quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Cinemaniac indica (Gladiador)

Estava dando uma passeada aqui pelo blog, e percebi que faz umas duas semanas que não indico um GRANDE filme para vocês. Não que os filmes abaixos sejam ruins, mas não é sempre que vemos grandes filmes. Depois de pensar um pouco lembrei de um dos meus filmes prediletos, e este será a dica de hoje. Trata-se de Gladiador, filme dirigido pelo excelente Ridley Scott, na minha opinião, um dos melhores diretores de todos os tempos.

Muitos pode achar esta minha afirmação tola. Mas poucos diretores conseguem fazer filmes grandiosos como Ridley faz. Desde Blade Runner, até O Gangster seus filmes além de possuirem ótimas tramas e grande elenco, são de um capricho primoroso com relação a efeitos visuais e a fotografia. Seja um drama, uma ação, ou um épico, como Gladiador, todos os filmes possuem a grandiosidade característica de Ridley Scott. O diretor não se contenta apenas em contar uma boa história. Pelo contrário, ele tenta conquistar o expectador de todas as maneiras permitidas pelo advento do cinema. E na minha opinião, o grande exemplo de tudo isto que falei acima foi o filme Gladiador.

O Longa tem um grande elenco, uma excelente trama, um cenário deslumbrante, trilha sonora emocionante (composta pelo ótimo Hans Zimmer), ou seja, todos os elementos necessários para a construção de um excelente filme. E se já não bastasse isso tudo, como todo bom filme épico, Gladiador nos brinda com excelentes cenas de batalhas em um Coliseu, parcialmente construído por computação gráfica. Misturando grandiosidade, ao detalhismo na interpretação dos atores, Ridley consegue emocionar e provocar no espectador sentimentos distintos, desde a tristeza com a morte de Marcus Aurelius, até vingança, quando todo a família do então General Maximus, é morta pelo inescrupuloso filho do imperador.

E toda esta emoção provocada no espectador se deve muito a escolha do elenco. Com nomes como os de Russel Crowe, ator predileto de Scott, Joaquin Phoenix, Djimoun Hounson, Richard Harris, e um elenco de apoio primoroso, o filme cativa o espectador de maneira pouco vista. Diga-se de passagem foi em O Gladiador, que a dupla Scott/Crowe começou a atuar junta. O sucesso foi tanto, que em pouco menos de dez anos, eles já trabalharam em mais de 4 filmes juntos, são eles: Um Bom Ano, O Gangster, Rede de Mentiras e o ainda inédito Robin Hood. Além de Crowe, o filme conta com os sempre competentes Joaquin Phoenix, na pele do vilão Commodus, e Djimoun Housson, que independente do papel sempre arrebenta.

Gladiador se passa nos dias finais do reinado de Marcus Aurelius (Richard Harris), o imperador desperta a ira de seu filho Commodus (Joaquin Phoenix) ao tornar pública sua predileção em deixar o trono para Maximus (Russell Crowe), o comandante do exército romano. Sedento pelo poder, Commodus mata seu pai, assume a coroa e ordena a morte de Maximus, que consegue fugir antes de ser pego e passa a se esconder sob a identidade de um escravo e gladiador do Império Romano.

Sem dúvidas, Gladiador é um dos melhores filmes que já vi ao longo de minha vida. Repleto de grandes cenas e excelentes atuações este é mais um dos grandes trabalhos do diretor Ridley Scott. Até por isto o filme foi o mais premiado do ano 200.
Só para lembrar, o filme ganhou 5 Oscars, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Ator (Russell Crowe), Melhores Efeitos Especiais, Melhor Figurino e Melhor Som. Foi ainda indicado em outras 7 categorias: Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Joaquin Phoenix), Melhor Roteiro Original, Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Direção de Arte e Melhor Trilha Sonora. Espero que todos gostem deste excelente épico.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...