço junto ao grande público com o extraordinário A Bela e a Fera. Uma das maiores produções da história do gênero, o longa dirigido pela dupla Gary Trousdale e Kirk Wise nos brindou com uma premissa fantástica, um virtuosismo estético impressionante e um trilha sonora digna dos melhores elogios. Tanto que a canção Beauty and the Beast, interpretada por Celine Dion e Peabo Bryson alcançou um status poucas vezes visto dentro do gênero. Além de levar o Oscar, o Globo de Ouro e o Grammy de Melhor Canção Original Composta para Mídias Visuais, a música composta por Alan Menken foi indicada ao prêmio de Gravação do Ano e Canção do Ano no principal prêmio da indústria fonográfica mundial. 

- A Whole New World - Aladdin (1992)



Durante a sua retomada, aliás, a Disney emplacou outro expressivo sucesso com o aventuresco Aladdin. Como se não bastasse os inúmeros predicados técnicos e os carismáticos personagens, o longa dirigido por Ron Clements e John Musker entregou uma fantástica trilha sonora, um trabalho capitaneado pela primoroso hit A Whole New World. Além de faturar o Oscar e o Globo de Ouro, a música ganhou três Grammys, incluindo o de Melhor Gravação do Ano. Um feito espetacular para uma canção magnífica.

- Streets of Philadelphia - Filadélfia (1993)



Responsável por embalar o denso Filadélfia, a canção Streets of Philadelphia, do ícone Bruce Springsteen, traduziu com louvor o clima do longa dirigido Jonathan Demme. O resultado, obviamente, não poderia ser outro: Oscar, Globo de Ouro e Grammy. 

My Heart Will Go On - Titanic (1997)


Talvez o grande sucesso desta lista, My Heart Will Go On se tornou a canção tema de um dos maiores filmes da história do cinema. Na voz de Celine Dion, a música fez um estrondoso sucesso no terço final da década de 1990, refletindo o impacto do longa dirigido por James Cameron. Além de faturar o Oscar e o Globo de Ouro, o hit fez a "limpa" no Grammy Awards ao levar os prêmios de Canção do Ano, Gravação do Ano, Melhor Performance Vocal Feminina e Melhor Canção Original para Cinema ou TV.

- If I Didn't Have You - Monstros S.A (2001)



Reconhecida por seus expressivos trabalhos, a Pixar surge na lista com a carismática If I Didn't Have You. Possivelmente a música menos conhecida desta lista, a canção escrita por Randy Newman casou perfeitamente com a vibe 'feel good' do filme, muito em função da divertida interpretação da dupla Bill Crystal e John Goodman. Diferente da maioria das canções presentes aqui, no entanto, If I Didn't Have You "só" ganhou o Grammy e o Oscar.

- Into the West - O Senhos dos Anéis: O Retorno do Rei (2003)


Recordista em estatuetas do Oscar, O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei realmente monopolizou as atenções no Oscar 2004. Com 100% de aproveitamento, onze vitórias em onze indicações, o longa dirigido por Peter Jackson emplacou ainda a canção Into the West, interpretada com elegância por Annie Lennox. Uma canção épica que faturou o Oscar, o Globo de Ouro e o Grammy.

- Jai Ho - Quem Quer Ser um Milionário (2008)



Responsável por abrir as portas para a cultura indiana, Quem Quer ser um Milionário aproximou Hollywood e Bollywood de maneira surpreendente. Enérgico e intenso, o longa dirigido por Danny Boyle faturou inesperados oito estatuetas do Oscar, uma delas para a "chiclete" Jai Ho. Além do prêmio da Academia, a canção também ganhou o Grammy, aproximando duas culturas completamente diferentes.

- Skyfall - 007: Operação Skyfall (2012)


O segundo melhor filme da nova fase da franquia 007, Operação Skyfall alcançou o grande público graça a sua soberba canção tema. Como de costume na série, a cena de abertura já deu voz a grandes astros da música. Poucos deles, porém, ganharam tanto eco como Adelle e a sua Skyfall. No auge da sua carreira, a cantora britânica esbanjou elegância ao embalar a primorosa cena de abertura do filme, ditando o tom que viria guiar a película dirigida por Sam Mendes. Skyfall levou o Oscar, o Globo de Ouro e o Grammy, atestando o status da saga e também da jovem inglesa.

- Let it Go - Frozen: Uma Aventura Congelante (2013)


De volta as suas raízes, Frozen resgatou a tradição dos grandes musicais da Disney ao entregar o poderoso 'hit' Let it Go. Libertadora e imponente, a canção interpretada por Idina Menzel invadiu os setlists mundo afora, ganhando versões, paródias e se tornando parte integrante da cultura pop. Um feito, diga-se de passagem, totalmente justificável, principalmente quando nos deparamos com a espetacular sequência em que a canção tema ganha voz. Curiosamente, porém, apesar do estrondoso sucesso da música, Let it Go "só" ganhou o Oscar e o Grammy, sendo esnobada dentro do Globo de Ouro.

- Glory - Selma: Uma Luta pela Igualdade (2014)



Mais do que uma simples canção original, Glory se tornou uma espécie de grito de igualdade racial dentro de um cenário ainda hoje preconceituoso. Interpretada com maestria por John Legend, a música ganhou o Oscar, o Globo de Ouro e o Grammy, se tornando um dos maiores predicados do intenso longa dirigido por Ava DuVernay. A apresentação do cantor na cerimônia do Oscar, aliás, entrou para o seleto hall dos grandes momentos da história do Oscar.

E para quem curte o tema, confira a nossa lista com os Novos Musicais do Cinema e com as Melhores Canções de Animações Disney.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...