terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

The Oscar Go to ? (parte 2)

Chegou a hora da verdade. Há alguns meses atrás, o blogueiro que vos escreve,deu uma de mãe dinah, e resolveu arriscar os favoritos ao oscar. Agora chegou a hora de conferir se ele, ou melhor eu, teve um resultado satisfatório. Vamos as categorias e os comentários da época.
Melhor Filme
Quem Quer Ser Um Milionário?
Frost/Nixon
O Curioso Caso de Benjamin Button
Milk-A Voz da Liberdade
O Leitor
"Na categoia melhor filme, assim como em muitas outras, a disputa parece ser entre dois filme, O Curioso caso de benjamin Button, que se adequa mais aos padrões dos velinhos do Oscar, e Quem que ser um Miliónário, que ganhou muita força com o Globo de Ouro. Na minha opinião vence Quem que ser um Milionário ? em uma disputa duríssima, mas vence"
Comentário pós-oscar: Primeiro ponto para o blogueiro. O filme se revelou o grande sucesso que todos esperavam e merecidamente faturou o Oscar 2009 de melhor filme.
Melhor diretor
David Fincher - O Curioso Caso de Benjamin Button
Ron Howard - Frost/Nixon
Gus Van Sant - Milk - A Voz da Liberdade
Stephen Daldry - O Leitor
Danny Boyle - Quem Quer Ser Um Milionário?
"Mais uma categoria que será disputadíssima, até mais que a de melhor filme, já que todos os cinco indicados são grandes diretores. Todos possuem uma carreira bastante característica e merecem chegar a esta disputa. Porém, na minha opinião, o grande favorito da vez é Danny Boyle, de Quem quer ser um milionário, mas não me surpreenderia se David Fincher ou Stephen Daldry, conquistassem esta estatueta."
Comentário pós-oscar: Mais um ponto para o cinemaniac. Particularmente eu já gostava do trabalho de Boyle antes deste, principalmente pelos filmes Extermínio e Alerta Solar, mas parece que Quem quer ser um milionário? irá elevar a carreira do diretor, que poderá fazer voos ainda mais altos.
Melhor ator
Mickey Rourke - O Lutador
Sean Penn - Milk - A Voz da Liberdade
Frank Langella – Frost/NixonBrad Pitt - O Curioso Caso de Benjamin Button
Richard Jenkins - The visitor
"Esta é uma das categorias que mais chamam a atenção pelo um curioso e disputado embate. O "Bad Boy" Mickey Rourke, pelo elogiadíssimo The Wrestler, enfrenta o queridinho Sean Penn, também muito elogiado em Milk. Eu acredito que o grande favorito é Mickey Rourke, porém como os velinhos são bastante conservadores, Sean Penn tem uma atuação mais pertinente ao Oscar. Se rourke ganhar, será como se Sylvester Stallone tivesse ganho por Rocky: O Lutador."
Comentário pós-Oscar: Nesta categoria não deu para o cinemaniac. Como dito no comentário, a disputa era acirrada mesmo e não deu para Mickey Rourke. Venceu o mais "querido" frente ao "Bad boy". Não que Sean Penn não tenha merecido, mas Rourke aparentemente foi melhor.
Melhor atriz
Meryl Streep – Dúvida
Kate Winslet – O Leitor
Anne Hathaway – O Casamento de Rachel
Angelina Jolie – A Troca
Melissa Leo - Rio Congelado
"Esta é outra categoria onde a disputa se polariza entre duas atrizes, Kate Winslet, por O Leitor e Anne Hathaway, por o Casamento de Rachel. Apesar de Kate ter ganho o globo de ouro, acho que ela seria mais forte na disputa como atriz coadjuvante. Assim aposto em Anne Hathaway como a vencedora nesta categoria, porém, torcendo muito para que Kate ganhe, já que ela merece esta estatueta a décadas.
Comentários pós-Oscar: Mais um erro do cinemaniac. Fico muito feliz por Kate Winslet, que na minha opinião é bem mais atriz do que Hathaway. Porém, Anne também teve uma grande atuação e não seria injusto se ela ganhasse. Parabéns para ambas.
Melhor ator coadjuvante
Heath Ledger - Batman – O Cavaleiro das Trevas
Josh Brolin - Milk - A Voz da Liberdade
Robert Downey Jr. - Trovão Tropical
Philip Seymour Hoffman - Dúvida
Michael Shannon - Foi Apenas um Sonho
"Esta categoria, na minha opinião foi a maior surpresa positiva do Oscar. Quando começou o movimento, lembro que teve até um abaixo-assinado entre fãs, para colocar Heath Ledger na disputa pelo Oscar, duvidei muito que isso fosse se concretizar. Só começei a acreditar quando Ledger ganhou o globo de ouro e agora vejo que ele entra com força total, para delírio dos fãs. Na minha opinião, Heath Ledger é o grande favorito, mas Philp Seymour Hoffman pode atravessar nesta disputa e conquistar a estatueta, já que assim como em uma categoria acima, se adaptaria melhor aos padrões dos "velinhos do Oscar"."
Comentários pós-Oscar: Mais um ponto para o cinemaniac. Fico muito feliz, muito mesmo, com a vitória de Ledger. Ele era um grande ator, e teve em Batman o ponto mais alto de sua carreira. Merecidamente foi eleito o melhor ator coadjuvante.
Melhor atriz coadjuvante
Amy Adams - Dúvida
Penélope Cruz - Vicky Cristina Barcelona
Viola Davis - Dúvida
Taraji P. Henson - O Curioso Caso de Benjamin Button
Marisa Tomei - O Lutador
"Confesso a vocês que nesta categoria a minha favorita nem se classificou, Kate Winslet por O Leitor. Desta forma acho que a disputa pela estatueta, nesta categoria, ficou aberta. Acho que por ter trabalhado em um filme de Woddy Allen e ter se destacado muito nele, acredito que Penelope Cruz sai como a favorita nesta categoria. Porém, tenho para mim que Marisa Tomei, pela interpretação em O Lutador, pode conquistar a estatueta também."
Comentário pós-Oscar: Mais um ponto para o cinemaniac. Penelope Cruz, além de ser lindíssima, é uma ótima atriz e merece todo o reconhecimento da academia. Dentre as cinco candidatas foi a que mais se destacou, e teve como ponto a favor, ter trabalhado em um filme de Woody Allen.
Melhor Animação Longa-Metragem
Bolt - Supercão
Kung Fu Panda
Wall-é

"Esta categoria é batata. Dez entre dez fãs de cinema apostam em Wall-e, e não tem porque eu fugir disto também. Eu ainda digo mais, acho que Wall-e poderia muito bem ter disputado o prêmio de melhor filme, tamanho foi as críticas positivas e a repercussão em todo o mundo."
Comentário pós-Oscar: Mais um ponto, mas posso confessar, este foi fácil. Wall-E era a maior barbada e digo mais, mereceria estar entre os melhores filmes do ano.
Melhor Roteiro Adaptado
O Curioso Caso de Benjamin Button
Dúvida
Frost/Nixon
O Leitor
Quem Quer Ser Um Milionário?
"Esta é mais uma das categorias complicadas em se analisar, já que todos os candidatos são fortíssimos. Todos foram filmes que tiveram suas adaptações muito elogiadas pela crítica especializada. Porém, acho que pela dificuldade na adaptação, acredito que O Curioso Caso de Benjamin Button deve levar esta categoria, em função principalmente das peculariedades da trama. Acho O Leitor também pode conquistar esta categoria, assim como Quem quer ser um milionário?.
Comentário pós-Oscar: Mais um erro para o cinemaniac, e confesso que este errei com convicção. Acreditava piamente que ia dar Benjamin Button. Mas fico feliz por ter errado, quando o vencedor foi um grande filme, como Quem quer ser um milionário?
Melhor Roteiro Original
Rio Congelado
Simplesmente Feliz
Na Mira do Chefe
Milk - A Voz da Liberdade
Wall-E
"Em melhor roteiro original, acho que a animação Wall-E tem grandes chances de faturar seu segundo Oscar. A animação, que tem como garande destaque a trama, larga na frente. Porém, Na Mira do Chefe, outro filme com ótima trama, e Milk correm por fora."
Comentário pós-Oscar: Nesta categoria errei, mas persisto no erro. Wall-e teve em seu roteiro uma originalidade genuina, que não vejo em Milk, apesar de também contar uma bela história. Porém, a animação computadorizada ainda não se mostra muito apta, perante os velinhos da academia, a competir com os filmes mais tradicionais. Mas isso vai mudar logo logo...
Melhor Direção de Arte
A Troca
O Curioso Caso de Benjamin Button
Batman – O Cavaleiro das Trevas
A Duquesa
Foi Apenas um Sonho
"Esta é a categoria que costuma premiar os filmes mais artisticamente bem construidos, fiéis a trama e a época do filme. Nesta categoria acredito que O Curioso Caso de Benjamin Button é o favorito, porém não colocaria minha mão no fogo por isto. Acho que ele ganha, não por ser tão melhor que os outros, mas sim pela maior mídia envolvendo ele. Acredito que se A troca tem algo de bom é a direção de arte e pode ser esta a grande surpresa na categoria."
Comentário pós-Oscar: Mais um ponto para o cinemaniac. Na verdade, se O Curioso caso de benjamin Button se mostra melhor do que Quem quer ser um milionário? é nos quesitos mais técnicos. E foi isso que aconteceu.
Melhor Fotografia
A Troca
O Curioso Caso de Benjamin Button
Batman – O Cavaleiro das Trevas
O Leitor
Quem Quer Ser Um Milionário?
"Não pude ver ainda Quem quer ser o Milionário?, mas em vários vídeos que tive acesso, observei que o filme larga na frente nesta categoria, principalmente por ter a India como cenário da trama. Acho que poucos lugares do mundo são tão particulares como a India e por isto Quem quer ser o Milionário? larga na frente como grande favorito. Vejo também que A Troca e O Leitor possuem uma belíssima fotografia, porém nada que se destacasse tanto quanto a do filme de Danny Boyle".
Comentário pós-Oscar: Filme passado na India, talvez um dos lugares mais fotogênicos do mundo, com caracteristicas particulares e cenário belíssimos. Não tinha como dar outra coisa mesmo. Ponto para o Cinemaniac.
Melhor Figurino
Austrália
O Curioso Caso de Benjamin Button
A Duquesa
Milk - A Voz da Liberdade
Foi Apenas um Sonho
"Nesta categoria os filmes de época sempre saem na frente, por isto A Duquesa pode ser 0 vencedor. Mas eu apostaria em Foi apenas um Sonho, de Leo Dicaprio e Kate Winslet, principalmente pela sobriedade no figurino. O curioso caso também pode conquistar esta estatueta, mais pela midia em torno dele, já que o figurino não é o grande destaque do filme."
Comentário pós-Oscar: Mais um erro... porém, como vocês podem ver na justificativa acima, foi um erro previsto. A academia costuma premiar filmes de época mesmo, e somente em alguns casos, isso se altera. Não foi o caso de Apenas um sonho, que tem um ótimo figurino. Palmas para A Duquesa que também nos brinda com figurinos bastante interessantes.

Melhor Filme Estrangeiro
The Baader Meinhoff Complex (Alemanha)
Entre os Muros da Escola (Entre les Murs - França)
Okuribito (Japão)
Revanche (Áustria)
Waltz with Bashir (Israel)
"Esta categoria teve talvez a surpresa mais negativa de todo o Oscar, a não participação do filme Gomorra entre os finalista. O elogiado e crítico filme italiano, não aparceu na última lista, para a loucura de muitos especialistas. Assim o grande favorito se tornou a animação Israelense Waltz with Bashir, que também foi bastante elogiada em todos os festivais pela qual passou."
Comentário pós-Oscar: Esta talvez foi a maior surpresa do Oscar, a derrota de Waltz with Bashir. Nesta categoria entramos naquela questão sobre a animação. Apesar de alguns anos atrás a animação francesa As bicicletas de Beleuville, será que é assim, ter ganho o Oscar nesta categoria, eu ainda acho que há um certo preconceito para com as animações. Não conheço o filme japonês vencedor e até por isto não posso emitir qualquer comentário.

Melhor Montagem
O Curioso Caso de Benjamin Button
Batman – O Cavaleiro das Trevas
Frost/Nixon
Milk - A Voz da Liberdade
Quem Quer Ser Um Milionário?
"Em melhor montagem acho que mais uma vez Quem quer ser um Milionário? é o grande favorito, principalmente pela forma que a trama é contada. Porém vejo Milk, com grandes chances de conquistar a estatueta nesta categoria."
Comentário pós-Oscar: Um filme com quase três horas de duração, não pode ganhar na categoria melhor montagem. Assim ficou mais que claro que esta categoria iria para Quem quer se um Milionário? Ponto para o cinemaniac.

Melhor Maquiagem
O Curioso Caso de Benjamin Button
Batman – O Cavaleiro das Trevas
Hellboy II - O Exército Dourado

"Seria injustiça se nesta categoria Benjamin Button não fosse o vencedor, já que a maquiagem é talvez o grande destaque deste filme. A forma de envelhecimento dos personagens é algo genial e bastante real. Por isto O Curioso Caso de Benjamin Button é o grande favorito nesta categoria. HellBoy também possue boa maquiagem, mas nada perto de Benjamin Button, e por mais que o Coringa de Ledger seja algo sensacional, acho que Button leva esse para casa."
Comentário pós-Oscar: Ponto para o cinemaniac. Merecida a vitória de Benjamin Button.

Trilha Sonora Original
O Curioso Caso de Benjamin Button
Defiance
Milk - A Voz da Liberdade
Quem Quer Ser Um Milionário?
Wall-E

"Esta é mais uma das categorias que Quem que ser o Milionário? leva vantagem pela diferença. A musicalidade indiana presente no filme da ritmo a trama e aos personagens e isso se torna um dos grandes destaques do filme, tanto que das três canções originais na disputa, duas são deles. Por isso Quem quer ser um Milionário? é o favorito nesta categoria. Acho que o único que pode tirar esta estatueta dele é Wall-e, que da mesma forma tem a trilha sonora como elemento fundamental no filme."

Comentário pós-Oscar: Outro ponto para o cinemaniac. Acho que o comentário acima foi bastante pertinente, e explica bem os motivos da vitória.
Melhor Canção Original
"Down to Earth" - Wall-e
"Jai Ho" - Quem Quer Ser Um Milionário?
"O Saya" - Quem Quer Ser Um Milionário?
"Apesar de duas das três canções serem de Quem que ser um milionário?, acho que Wall-E vai trazer de volta a hegemonia das animações, nas canções originais do Oscar."
Comentário pós-Oscar: Mais um erro do cinemaniac. Competir com o "milionário" foi uma grande dureza no Oscar. E quando o principal nem aparece na disputa ai fica mais dificil ainda. Por motivos de desaprovação, quanto ao tempo de apresentação para sua canção, o cantor Peter Gabriel, da canção de Wall-e, não se apresentou no Oscar. Ai ficou mais fácil ainda, apesar deu achar que isso em nada influenciou na vitória de Jai Ho.
Melhor Edição de Som
Batman – O Cavaleiro das Trevas
Homem de Ferro
Quem Quer Ser Um Milionário?
Wall-e
O Procurado
"Assim como no ano passado A Supremacia Bourne levou todos os Oscars nas categorias mais tecnicas, acho que Batman fará o mesmo e será o grande favorito em todas elas. O Procurado também pode beliscar nesta categoria, mais nada comparvel a perfeição de Batman."
Comentário pós-Oscar: Mais um acerto para o cinemaniac. Sem mais comentários.
Melhor Mixagem de Som
O Curioso Caso de Benjamin Button
Batman – O Cavaleiro das Trevas
Quem Quer Ser Um Milionário?
Wall-e
O Procurado
"Repito as palavras da categoria acima. Batman o favorito, com O Procurado podendo ser a grande surpresa."
Comentário pós-Oscar: Nesta errei feio. Palmas para Quem quer ser um Milionário?
Efeitos Especiais
O Curioso Caso de Benjamin Button
Batman – O Cavaleiro das Trevas
Homem de Ferro
"Eu acho que daí pode pintar a primeira e única estatueta de Homem de ferro, já que os efeitos especiais do filme são deslumbrantes, até mais que os visto em Batman. Porém eu apostaria em Batman, pela mídia entorno do filme e também pelos bons efeitos especiais. O Curioso Caso de benjamin Button também possui ótimos efeitos, mas é a maquiagem o grande diferencial do filme."
Comentário pós-Oscar: Esta não achei justa não, mas como minha opinião não vale de nada, menos um ponto para mim. Batman e até mesmo Homem de Ferro se destacam mais.
"É, não foi nenhuma Brastemp né, mas onze acertos em 20 também não é nenhuma decepção. Valeu pela brincadeira e também por saber que os erros estavam ali muito próximo do acerto. Quem sabe, no próximo ano não melhoramos né."

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...