sábado, 18 de julho de 2015

No embalo da estreia de Homem-Formiga, confira dez dos mais legais easter-eggs presentes nesta nova aposta da Marvel Studios

Este texto contém perigosos spoilers!!!!


E neste final de semana chegou aos cinemas brasileiros o divertidíssimo Homem-Formiga (confira a nossa opinião aqui), último capítulo da fase 2 da Marvel Studios nos cinemas. Apresentando a jornada de um dos membros originais do Vingadores, a aventura dirigida por Peyton Reed (Sim, Senhor) é mais uma das gratas surpresas do estúdio, que mostra através do seu novo lançamento que o menos ainda pode ser mais. Superando os problemas durante a produção, que em função das populares "divergências criativas" ocasionaram a saída do britânico Edgar Wrigth da direção, o longa estrelado por Paul Rudd e Michael Douglas encanta não só pelo seu afiado tempo de comédia e pelas criativas sequências de ação, mas também pelas saborosas referências ao popular universo fílmico da Marvel. No embalo do carismático e minúsculo super-herói, confira neste especial do Cinemaniac dez dos 'easter-eggs' mais legais presente nesta despretensiosa nova aposta do estúdio.

1 - Cena de Abertura



Sem tempo a perder, Homem-Formiga já começa com uma daquelas sequências extremamente pertinentes dentro do universo Marvel. Indo contra as intenções de Wright, que teria deixado a direção ao ver o estúdio interferindo no seu roteiro, os produtores fizeram questão de bancar as muitas referências, o que acabou se tornando um dos grandes trunfos deste lançamento. Prova disso é que logo de cara nos deparamos com um Michael Douglas vinte seis anos mais novo, rejuvenescido de maneira impecável pela equipe de efeitos digitais, participando de uma intensa reunião com Howard Stark (John Slattery), o pai de Tony Stark, a agente Peggy Carter (Hayley Atwell) e o dúbio agente Mitchell Carson (Martin Donovan). Numa acalorada discussão, além de conhecemos as intenções do genial cientista Hank Pym, vemos um reconhecido embate ideológico se tornar - mais uma vez - um motivo de racha dentro da S.H.I.E.L.D. 

2 - Homem Aranha



Após o retorno do "amigo da vizinhança" para a sua casa, ainda não é desta vez que o herói aracnídeo fez a sua primeira aparição no universo cinematográfico da Marvel. As referências, no entanto, já parecem introduzir o super-herói dentro desta franquia. Numa das hilárias explanações do ótimo Louis (Michael Peña), ele reproduz a fala de uma repórter afirmando que "We have a guy who can jump, who can swing, who can crawl up walls…". Numa tradução livre, eles tem um cara que pode saltar (Hulk), um que pode nadar (Thor) e um que pode escalar paredes (?????). E quem escala paredes melhor do que o Homem Aranha. 

3 - Ajuda dos Vingadores?




Acompanhando as consequências dos acontecimentos de A Era de Ultron, após descobrir os perigos envolvendo o obsessivo Darren Cross\Jaqueta Amarela (Corey Stoll), Scott Lang (Paul Rudd) cogita pedir a ajuda dos Vingadores. Numa resposta seca, Hank (Michael Douglas) diz que "eles estão muito ocupados deixando cidades caírem do céu", fazendo uma nítida referência ao clímax de Vingadores 2. Uma frase absolutamente esperta, que evidencia a preocupação desta aventura em valorizar questões menores e mais universais. Até porque, para um super-herói que encolhe, a destruição precisa também ser em menor escala. 

4 - Hank Pym vs Tony Stark



Apesar de - aparentemente - defenderem ideologias semelhantes, os dois são contra a "militarização" das suas tecnologias, Hank Pym parece não encarar Tony Stark como um igual. Ao falar sobre a sua incrível criação, o primeiro Homem-Formiga diz que perto do seu traje a armadura do Homem de Ferro é "um brinquedo ou algo do gênero". 

5 - Stan Lee marca presença




Uma das grandes mentes por trás dos Vingadores, Stan Lee marca uma nova e espirituosa presença em Homem-Formiga. Em mais uma das hilárias explicações de Louis, a mesma em que o Homem Aranha é possivelmente citado, Lee aparece como a cereja do bolo desta sequência. 

6 - Scott Lang x Sam Wilson




Numa das melhores sequências de toda a projeção, Scott Lang acaba - por acidente - parando no quartel general dos Novos Vingadores para roubar um pequeno dispositivo. Acreditando no seu treinamento, ele acaba se deparando com o Falcão (Anthony Mackie), iniciando uma luta que comprova a utilidade de Homem-Formiga dentro do universo Vingadores. No fim, após este empolgante embate, o vingador pede que não falem para o Capitão América sobre o desfecho daquela luta. 

7 - "It's a small world"



Um dos braços da Walt Disney, a Marvel Studios resolveu prestar uma homenagem ao seu "patrão". Durante uma mirabolante invasão a um prédio, Scott pede encarecidamente que Louis não assobie. O divertido ex-presidiário, porém, não cumpre o prometido e logo assobia a canção "It's a small world", uma música chiclete desenvolvida para uma atração temática da Disney. Numa tradução livre, aliás, a canção também remete ao herói que dá titulo ao longa, já que ela fala sobre um mundo pequeno. No Brasil, inclusive, essa música ganhou uma versão intitulada Pequeno Mundo. 

8 - Hydra


Mesmo sucumbindo diante dos Vingadores nos últimos longas da Marvel, a Hydra mostra as suas caras novamente em Homem-Formiga. Ainda que numa menor proporção, os membros deste grupo criado pelo nefasto Caveira Vermelha tentam comprar a partícula Pym criada por Daren Cross. Uma participação pontual, mas importante, que não pode passar despercebido pelos fãs da franquia. 

9 - Titanic invade o universo Vingadores




Essa não tem propriamente ligação com o universo Vingadores, mas acaba sendo um dos easter-eggs mais originais de Homem-Formiga. Numa sequência recheada de humor negro, Scott descobre que a porta de um cofre é feita do mesmo ferro utilizado pelo navio Titanic. Sem medo de errar, logo ele garante que o metal tem um ponto fraco: o gelo. Uma piada com a cara de Edgar Wright, o homem por trás da ácida trilogia Todo Mundo Quase Morto, Chumbo Grosso e Heróis de Ressaca. 

10 - Jack Kirby e Al Milgrom




E não é só Stan Lee que foi homenageado em Homem-Formiga. Em dois momentos distintos, a equipe de produção presta uma homenagem a dois grandes nomes da Marvel Comics. Visando a ressocialização após o período na prisão, Scott Lang resolve se passar por um Jack para não ter a sua ficha criminal puxada pelo patrão. Uma referência clara a Jack Kirby, um dos criadores deste microscópico super-herói. 


Além dele, outro nome da Marvel Comics que mereceu uma citação foi Al Milgrom. Mesmo sem ter qualquer ligação na criação do personagem, Al foi um dos responsáveis pelas HQ's dos Vingadores da Costa Oeste, um supergrupo alternativo da Marvel formado por nomes como os de Gavião Arqueiro, Homem de Ferro, Feiticeira Escarlate e, claro, Hank Pym. Nesta homenagem, Al Milgrom virou nome de um restaurante em Homem-Formiga. 

Obs: Deixamos de fora as duas cenas pós-créditos que, obviamente, sempre são os mais claros easter-eggs deixados pela Marvel e não tem muita graça revela-los aqui. Aproveitando a deixa, leia também o nosso especial sobre alguns dos easter-eggs mais legais do cinema. 

4 comentários:

Anônimo disse...

"We have a guy who can jump, who can swing, who can crawl up walls…" Uma melhor tradução para isso seria "Nós temos um cara que pode saltar, que pode se balançar [em teias], que pode escalar paredes". Faria mais sentido e apontaria diretamente para o Homem-Aranha.

thicarvalho disse...

Realmente, essa tradução tem gerado polêmica. Eu tb concordo com a sua versão, mas numa busca em outras fontes a única referência que parece ser direta ao Homem Aranha é "crawl up walls". Mas o fato é que dentro do Universo Marvel apresentado até agora, não existe nenhum super-herói nadador. Tiveram cenas em baixo d'água, mas nenhum super poder relacionado a isso. Valeu pela visita.

Emerson Cardin disse...

Namor poderia ser um super herói nadador a entrar na franquia?

thicarvalho disse...

Olha Emerson, recentemente o Kevin Feige - presidente da Marvel Studios - esfriou essa possibilidade, deixando claro que existem problemas burocráticos quanto aos direitos deste personagem. Valeu pela visita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...