quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Cinemaniac Indica (Inimigo do Estado)

Ontem tive a oportunidade de rever um ótimo filme depois do BBB, nesta nova sessão de cinema da Globo que preenche os buracos da programação na época de férias. Quando falo que revi, acho que é um excesso meu, até porque já não me lembrava do filme e na segunda vez que o vi gostei muito mais do que na primeira. O filme em questão é O Inimigo do Estado, longa de ação protagonizado por Will Smith e repleto de novos atores, na época do filme, que hoje são grandes sucessos do cinema como Jack Black, Jason Lee e o próprio Will Smith.

Com um elenco estrelar, com alguns nomes de peso como John Voight e Gene Hackman, o filme consegue se tornar uma ótima pedida para os fãs de um filme de ação com pitadas de espionagem. Como um bom filme de ação, o filme tem as suas mentirinhas no roteiro, mas tudo se encaixa perfeitamente bem no fim, principalmente em função da ótima temática inserida no filme: a invasão de privacidade.

Em Inimigo do estado esta temática é levantada, e hoje, depois de 11 anos desde ao lançamento do filme, podemos perceber que aquilo esta inserido em nossa rotina de vida. Todos nós tornamos alvos de camêras, sejam em lojas, ônibus, shows, no supermercado e até mesmo em lugares mais remotos. Esse recurso se tornou uma grande arma nas mãos daqueles que tem poder e , como mostra o filme, pode tornar um inferno a vida de qualquer pessoa.

O filme mostra como um indivíduo, nos dias de hoje, pode se tornar refém de uma imagem. Na trama, o congressista Phillip Hammersley é assassinado por um órgão do governo, logo após ter se declarado radicalmente contra uma lei que, em nome da segurança nacional, permitiria que houvesse uma total invasão de privacidade, pois na prática qualquer pessoa poderia ser monitorada pelo governo. Mas, acidentalmente, o crime é filmado e o dono da gravação, vendo-se ameaçado, coloca a prova do crime na sacola de compras de Robert Clayton Dean (Will Smith), um advogado que era seu conhecido. Ele ainda tenta escapar, mas na fuga morre atropelado. Sem ter a menor noção do que está acontecendo, Robert vai para casa com a gravação e deste momento em diante sua vida se transforma em um verdadeiro inferno, pois, sem que saiba, suas roupas e objetos pessoais têm escutas, logo ele perde o emprego e todos seus cartões de crédito são cancelados. Vendo-se ameaçado, ele tenta entender tudo e continuar vivo, mas suas chances são poucas, pois está envolvido em uma trama inimaginável.

Mesmo com algumas "coincidências" tipicas em muitos filmes de ação, Inimigo do Estado diverte e entretem com muita ação, uma trama bastante intensa e um tema que arrepia os cabelos de muitos poderosos hoje em dia: a vigilância via imagens. Espero que todos gostem.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...